Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
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segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DIGA NÃO À DESMOTIVAÇÃO!!!!!!!

Quantas vezes temos ouvido de evangelizador frases como “Não tenho gabarito para uma tarefa de tão grande importância”, ou “Eu sou muito imperfeito para essa tarefa”, ou “Jesus necessita de espíritos melhores para alguma coisa tão grande”, ou “Os espíritos nobres que cuidam da Evangelização no Planeta jamais achariam em mim um instrumento para que a tarefa seja cumprida, pois sou muito imperfeito”, ou “Sou pequeno demais”, ou “Tenho muitos defeitos”, ou coisas do tipo. Na verdade, o que não falta é frase derrotista para essa lista.


Aí, para completar, alguma aula não atinge o que eu gostaria ou planejei e vem a frustração, desmotivação. Uma suposta constatação de que realmente tenho que parar...

Ora, essa desmotivação é resultado, muitas das vezes, de uma visão distorcida que estou tendo da tarefa. Costuma ser fruto de uma visão imediatista de resultados e de uma falta de concentração no objetivo real da evangelização.

Ficou repetitivo mediante o que já estudamos aqui no blog, não?

Ficou não. Ainda temos dúvidas em conjunto sobre isso. Nossa ficha ainda não caiu e ainda nos vemos fazendo planejamento puramente didático de uma aula, com preocupações muito imediatistas quanto aos resultados dessa semeadura, sem vistas futuras, sem planejamento em longo prazo.

E aí ficamos frustrados, desmotivados, nos achando incapazes de uma tarefa tão grande, com idéias derrotistas e não verdadeiras de nosso real papel na seara do Cristo. Daqui a pouco estamos abandonando a tarefa e perdendo uma oportunidade de ouro em nossa reencarnação, e uma oportunidade que nós mesmos pedimos (ou imploramos?!) e para qual fomos preparados no plano espiritual, pois ninguém está na tarefa por acaso. Ou seja, possuímos todos os recursos para o sucesso do empreendimento, sem dúvida.

Acontece que, uma vez reencarnados, é natural ficarmos um pouco confusos no início de nossa tarefa, já que o esquecimento do passado não nos permite lembrar na íntegra toda a preparação que tivemos no Plano Espiritual. Mas ela está aqui, em nós, no nosso subconsciente e, se vencermos as idéias derrotistas frutos de nosso imediatismo e nosso comodismo, com certeza podemos nos certificar disso. Além disso, ainda temos uma enorme equipe de especialistas desencarnados que nos ajudam sempre que solicitamos ajuda e nos colocamos em sintonia com eles, com uma prece e boa vontade com o trabalho.

Como diria Oscar Wild, TODO O UNIVERSO ESTÁ CONSPIRANDO A NOSSO FAVOR. Todo um conjunto enorme de espíritos iluminados, responsáveis pelo processo de Regeneração Planetária, está conosco nesta tarefa. Não estamos sozinhos, espiritualmente falando

Materialmente falando, também não, pois os evangelizadores, de modo geral, todos fazemos parte de uma grande equipe, que não trabalha sozinha. Podemos contar com nosso coordenador, desde que refreemos nossas tendências ao melindre ou à super sensibilidade, com nossos colegas da mesma casa, com colegas de outras casas, de outras cidades, outros estados. Prova disso é este blog. Tenho batido papo com pessoas do Brasil inteiro, o que tem me deixado muito feliz. Somos muitos. Uma equipe enorme, Graças a Deus. Podemos falar qualquer coisa, menos que estamos sozinhos.

Não é uma visão otimista apenas. É uma visão real, baseada em constatação lógica.

Ora, seremos menos pessimistas e mais eficientes quando aprendermos a visualizar a evangelização como um todo. Com resultados para uma reencarnação, e não somente para a infância de um espírito. E às vezes, não somente para a reencarnação, mas para a evolução de um espírito.

Quando preparo um tema, tenho que ter em mente que aquilo é apenas parte de um conjunto coeso, que está sendo trabalhado o ano inteiro. Existe um tema anterior e um posterior que devem encadear-se. E todos juntos formam um objetivo anual, que não foi pensado apenas como instrumento para ensinar doutrina espírita às crianças, mas como um programa elaborado para favorecer o sucesso da evangelização, mediante as características das crianças daquela casa espírita.

Na casa em que freqüento, o temário é decidido após uma análise do ano que termina, os resultados que podemos observar nas crianças, as dificuldades que elas apresentam de modo geral, as habilidades que vêm desenvolvendo, as necessidades que demonstram, seja em sala ou na vivência familiar. As observações dos evangelizadores, no que diz respeito a cada criança, acaba traçando um perfil geral da sala de evangelização. E isso acaba gerando um perfil geral da tarefa, que conduz a criação do temário anual. E este se torna um instrumento importante para auxiliar o evangelizador a organizar seus objetivos dentro das necessidades de suas crianças.

Eis uma visão mais ampla de minha tarefa. Com base nessa visão, fica bem mais fácil eu traçar o objetivo daquele tema, no contexto geral, para cada criança.

Ex: O Tema Perispírito. O Tema anterior era Imortalidade da Alma, e o Posterior será Plano Espiritual. Encadeando estes temas, já tenho um objetivo mais ou menos traçado, não é verdade? Sendo assim, me pergunto: dentro do perfil geral de minhas crianças, qual o objetivo de minha aula? Que tipo de temática moralizadora vou aliar ao conhecimento doutrinário e evangélico? Por exemplo, ao estudar perispírito, posso abordar questões como obediência, disciplina, vigilância... Traçando esta diretriz, qual passagem do Evangelho vou trabalhar? Posso trabalhar a Parábola do Festim das Bodas ou a Passagem que Jesus diz que a Candeia do corpo são os olhos, para trabalhar meu comportamento e meu perispírito, por exemplo. Qual enfoque doutrinário vou utilizar? Quais questões do Livro dos Espíritos? Qual item de O Evangelho Segundo o Espiritismo? Posso trabalhar os Fluidos neste contexto, estudando a Gênese, de Allan Kardec. Vou utilizar quais obras subsidiárias? O livro Evolução Em Dois Mundos trás aspectos muito interessantes, trabalhando, por exemplo, o corpo mental, que muito interessa quando desenvolvo essa temática.

Quando me faço esse tipo de pergunta, consigo me direcionar melhor nos estudos e focalizar melhor meus objetivos. As idéias fluem naturalmente. Surgem idéias, dinâmicas, lembramos músicas da evangelização que podemos usar, recordamos algumas histórias, lembramos dos amigos que podem nos auxiliar...

E os resultados vão aparecendo aos poucos, mandando a desmotivação embora.

Em tarefas sérias como a Evangelização, não podemos jamais dar espaço a idéias derrotistas e pessimistas. Somos todos, dentro de nossas possibilidades, trabalhadores de Jesus e o Cristo jamais abandona seus trabalhadores.

Não pensemos naquilo que ainda não temos para dar. Pensemos naquilo que já temos e como podemos potencializar esses recursos para desenvolvermos nosso trabalho de maneira eficaz.

Tudo se torna mais fácil e gostoso quando eu entrego a direção do trabalho a quem ela realmente pertence: A Jesus.

Se eu realmente creio que Jesus está tomando conta de sua Seara, vou compreender que eu não estaria nesse trabalho se não tivesse nada a oferecer. Ora, se Ele me aceitou no trabalho, apesar de todas as minhas dificuldades, ao invés de perder tempo contabilizando os meus problemas evolutivos ou meus defeitos, eu serei mais produtiva potencializando aquilo que pode favorecer meu crescimento dentro da tarefa.

Ninguém precisa ser perfeito para estar na tarefa de evangelização. Mesmo porque, se precisasse, não haveriam trabalhadores, já que o planeta ainda não é um Mundo Ditoso, não é verdade? Mas, com certeza, todos nós necessitamos da tarefa para nos aperfeiçoar.

VAMOS LÁ! SORRIA! VOCÊ É UM TRABALHADOR DO CRISTO. FOI ESCOLHIDO POR ELE ESPECIALMENTE PARA ESTA TAREFA!

Para completar e espantar de vez a coisa do derrotismo e da desmotivação, estudar juntos a lição abaixo:


SEM MERECIMENTO

Chico Xavier

“Em nossa reunião falava-se a respeito das pessoas consideradas sem merecimento para a execução de tarefas espirituais e a nossa irmã de sempre, Maria Dolores, escreveu por nosso intermédio a mensagem que intitulou “Pai Sempre”. O texto em estudo eram os itens 11 e 12 do capítulo XXIV de O Evangelho Segundo o Espiritismo que se ajustava ao assunto, dando motivo a edificantes comentários.”


