Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O PASSE - A CURA DE UM LEPROSO

Tô meio sumidinha, né? Pois é... Minha vida deu uma pequena atribulada, mas já já eu volto à ativa. Mas não preocupa não: CONTINUO RESPONDENDO OS EMAILS, OS COMENTS E ENVIANDO MATERIAL, sendo assim, podem ficar a vontade para prosearmos a respeito da Evangelização, porque CONTINUO EVANGELIZANDO.
Bem, o tema de sábado que vem: A cura de um leproso (Mateus 8:1 a 4) - Abordagem: O Passe.
Minha turma é constituída por filhos de trabalhadores da casa, ou seja, estou contribuindo na formação dos futuros dirigentes da casa, dos passistas, dos dirigentes de reuniões, dos coordenadores de departamento, dos frequentadores assíduos, dos Codificadores da 3ª Revelação... Olha que quase me senti importante agora! Rsrsrs

Vamos estudar a passagem:

E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.” – MATEUS 8:1-4

Como trabalho com pré jovens, gosto muito de aprofundar até onde é possível o estudo do evangelho, por isso a bibliografia que consulto é grande.
Na abordagem do passe, propriamente dito, além de conversarmos a respeito das finalidades, preparo, etc, vamos abordar os centros vitais.

Roteiro de estudos:
Obras Básicas:
O Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap.1, item 8 - Cap.26, item 1 a 4 ‑ Livro dos Médiuns: 2ª parte: Cap. 8, item 131 ‑ Cap.14, itens 175 e 176 Cap.16, item 189 ‑ A Gênese: Cap.14, itens 31 a 34

Obras subsidiárias:
Elucidações Evangélicas: cap. 195

Jesus Terapeuta, Vol. I, cap: 3
Evangelho dos Humildes: Cap. 66 e 67
Rabbonni: Cap. XXI
Evolução em Dois Mundos
A Vida Escreve

Existem várias outras passagens evangélicas que tratam de Jesus aplicando passe, para exemplo, dentre elas: Mateus 19:15, Mateus 8:15, Marcos 1:14, Lucas 4:40, etc.

Achei esta história do "A Vida Fala" uma excelente referência prática:

NA HORA DO PASSE

Hilário Silva

Dirigia José Petitinga distinta organização espírita na capital baiana, quando um rapaz, interessado em grandes projetos de assistência social, veio procurá-lo.
E entre ambos a conversação se alongou.
- Petitinga, não podemos ficar parados. A hora é de trabalho, trabalho....
- Também penso assim.
- Que acha você levantarmos um orfanato para as criancinhas desamparadas de Salvador?
- Excelente projeto.
- E um sanatório para obsidiados?
- Muito importante.
- E uma vila completa para os nossos irmãos infelizes que moram em casebres misérrimos? Uma vila, Petitinga, em que pudéssemos reunir muitas famílias?
- O plano é uma benção.
- Um lar para velhinhos é uma necessidade... Às vezes volto para a casa, à noite, e vejo anciãos na calçada. Que diria você de um albergue moderno, de amplas proporções?
- Isso seria uma concessão de Deus.
- Noto igualmente que precisamos de um instituto diferente para os alcoolizados. Uma casa-hospital, em que os internados esqueçam o vício... Que opinião é a sua?
- Nem tenho expressões. Uma obra dessas é um monumento de amor.
- É uma escola, em bases espíritas, é caminho do Reino de Deus.
Petitinga não cabia em si de contente.
Afinal – pensava – surpreendera ave rara.
Alguém iria longe, homem disposto a trabalhar e sofrer pela causa.
E como o tempo passava e tinha serviço urgente, convidou:
- Bem, meu amigo, a sua palavra brilha para mim. Continuemos conversando em serviço. Estou justamente na hora do passe a dois irmãos tuberculosos e terei muito prazer em seu concurso...
Mas o moço, incompreensivelmente, alterou o semblante. Fez-se lívido. Repetiu, várias vezes, o gesto de quem expulsa a poeira do paletó, e ele, que sonhava tantas obras de caridade, respondeu, desenxabido:
- Ora, Petitinga, isso não. Você compreende. Não posso buscar moléstias contagiosas. Tenho família.
E lá se foi ....

Espírito: Hilário Silva - Psicografia: Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira.
Livro: A Vida Escreve – Segunda Parte


A seguir, também, um trecho que está no livro "Opinião Espírita", para nossos estudos:

O PASSE


André Luiz


O passe não é unicamente transfusão de energias anímicas.
É o equilibrante ideal da mente, apoio eficaz de todos os tratamentos.
Desânimo e tristeza, tanto quanto insatisfação e revolta, são síndromes da alma, estabelecendo distonias e favorecendo moléstias do corpo.
Se há saúde, esses estados de espírito patrocinam desastres orgânicos; na doença equivalem a fatores predisponentes na desencarnação prematura.
Mas não é só isso.
Em todo desequilíbrio mental as forças negativas entram mais facilmente em ação instalando processos obsessivos de duração indeterminada.
Se usamos o antibiótico por substância destinada a frustrar o desenvolvimento de microorganismos no campo físico, por que não adotar o passe por agente capaz de impedir as alucinações depressivas, no campo da alma? Se atendemos à assepsia, no que se refere ao corpo, por que descurar dessa mesma assepsia no que tange ao espírito? A aplicação das forças curativas em magnetismo enquadra-se à efluvioterapia com a mesma importância do emprego providencial de emanações da eletricidade.
Espíritas e médiuns espíritas, cultivemos o passe, no veículo da oração, com o respeito que se deve a um dos mais legítimos complementos da terapêutica usual.
Certamente os abusos da hipnose, responsáveis por leviandades lamentáveis e por truanices de salão, em nome da ciência, são perturbações novas no mundo, mas o passe, na dignidade da prece, foi sempre auxílio divino às necessidades humanas.
Basta lembrar que o Evangelho apresenta Jesus, ao pé dos sofredores, impondo as mãos.

No Livro "Conduta Espírita" há um capítulo entitulado: Perante o Passe, que também é muito esclarecedor.

Como atividade, já postei aqui o Jogo dos Centros Vitais, e vou usá-lo, mas de uma forma diferente. Como atividade individual, veja só (clica que aumenta). São duas páginas:




Se quiser o arquivo no Word com a atividade, deixa um coment com email, que eu mando.
Escuta, que isso é importante: tem alguns coments que não consigo responder porque os emails estão dando erro. Sendo assim, caso você seja um dos que eu não respondi, dá uma olhada no seu email se tem algum problema e deixa coment de novo, que eu respondo. Ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário