Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Estou lendo!

 Há dois Mil Anos: Romance que conta uma das vidas do nosso Emmanuel, como Públio Lentulus, senador Romano. Maravilhoso!!!! Uma aula de História, de evoluçao, de Lei de Causa e Efeito, Misericórdia Divina...
Evoluçao e Vida - Surpreendente! Muito bom mesmo. Recomendadíssimo.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

O PRIMEIRO LIVRO DO CLUBE DO LIVRO!!!

Ei-lo! A nova série "Graos de Mostarda"- Série cores!
Não perca. Envie um email para:

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Clube do Livro para o Evangelizador!!

Veja o recadinho!!



Caros amigos.



Estamos a todo vapor...


Agora, para ampliarmos nosso trabalho de apoio à formação continuada do Evangelizador Espírita e apoiar o culto do Evangelho no Lar, fundamos este mês, a “Editora Semeador”.


A Editora é uma Associação Filantrópica que visa a divulgação de obras evangélico-doutrinárias e recursos didáticos para enriquecer o estudo do Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita.


Além de lançamentos literários, estamos inaugurando um...


Clube do Livro para o Evangelizador

Aquele que se associar receberá um livro por mês, na comodidade de seu endereço, pelo valor mensal de R$14,00.


É muito fácil participar!


Para se inscrever é necessário o preenchimento de uma ficha cadastral.


Os pagamentos mensais serão feitos por meio de boleto bancário, até o dia 30 de cada mês, e o livro chegará por volta do dia 15 do mês seguinte.


Os recursos arrecadados pela Editora, além de serem usados para a publicação de novas obras, ajudarão a manter a creche do Instituto Meimei.


Não perca mais esta oportunidade de enriquecer a tarefa da Evangelização e...


Participe!


Para venda de livros e associação para o Clube do Livro, entre em contato conosco por e-mail


institutomeimei@ig.com.br  
editorasemeador@gmail.com


ou pelos telefones:


8864-5299 – Cláudia Mara
8788-4223 – Tânia Iole
3474-9338 – Instituto Meimei – 13 às 17h


Visite também nossos sites e nos ajudem a divulgar e apoiar essa ideia


http://www.institutomeimei.org.br/  
http://www.editorasemeador.com.br/
(em construção)

Você não vai perder, não é?

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Evangelização com o Tema: A Parábola do Rico e Lázaro, Perispírito e Desencarnação

Para quem ainda não sabe, várias casas espíritas de BH e região seguem um roteiro em comum, ou seja, o mesmo currículo para evangelização.
Então, por iniciativa de alguns evangelizadores, foi criado um email do EVANGELIZANDO BH, onde os roteiros baseados na nossa Pasta Azul, com sugestões de estudos, textos das obras básicas e de obras subsidiárias, atividades, dinâmicas, ilustrações, músicas, etc, é enviado para um grupo de evangelizadores que se interessaram e se inscreveram para receber o dito email. Semanalmente, recebemos, na maioria das vezes, com mais de uma semana de antecedência.
Bom né? Lá em baixo eu vou colocar o meio para se colocarem nesse grupo, caso queiram participar.
Bem, seguindo este roteiro, o tema de sábado próximo é Parábola de Rico e Lázaro, com enfoque em Perispírito e Desencarnação. Pois bem, veio junto a sugestão de um joguinho, que adaptei, conforme vou mostrar.
Vamos colocar abaixo a parábola e algumas questões do Livro dos Espíritos, bem como de O Evangelho Segundo o Espiritismo, para justificar a brincadeira que criamos

Parábola do Rico e Lázaro

Lucas 16:19 Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Lucas 16:20 Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
Lucas 16:21 E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
Lucas 16:22 E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
Lucas 16:23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
Lucas 16:24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Lucas 16:25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
Lucas 16:26 E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
Lucas 16:27 E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai
Lucas 16:28 Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Lucas 16:29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
Lucas 16:30 E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Lucas 16:31 Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.

O Livro dos Espíritos
93. O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem, ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância qualquer?

“Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira.”
Envolvendo o gérmen de um fruto, há o perisperma; do mesmo modo, uma substância que, por comparação, se pode chamar perispírito, serve de envoltório ao Espírito propriamente dito.
94. De onde tira o Espírito o seu invólucro semimaterial?
“Do fluido universal de cada globo, razão por que não é idêntico em todos os mundos. Passando de um mundo a outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa.”
a) - Assim, quando os Espíritos que habitam mundos superiores vêm ao nosso meio, tomam um perispírito mais grosseiro?
“É necessário que se revistam da vossa matéria, já o dissemos.”
95. O invólucro semimaterial do Espírito tem formas determinadas e pode ser perceptível?
“Tem a forma que o Espírito queira. É assim que este vos aparece algumas vezes, quer em sonho, quer no estado de vigília, e que pode tomar forma visível, mesmo palpável.”
135. Há no homem alguma outra coisa além da alma e do corpo?
“Há o laço que liga a alma ao corpo.”
a) - De que natureza é esse laço?
“Semimaterial, isto é, de natureza intermédia entre o Espírito e o corpo. É preciso que seja assim para que os dois se possam comunicar um com o outro. Por meio desse laço é que o Espírito atua sobre a matéria e reciprocamente.”
O homem é, portanto, formado de três partes essenciais: 1º - o corpo ou ser material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital;
2º - a alma, Espírito encarnado que tem no corpo a sua habitação;
3º - o princípio intermediário, ou perispírito, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e liga a alma ao corpo. Tais, num fruto, o gérmen, o perisperma e a casca.
155. Como se opera a separação da alma e do corpo?
“Rotos os laços que a retinham, ela se desprende.”
a) - A separação se dá instantaneamente por brusca transição? Haverá alguma linha de demarcação nitidamente traçada entre a vida e a morte?
“Não; a alma se desprende gradualmente, não se escapa como um pássaro cativo a que se restitua subitamente a liberdade. Aqueles dois estados se tocam e confundem, de sorte que o Espírito se solta pouco a pouco dos laços que o prendiam. Estes laços se desatam, não se quebram.”
Durante a vida, o Espírito se acha preso ao corpo pelo seu envoltório semimaterial ou perispírito. A morte é a destruição do corpo somente, não a desse outro invólucro, que do corpo se separa quando cessa neste a vida orgânica. A observação demonstra que, no instante da morte, o desprendimento do perispírito não se completa subitamente; que, ao contrário, se opera gradualmente e com uma lentidão muito variável conforme os indivíduos. Em uns é bastante rápido, podendo dizer-se que o momento da morte é mais ou menos o da libertação. Em outros, naqueles sobretudo cuja vida toda material e sensual, o desprendimento é muito menos rápido, durando algumas vezes dias, semanas e até meses, o que não implica existir, no corpo, a menor vitalidade, nem a possibilidade de volver à vida, mas uma simples afinidade com o Espírito, afinidade que guarda sempre proporção com a preponderância que, durante a vida, o Espírito deu à matéria. É, com efeito, racional conceber-se que, quanto mais o Espírito se haja identificado com a matéria, tanto mais penoso lhe seja separar-se dela; ao passo que a atividade intelectual e moral, a elevação dos pensamentos operam um começo de desprendimento, mesmo durante a vida do corpo, de modo que, em chegando a morte, ele é quase instantâneo. Tal o resultado dos estudos feitos em todos os indivíduos que se têm podido observar por ocasião da morte. Essas observações ainda provam que a afinidade, persiste entre a alma e o corpo, em certos indivíduos, é, às vezes, muito penosa, porquanto o Espírito pode experimentar o horror da decomposição. Este caso, porém, é excepcional e peculiar a certos gêneros de vida e a certos gêneros de morte. Verifica-se com alguns suicidas.
186. Haverá mundos onde o Espírito, deixando de revestir corpos materiais, só tenha por envoltório o perispírito?
“Há e mesmo esse envoltório se torna tão etéreo que para vós é como se não existisse. Esse o estado dos Espíritos puros.”
a) - Parece resultar daí que, entre o estado correspondente às últimas encarnações e o de Espírito puro, não há linha divisória perfeitamente demarcada; não?
“Semelhante demarcação não existe. A diferença entre ume outro estado se vai apagando pouco a pouco e acaba por ser imperceptível, tal qual se dá com a noite às primeiras claridades do alvorecer.”
187. A substância do perispírito é a mesma em todos os mundos?
“Não; é mais ou menos etérea. Passando de um mundo a outro, o Espírito se reveste da matéria própria desse outro, operando-se, porém, essa mudança com a rapidez do relâmpago.”
284. Como podem os Espíritos, não tendo corpo, comprovar suas individualidades e distinguir-se dos outros seres espirituais que os rodeiam?
“Comprovam suas individualidades pelo perispírito, que os torna distinguíveis uns dos outros, como faz o corpo entre os homens.”
• Evangelho Segundo o Espiritismo

CAP VIII – ÍTEM 17
17. Se vossa mão é causa de escândalo, cortai-a. Figura enérgica esta, que seria absurda se tomada ao pé da letra, e que apenas significa que cada um deve destruir em si toda causa de escândalo, isto é, de mal; arrancar do coração todo sentimento impuro e toda tendência viciosa. Quer dizer também que, para o homem, mais vale ter cortada uma das mãos, antes que servir essa mão de instrumento para uma ação má; ficar privado da vista, antes que lhe servirem os olhos para conceber maus pensamentos. Jesus nada disse de absurdo, para quem quer que apreenda o sentido alegórico e profundo de suas palavras. Muitas coisas, entretanto, não podem ser compreendidas sem a chave que para as decifrar o Espiritismo faculta.