PAI SEMPRE
Maria Dolores


Alguém te disse, alma querida e boa,
Que os Espíritos Nobres
Nunca se valem de pessoa
Claramente imperfeita
Em tarefas de amor à Humanidade...

Por isso mesmo o escrúpulo te invade
E, receando a própria imperfeição,
Foges do privilégio de servir
Em que o Senhor te pede trabalhar
A fim de conquistar
O Celeste Porvir...

Reflitamos, no entanto,
Entre simples lições da Natureza:
A semente germina em lauréis de esperança,
Muita vez sob a lama asco rosa e indefesa;

A fonte não seria exemplo de bondade
Em que a vida enxameia,
Se recusasse deslizar
Sobre tratos de terra e lâminas de areia...

Olha as flores do charco
Embalsamando campos e caminhos,
A rosa não desdenha florescer
Entre punhais de espinhos...

Pensa ainda conosco
Nas fraquezas e lágrimas que levas.
O Sol seria o Sol
Se fugisse das trevas?

Esquece pessimismo, acusação, censura,
Nada te desanime, ergue-te e vem...
Conquanto enferma e rude, mesmo assim,
Se te encontras na sombra, avança para a luz,
Sem desertar, porém, de servir com Jesus!

Vem cooperar no amor que devemos ao mundo
E entenderás, por fim,
Que só se vence o mal pelo serviço ao Bem
E que a bênção de Deus jamais nos desampara
Nem despreza a ninguém.

O DOENTE E O REMÉDIO
Irmão Saulo

Quando os fariseus censuraram Jesus por sentar-se à mesa com publicanos e pecadores, Ele respondeu: “O sãos não precisam de médico, mas sim os enfermos”. Essa é a lição evangélica tratada nos itens 11 e 12 do capítulo XXIV de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Como vemos, os temas de estudo nas reuniões públicas com Chico Xavier sempre concordam com os problemas principais que os visitantes de várias cidades vão lá discutir. Os livros são abertos ao acaso, de maneira que essa constância no acerto dos temas basta para provar a ação dos Espíritos no desenrolar dos trabalhos.

As atividades espíritas são o meio certo para a cura dos doentes da alma. A terapêutica ocupacional, que é a cura por meio do trabalho, muito antes de ser descoberta pela Medicina era empregada no Cristianismo primitivo. Todos os que lutaram pela implantação do Cristianismo encaminharam os fracos, os doentes, os viciosos à cura através da execução de tarefas na seara. Há um princípio pedagógico segundo a qual só se aprende fazendo. Como aprender as lições da elevação espiritual sem praticá-las? A aptidão para o bem se adquire na prática do bem.

As pessoas consideradas sem merecimento para a execução de tarefas espirituais são as que mais necessitam de executá-las. Porque o merecimento vem precisamente do esforço e da dedicação. Comentando que a mediunidade e concedida sem distinção, sem escolha, Kardec lembra que ela é dada “aos virtuosos para os fortalecer no bem e aos viciosos para os corrigir”. E acrescenta: “Estes últimos são Os doentes Que precisam de médico”.

Maria Dolores, nas suas comparações poéticas, mostra-nos o mesmo princípio ao afirmar: “... só se vence o mal pelo serviço ao bem”. Se o serviço do bem é o remédio para o mal, como curar o doente que se recusa a tomar o remédio? As pessoas que se sentem inúteis porque se reconhecem cheias de imperfeições e defeitos deviam lembrar-se de que Jesus não procurou anjos nem sábios para o serviço do Evangelho, mas homens rudes e imperfeitos que se aprimoraram na execução de tarefas do seu ministério.

Do livro “Na Era do Espírito”. Psicografia de Francisco C. Xavier e Herculano Pires. Espíritos Diversos

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA EVANGELIZAÇÃO - Última parte

Qualidade na Evangelização

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Provérbios 22:6


Visão de Pestallozi

A intuição é o fundamento da instrução.


A linguagem deve estar ligada a intuição.

A época de ensinar não é a de julgar e criticar.

Começar sempre pelos elementos mais simples, e daí continuar gradualmente de acordo com o desenvolvimento da criança, isto é por serie psicologicamente desencadeada.

