Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Primeira Evangelização do Ano: O Centro Espírita, E.E.E / Disciplina e Ordem


A primeira evangelização do ano, no Instituto Meimei, foi agora em 08/02 e os temas conjugados foram: O Centro Espírita / Escola Espírita de Evangelização, enfocando a Disciplina e Ordem.
Este ano, somos três evangelizadoras na sala de jovens de 10 a 14 anos. Estamos com o espaço reduzido devido a reformas, por assim dizer, em nosso instituto, por isso não podemos dividir mais as idades.
Bem, eis o nosso plano de aula. Tomara que sirva de inspiração!

1.    Referências Doutrinárias

Livro dos Espíritos, questão 798. O Espiritismo se tornará crença comum, ou ficará sendo partilhado, como crença, apenas por algumas pessoas?
“Certamente que se tornará crença geral e marcará nova era na história da
humanidade, porque está na Natureza e chegou o tempo em que ocupará lugar entre os conhecimentos humanos. Terá, no entanto, que sustentar grandes lutas, mais contra o interesse, do que contra a convicção, porquanto não há como dissimular a existência de pessoas interessadas em combatê-lo, umas por amor-próprio, outras por causas inteiramente materiais. Porém, como virão a ficar insulados, seus contraditores se sentirão forçados a pensar como os demais, sob pena de se tornarem ridículos.”

799. De que maneira pode o Espiritismo contribuir para o progresso?
“Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz que os
homens compreendam onde se encontram seus verdadeiros interesses. Deixando a vida futura de estar velada pela dúvida, o homem perceberá melhor que, por meio do presente, lhe é dado preparar o seu futuro. Abolindo os prejuízos de seitas, castas e cores, ensina aos homens a grande solidariedade que os há de unir como irmãos.”

Livro Conduta Espírita, cap. 11 – No Templo

2.    Referência Evangélica

Ide, apresentai-vos no templo, e falai ao povo todas as palavras desta vida.
Atos 5:20

3.    Desenvolvimento

No Pátio, serão feitos 5 círculos no chão com fita adesiva, junto à parede, delimitando etapas da evolução da crença religiosa na humanidade: politeísmo, judaísmo, cristianismo, catolicismo, protestantismo e espiritismo. Na parede em frente a cada círculo, estará um envelope com um símbolo e, dentro dele, os valores que cada crença trouxe para favorecer a relação do homem com Deus.

Etapa 1 – Politeísmo:
·         Crença em algo superior ao homem
·         Valorização e respeito à natureza
·         Início da adoração

Livro dos Espíritos perg. 667 - Por que razão, não obstante ser falsa, a crença politeísta é uma das maisantigas e espalhadas?
“A concepção de um Deus único não poderia existir no homem, senão comoresultado do desenvolvimento de suas ideias. Incapaz, pela sua ignorância, de conceber um ser imaterial, sem forma determinada, atuando sobre a matéria, conferiu-Lhe o homem atributos da natureza corpórea, isto é, uma forma e um aspecto e, desde então, tudo o que parecia ultrapassar os limites da inteligência comum era, para ele, uma divindade. Tudo o que não compreendia devia ser obra de uma potência sobrenatural. Daí a crer em tantas potências distintas quantos os efeitos que observava, não havia mais que um passo. Em todos os tempos, porém, houve homens instruídos, que compreenderam ser impossível a existência desses poderes múltiplos a governarem o mundo, sem uma direção superior, e que, em consequência, se elevaram à concepção de um Deus único.”

Etapa 2 – Judaísmo:
·  Deus é Único
·  Deus é o grande legislador do Universo
·  Deus cerca a criatura com sua Providência
"(Deus) É único. Se muitos Deuses houvesse, não haveria unidade de vistas, nem unidade de poder na ordenação do Universo." - Questão 13 de O Livro dos Espíritos

Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Deuteronômio 6:4

Etapa 3 – Cristianismo

·         Deus é justo e misericordioso
·         Vivência do Amor e do Perdão
·         Exemplo de vivência: Mestre Jesus


E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:14

625. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?
“Jesus.”

Etapa 4 – Protestantismo

·         Tradução da Bíblia e Popularização do Evangelho
·         Valorização da Palavra
·         A retidão do proceder

E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. Apocalipse 21:5

Etapa 5 – Espiritismo

·         Revelação da Verdade
·         Cristianismo redivivo
       Organização do Intercâmbio Espiritual
·         Transformação íntima


Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.
João 14:26

Os jovens passam então por cada etapa recolhendo os valores de cada uma. Ao final, na outra parede, estará montada uma linha do tempo (o desenho do caminho acima), onde eles colocarão os símbolos e valores, para auxiliar na compreensão.

Chegando então no Espiritismo, faremos uma visita aos ambientes da casa espírita para observação e vivência de suas várias atividades:

Ambiente 1 – Hospital (sala de passes, reunião mediúnica, água fluidificada, oração)
Ambiente 2 – Oficina de Trabalho (campanha do quilo, enxovalzinho, cestas básicas, refeitório, etc.)
Ambiente 3 – Escola (salas de estudo, biblioteca, evangelização,etc.)

Após a vivência nos três ambientes, retornaremos à sala para conclusão, enfocando como deve ser o nosso proceder na casa espírita (disciplina e ordem).

Algumas notas de esclarecimento:
  • Só abordamos, durante a exposição, os aspectos positivos de contribuição de cada religião. Não foi aberto nenhum espaço para críticas desnecessárias e descaridosas, muito embora tenhamos aberto bastante espaço para os jovens discorrerem sobre o que compreendiam do que era exposto e do que estava escrito. Falaram, perguntaram, argumentaram. Mas dentro de um clima de imenso respeito, apesar da descontração. O objetivo era de visualizarmos a nossa caminhada pelas religiões do planeta, até a 3ª Revelação, onde hoje militamos. Foi um plano de valorização, não de desvalorização. Enfoque do positivo!
  • Nas salas do Centro Espírita, no caso, de nosso Instituto, colocamos cartazes nas paredes com passagens evangélicas e desenhos relacionados ao enfoque. Também preparamos o ambiente para enfatizar o tema. Por exemplo: na sala mediúnica, arrumamos a mesa com os livros de estudo, pregamos nas paredes gravuras de Jesus curando e passagens evangélicas do tema. Colocamos também uma bilha com água para fluidificar e uma pomada "Vovô Pedro" para falar no assunto. Também gravuras de pessoas dando passes e passagens da codificação sobre o tema. Colocamos uma das pinturas mediúnicas da casa, para mostrar aos jovens, Porque o enfoque, ali, era o Hospital, como falamos. Fizemos isso em todas as salas. Nosso objetivo foi o de familiarizar os jovens com o nosso espaço, com as tarefas da casa, com a instituição como um todo.
  • Os valores que aqui descrevi de cada religião, estão resumidos. Para os jovens, colocamos de forma mais detalhada, para que compreendessem.


 Foi muito bom. Começamos o ano nos aconchegando ao nosso espaço, à nossa casa espírita.