O Jogo é este aí de baixo. A criaça escolhe, por exemplo, B5. Cairá em Hora da Poesia. A turma terá que acertar a palavra que forma a rima, que estará escondida embaixo do papelzinho com o tema. Ou pode-se fazer também em forma de envelope. Quando a criança escolhe, vai até o jogo e pega o que está dentro, dobrado.

 Onde está escrito CARTA DOS CONCEITOS, estão as respostas para o complemento abaixo, cabendo as crianças colocar a resposta na pergunta correta.
 Eis o que foi usado:
Perguntas do MOMENTO PLIM!:


De onde vem a matéria de que é formado o perispírito?
O Espírito tem forma?
Se o Espírito não tem forma, como podemos ver um Espírito desencarnado?
Que nome recebe o corpo espiritual?
Ao desencarnarmos, para onde vai o nosso espírito?

Hora da Poesia

Corpo fluídico, semi-material,
Da própria consciência recebe as impressões.
Assim é o perispírito que acompanha o Ser.
Fora da matéria ou nas reencarnações.


Ao corpo físico é quase igual,
Até mesmo o semblante.
Assim, é o corpo espiritual
Do Ser quando ainda errante.

O Espírito, ao evoluir,
Depura seu corpo astral.
E com vibrações de amor
Alivia seu peso mental


Surpresa maior para o homem
É descobrir o corpo perispiritual,
Com o qual se movimenta,
No plano espiritual.

Dos papéis fundamentais do perispírito,
O mais importante é o elo de união
Entre o Espírito, Princípio Inteligente,
E o corpo físico, na bênção da reencarnação



Respostas para a CARTA DOS CONCEITOS:

Resposta 1:
* Corpo espiritual
* Corpo astral
* Corpo fluídico
*Psicossoma


Resposta 2:
Que o mendigo molhe a ponta do dedo na água e lhe refresque a língua



Resposta 3:
Que o mendigo vá a casa de seu pai e avise sobre a imortalidade da alma


Questões do QUEM PODERÁ EXPLICAR?

O corpo reflete as conseqüências no perispírito e o perispírito reflete as conseqüências no corpo.

Passando de um mundo a outro, o Espírito se reveste da matéria própria desse outro para formar seu perispírito.

O perispírito é o molde fundamental da existência para o homem



Palavras para MOMENTO MÍMICA

Desencarnação
Plano Espiritual
Corpo Físico
Jesus


Acho que ficou legal, para a minha turma. Claro que merecerá adaptações para cada turma.
Bem, quanto ao grupo do EVANGELIZANDO BH, é muitíssimo complicado se inscrever: tem que enviar um email para evangelizar.apoio@gmail.com, pedindo para receber os roteiros. Difícil?
Caso queira deixar aqui, um comentário COM SEU EMAIL pedindo para participar, eu encaminho para os responsáveis.

Estou lendo...

Estou devendo as fotos dos eventos, do painel, certo?
Pois é, estou sem tempo para editá-las, pois preciso diminuir a qualidade delas para não sobrecarregar o blogger. E com essa de dia das mães, eventos, fiquei meio sem tempo. Mas vamos recuperar.
Vamos à leitura.
Estou lendo ou relendo:
1. Chico, Diálogos e Recordações. Estou relendo. Fala de fatos interessantes sobre Chico, através de entrevistas com Arnaldo Rocha. Fala também de várias reencarnações dele. Se não nos deixarmos guiar pela simples curiosidade, trata-se de um manual educativo!