Deve se insistir bastante tempo em cada ponto da lição, a fim de que a criança adquira sobre ela o completo domínio e a livre disposição.

“Fazei com que as crianças procurem o que são capazes de achar com suas próprias forças....”
O ensino deve seguir a via desenvolvimento e jamais a exposição dogmática.


A individualidade do aluno deve ser sagrada para o educador.

O principal fim do ensino elementar não é sobrecarregar a criança de conhecimento e talentos, mas desenvolver e intensificar as forças da sua inteligência.

Ao saber é preciso aliar a ação; aos conhecimentos a gosto

As relações entre mestre e aluno, sobretudo no que concerne á disciplina,devem ser fundadas no amor e por ele governadas.

A instrução deve constituir o escopo superior da educação

sábado, 18 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA EVANGELIZAÇÃO - PARTE 2

A EVANGELIZAÇÃO E OS RESPONSÁVEIS POR ELA



* Dirigentes de casa espíritas.
* Departamentos e setores de todas as áreas de atividades da casa.
* Evangelizadores
* Médiuns
* Órgãos federativos.
* A família
* Sociedade
* Casas Espíritas

 383. Qual, para este, a utilidade de passar pelo estado de infância?
“Encarnado, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo.”

Educação / Evangelização...

Há um elemento, que se não costuma fazer pesar na balança e sem o qual a ciência econômica não passa de simples teoria. Esse elemento é a educação, não a educação intelectual, mas a educação moral. Não nos referimos, porém, à educação moral pelos livros e sim à que consiste na arte de formar os caracteres, à que incute hábitos, porquanto a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos.

685 a L.E.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA EVANGELIZAÇÃO - PARTE 1

Mais um material disponibilizado pela nossa querida Sônia, do CRE. Vamos acompanhar, pois vai ser muito edificante para todos nós:

"E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara."
Mateus cap.9 vers.36 a 38

QUE PEDE A SEARA?

MESTRE

 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. João 10:11

 Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12

 Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

 Eu e o Pai somos um. João 10:30

DISCÍPULOS

 “Vós sois o sal da terra;” Mateus 5:13

 “Eu disse: Vós sois deuses,” Salmos 82:6

 "Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;" Mateus 5:14

 "Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens." 2 Coríntios 3:2

A SEARA

 “E, entrando no templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam,” Lucas 19:45

Finalidade real da seara:

 “Um templo espírita, revivendo o Cristianismo, é um lar de solidariedade humana, em que os irmãos mais fortes são apoio aos mais fracos e em que os mais felizes são trazidos ao amparo dos que gemem sob o infortúnio.” (Emmanuel)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

DINÂMICA DAS PLAQUINHAS

Eu fiz essa dinâmica em uma Evangelização cujo tema era Pensamento, sendo que, o próximo tema era Mediunidade, então essa dinâmica serviu para fazer um gancho entre os temas.
Entre meus objetivos, eu queria enfatizar que:
  • A mente é o espelho da alma (Emmanuel - Livro Pensamento e Vida)
  • Os espíritos podem conhecer nossos mais secretos pensamentos (Livro dos Espíritos, questão 457)
  • No Plano Espiritual, do mesmo modo, tudo o que encontramos é resultado da mentalização poderosa de Espíritos desencarnados, responsáveis por estas construções.
  • No Evangelho de Jesus encontramos a melhor fórmula para renovação de nossos pensamentos e na exemplificação cristã exercitaremos a nossa mente no Bem, fonte de progresso e porta de libertação para os nossos Espíritos.
  • Cabe, portanto, ao espírita se esforçar continuamente pela sua renovação mental para que, conscientemente, crie uma vida melhor para si e para os que o cercam, pois a existência para nós, em qualquer parte, será invariavelmente segundo o que pensamos.
Eu havia planejado entrar no assunto Sintonia, para servir de introdução à Mediunidade, então fiz o seguinte, como dinâmica para iniciar a Evangelização:

Fiz 5 plaquinhas para cada criança, com papel cartão e palito de picolé, cada uma contendo uma virtude, como a imagem lá em cima. Para crianças pequenas, ao invés de escrever as virtudes, basta selecionar imagens que correspondam a elas.
Fiz 5 placas para mim com as mesmas virtudes, porém em tamanho maior.
Então, eu pegara uma das minhas placas e escondia nas costas. Pedia para a criança pegar uma de suas placas, tentando "adivinhar" a placa que eu havia pegado.
A minha experiência foi a seguinte: nas primeiras 3 vezes que fiz, pouquíssimas crianças acertaram. Elas estavam agitadas. Então, eu parei a dinâmica e pedi que elas cantassem comigo uma canção de evangelização, bem calminha, para que pudéssemos sintonizar uns com os outros. Então fiz de novo. As crianças que acertaram, eu colocava do lado, e continuava com as que não acertaram. Chegou o momento que restou apenas uma criança, então todas estavam torcendo para ela, até que ela acertou a placa que eu havia pegado. Foi ótimo. O resultado foi surpreendente, para uma dinâmica tão simples.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Não faça aos Outros...

Essa é simples, para trabalhar a passagem do evangelho: "Fazei aos homens tudo o que queirais que eles vos façam, pois é nisto que consistem a lei e os profetas" (Mateus, 7:12.), no tema Compreensão.
Divide-se as crianças ou jovens em dois ou mais grupos e dá a cada grupo uma folha e lápis. Então, instrui-se a cada grupo a elaborar uma tarefa, da maneira que quiserem (claro, tendo-se em vista os padrões de respeito e moral) que o outro grupo faça, e dê um tempo para que discutam e pensem entre si.
Quando acabarem, peça a cada grupo para ler a tarefa que quer que o outro grupo faça e, só então, diga o nome da brincadeira e leia a passagem do evangelho. Informe que, na verdade, cada grupo fará exatamente a tarefa que sugeriu ao outro.
Também pode ser adaptada para Lei de Causa e Efeito, Caridade, Indulgência...

sábado, 11 de setembro de 2010

Curso de Evangelização: Fiquem Ligados

Clica na imagem para ver maior!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mais uma dinâmica: Atributos de Deus - Deus é Eterno

Outra idéia para ajudar as crianças a compreenderem a idéia de eterno que usei, foi a seguinte:
Levei um balde cheio de água para a sala

Expliquei para as crianças que faríamos uma brincadeira. Elas teriam que esvasiar o balde de água com uma colherzinha de café que dei para cada uma delas. Eu disse para elas que, de 30 em 30 segundos, eu colocaria no balde um copo de água.
Elas começaram, até muito empolgadas, até eu despejar os 2 primeiros copos. Então, uma delas disse: Tia, assim não vai acabar nunca, vamos ficar aqui pra sempre.
E essa frase, tão simples, foi o gancho que eu precisava para introduzir o tema e trabalhá-lo com as crianças.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dinâmica Atributos de Deus: Deus é Eterno

Eu precisava explicar que Deus era Eterno, para crianças de 3 a 6 anos, pois o tema era Os Atributos da Divindade.
Então, resolvi primeiro fazê-las compreender o significado de eterno.
Na questão 13, de O Livro dos Espíritos, nos comentários de Allan Kardec, vamos ler o seguinte:
"Deus é eterno. Se tivesse tido princípio, teria saído do nada, ou, então, também teria sido criado, por um ser anterior. É assim que, de degrau em degrau, remontamos ao infinito e à eternidade."
Ou seja, Eterno é o que não tem começo e nem fim. Deus é eterno, pois não foi criado e não tem fim. O Espírito não é eterno, é imortal, ou seja, tem um começo (foi criado por Deus), mas não tem fim.
Então, peguei um novelo de barbante, e desenrolei uma grande parte dele. Graaaannddeee mesmo.

Uni as extremidades e arrebentei ele em outras partes e uni novamente em um nó, para que não ficasse apenas um nó de emenda no barbante.
Coloquei na sala de evangelização e, quando as crianças chegaram, disse para elas que deveriam encontrar o começo e o fim do barbante que estava no chão, e que este começo e esse fim estariam marcados (falei isso para que alguma criança mais afoita não arrebentasse o barbante para dizer que achou).
Então, elas procuraram, procuraram, procuraram...
Por fim, depois de uns 5 minutos procurando, uma criança bem pequena disse: "Tia, esse barbante não tem começo não..."
Então, eu pude introduzir minha evangelização.
Entendeu?
Simples, não? Só foi usada essa dinâmica para que o conseito de eternidade não ficasse perdido para as crianças, mas de certo modo concretizado para que pudessem compreender mais facilmente o tema da aula.