 2. O Problema do Ser, do Destino e da Dor. Estou relendo depois de muito, muito tempo. Não há o que se comentar. León Denis é genial, com uma linguagem quase poética, de tão gostosa. Livro clássico do Espiritismo. Vamos ler!
 3. Voltei. Vou te contar, deveríamos, nós espíritas e tarefeiros, considerar este livro leitura obrigatória. Surpreendente! Vamos edificar no coração, minha gente! As obras de fora são importantes e essenciais, mas as de dentro são imprescindíveis!
Só, por enquanto.
Bem, estou aqui aguardando a sugestão de livros de vocês!!

terça-feira, 8 de maio de 2012

QUINTO ENCONTRO APOSTÓLICO: SIMÃO CANANEU

CLICA PARA AUMENTAR. E NÃO PERCA!!!!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Trabalhando a Parábola dos Talentos

Antes de começar o assunto, deixa eu pedir:
PESSOAS QUERIDAS QUE DEIXAM COMENTÁRIOS PEDINDO AUXÍLIO PARA A EVANGELIZAÇÃO: ALGUNS ESTÃO SE ESQUECENDO DE DEIXAR O EMAIL, SENDO ASSIM, FICO IMPOSSIBILITADA DE RESPONDER OU COLHER DADOS PARA PENSARMOS JUNTOS NA SOLUÇÃO. POR FAVOR, QUEM NÃO RECEBEU RESPOSTA, VOLTE AO BLOG E DEIXE O EMAIL NOVAMENTE, POIS EU RESPONDO TODOS, TODOS E TODOS OS COMENTS E EMAILS (EU AGARANTHO, RSRS). SE VOCÊ NÃO RECEBEU RESPOSTA, É PORQUE OU NÃO DEIXOU O EMAIL, OU O EMAIL ESTÁ INVÁLIDO, OU A RESPOSTA, POR ALGUM DESSES ENIGMAS DA INTERNET, NÃO CHEGOU! ENTÃO, DEIXA UM COMENT NOVAMENTE, COM EMAIL, E EU RESPONDO COM TODO CARINHO!
Pronto!
Voltando ao assunto, trabalhei este sábado esta parábola com os evangelizandos.
Ei-la:

Mateus 25:14-30



Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.
E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.
Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.
Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.
Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.
E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos.
Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.
Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Pois bem, trabalhei a parábola baseada na seguinte lição, do livro Luz Acima - Espírito Irmão X, psicografia de Chico Xavier:

LEMBRANDO A PARÁBOLA

Irmão X



Ao enviar três servos de confiança para servi-Lo em propriedade distante, onde outros milhares de trabalhadores, em diversos degraus da virtude e da sabedoria, lavravam a terra em louvor de, tua grandeza divina, o Supremo Senhor chamou-os à sua presença e distribuiu com eles preciosos dons.


Afagado o primeiro, entregou-lhe cinco “talentos”, notificando:


– Conduze contigo estes tesouros da alegria e da prosperidade. São eles a Saúde, a Riqueza, a Habilidade, o Discernimento e a Autoridade. Multiplica-os, aonde fores, em benefício dos pneus filhos e teus irmãos que, em situação inferior à tua, avergados ao solo do planeta a quem levarás minhas bênçãos, se esforçam mais intensamente.


Ao segundo servidor passou dois “talentos”, acentuando:


– Transporta contigo esta duas preciosidades, que se destinam ao esclarecimento e auxílio do mundo a que te diriges. São ambas, a inteligência e o Poder. Estende estes patrimônios respeitáveis às minhas construções eternas.


Ao terceiro, confiou apenas um “talento”, aclarando, cuidadoso :


– Apossa-te desta lâmpada sublime e segue. É a Dor, o dom celeste da iluminação espiritual, Acende-a em teu campo de trabalho, em favor de ti mesmo e dos semelhantes. Seus raios abrem acesso aos tabernáculos divinos.


Em seguida fixou os três colaboradores que partiam e explicou:


– Aguardá-los-ei de regresso, para as contas.


O tempo correu, célere, e veio o dia em coque os mensageiros voltaram ao pátrio lar.


O Soberano esperava-os no pórtico, esperançoso e feliz.


Findas as saudações usuais, o primeiro enviado adiantou-se e entregou-lhe dez “talentos”, relacionando :


– Senhor, eis tuas dádivas multiplicada. Deste-me cinco e restituo-as em dobro. Respeitando a Saúde, adquiri o Tempo ; espalhando a Riqueza, aliciei a Gratidão ; usando a Habilidade, recebi a Estima; movimentando o Discernimento, conquistei o Equilíbrio, e distribuindo a Autoridade em teu nome, ganhei a Ordem. O teu plano de júbilo e evolução foi executado.


O Senhor o abençoou-o e explicou :


– Já que foste fiel nestes negócios de pouca monta, conceder-te-ei a intendência de importantes interesses de minha casa.


Aproximou-se o segundo e depositou-lhe nas mãos quatro “talentos”, informando:


– Senhor, recebe teus haveres multiplicados. Elevando a Inteligência obtive o Trabalho e, submetendo o Poder à tua vontade sábia, atraí o Progresso. A tua expectativa de instrução e ajuda no meu setor de atividade foi atendida.


O Pai louvou-lhe a conduta e falou, contente:


– Já que revelaste lealdade no “pouco”, ser-te-á conferido o “muito” das grandes tarefas.


Logo após, acercou-se o terceiro e último servo da expedição e, devolvendo, intacto, o patrimônio que recebera, notificou:


– Senhor, recolhe de volta a indesejável herança que me deste... Sei que és austero e exigente, que colhes o que não semeias e que ordenas por toda parte... Experimentando enorme dificuldade para agüentar a carga que me puseste nos ombros temendo-te o juízo, escondi-a na terra e reponho-a, agora, em tuas mãos... Esta dádiva é um fardo difícil de carregar... Constituiu-se desagradável recordação por onde passei, estorvou-me os desejos e, de modo algum, desejaria possuí-la, outra vez.


É impossível obter lucros ou vantagens com semelhante obstáculo. Retoma, pois, teu estranho e insuportável depósito!...


O Poderoso contemplou-o, triste, e falou, enérgico:


– Servo mau e infiel, como poderias multiplicar minha benção se nem ao menos te deste ao esforço de examiná-la? Como iluminar o caminho se mantiveste a lâmpada apagada? Tua ociosidade transformou alguns gramas de serviço benéfico em várias toneladas de angústia que doravante pesarão sobre ti. Criaste fantasmas que nunca existiram, multiplicaste preocupações e receios que te levaram a gritar e espernear como simples tolo, no avançado círculo de minhas obras... Por fim, atiraste-me o tesouro ao pântano do desespero e da revolta e vens comentar o temor e o zelo que minha presença, te infunde, quando foste tão somente preguiçoso e insensato! A Dor era a tua oportunidade sagrada e única de iluminação ao próprio caminho, para que a tua claridade amparasse os companheiros de luta regenerativa e salutar. Repeliste o dom que te confiei... Volta, portanto, à sombra e à desesperação que abraçaste!...


E o servo, que se perdera pela imprevidência e pela inconformação, somente entendeu o sublime valor da lâmpada do sofrimento quando se viu sozinho e desamparado, nas trevas exteriores.

Livro “Luz Acima”. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Então, fiz o seguinte cartaz:

 Tá vendo o espaço para colocar os talentos? Os cinco da Alegria e Prosperidade, um embaixo do outro e as setinhas porque cada um virou mais um. Os dois do Esclarescimento e Auxílio e as setinhas. E o da Iluminação Espiritual, que não virou nada porque foi enterrado.
Fiz os talentos em forma de fichinhas. Peguei na Net a imagem do Talento daquela época e usei de fundo. Na imagem, por causa do flash, não tá dando pra ver.
Mas fiz muitos talentos. Os da história e muitos outros.
Então, as crianças tinham que descobrir quais eram os da parábola, com algumas dicas que eu dava.
 Ao completarem, o cartaz ficou assim:
 Depois a gente refletiu sobre o talento da Dor, em que poderia se transformar se bem aproveitado. Como o subtema foi O Corpo, rendeu vários comentários interessantes.
As crianças, que são pré-adolescentes, entraram um pouco no tema DROGAS. Esclarescemos os malefícios para o corpo, para o perispírito, o comprometimento moral, mas de maneira rápida e clara, fazendo apologia à Saúde, e não deixamos o tema ocupar a evangelização. Devemos esclarescer e conversar com os nossos jovens sim, mas a Evangelização é momento de valorização da vida. Sendo assim, não deixamos as perguntas sem respostas, claro que não, mas sempre guiamos o tema para o positivo.
Aí, a gente avisa ao departamento da evangelização da família sobre a curiosidade dos jovens, para que se incentive o diálogo no lar.
Pra finalizar, brincamos de JÁ ACHEI.
Fiz um tabuleiro, cheio de virtudes, veja bem:
 Olha o detalhe:
 Cada virtude do tabuleiro tem uma fichinha correspondente:
Cada criança ganha três fichinhas de cabeça para baixo. Quando eu falo JÁ, elas procuram os correspondentes. Se encontram, ficam com as fichinhas. Depois contam quantas virtudes ou talentos conseguiram.
Brincamos com 3 ou 4 crianças ao mesmo tempo no tabuleiro. Aí, elas vão revesando.
Eles adoraram! Foi bastante proveitoso.