Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Atividade: Completar a Causa com o Efeito

Essa atividade elaborei da seguinte maneira: separei e ilustrei várias situações como a aí de cima (plantar e colher, Tomar banho e ficar limpo, comer demais e dor de barriga, estudar e aprender, gentileza e conquista de amizades...) enfocando mais atitudes positivas que negativas. Na verdade nas 9 situações que fiz, somente duas são negativas (comer de mais e maltratar os animais). Então fiz que uma folha A4 desse 2 cartões, um com a causa e outro com o efeito, como o exemplo aí de cima. Imprimi em papel mais resistente, cortei no meio, separando causa e efeito.~
Daí, podem ser feitas muitas atividades. Já fiz jogo da memória, onde as crianças tinham que encontrar a causa e o efeito. De lembrança, fiz ele pequeno em papel resistente para a criança brincar em casa. Já fiz também um jogo de completar. Coloquei as causas em um painel decorado, escrito "Causa e Efeito", uma passagem do evangelho e espaço. Então, para as crianças "ganharem" os efeitos e colocarem no lugar correto, haviam algumas atividades, como mímica, complete a rima, complete a música de evangelização, complete a frase de Jesus, responda, etc. Também já fiz parecido, porém as causas estavam escondidas na sala e havia um monte de dica para achá-las. Para ganhar as dicas, as crianças tinham que passar pelas atividades.
Já fiz também um painel grande, do tamanho de um papel craft, onde juntei mais causas e efeitos e cada criança podia ligar a causa ao efeito. Também fiz essa atividade individual, de ligar a causa ao efeito.
Já fiz muita coisa com esses cartões. Ou seja, isso já deu pano para manga, como diria minha mãe.
Usei para dar a teoria e usei para brincar com as crianças, em forma de atividade.
Se quiser o arquivo do Powerpoint onde tem os cartões ilustrados, para que você adapte, aumente, diminua, modifique... Deixa um comentário com email que eu mando. Se quiser a atividade individual, para ligar causa e efeito, coloca isso no comentário que eu envio os dois.

28 comentários:

Anônimo disse...

Janaina me mande o arquivo por favor:

mandeflorescomamor@bol.com.br

Abraço Túlio

Anônimo disse...

Ola Janaina,

Por favor me nada os dois.

sheyla-alves10@hotmail.com

Obrigada,

Sheyla

Anônimo disse...

Olha eu de novo, janaina!
Pode me enviar por favor!
sissy@uol.com.br

ALICE LIRIO disse...

Janaina,
adorei o seu blog!
Parabéns!!!!!!!!!!!!!
Gostaria de receber esse material.
Sou evangelizadora do II ciclo.
Bjs Alice
aliceglirio@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Oi Janaína,
Gostaria muito do arquivo em powerpoint e também da atividade.Você pode me enviar os dois ( tô muito pidona hoje !!! )
bjoca
julianasouzaporto@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá Janaina,
Gostaria que vc me enviasse o arquivo de atividades,pois tenho q fazer esse trabalho com crianças de 03 a 06 anos.
bjo.
roseannim@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi Janaina
O teu blog é demais. Adorei.
Por favor você poderia me mandar o arquivo com os cartões ilustrados? Desde já agradeço.
O meu endereço é silvana.beninca@gmail.com
Silvana

Anônimo disse...

Olá janaína
O teu blog é maravilhoso!
sou evangelizadora de jovens a partir de 12 anos.
por favor, gostaria de ter acesso aos arquivos da temática livre arbítrio.

Helia Mary
helia01@hotmail.com

Anônimo disse...

Achei a ideia otima, por favor, gostaria de poder trabalhar com esse material, poederia me enviar o arquivo. silva2002a@aol.com
muito obrigada.
Alessandra

Anônimo disse...

Olá Janaina
Adorei sua ideia, por favor quando puder me envie o arquivo do powerpoint e a atividade. Obrigada
Simone email Simoneolicar@hotmail.com

Anônimo disse...

olá Janaina! me mande por favor o arquivo com os cartões para que eu possa trabalhar com minhas crianças.
lourelli@ig.com.br

Glaucia de Barros disse...

Mais um material excelente e que eu gostaria muito!
Obrigado!
glauciadebarros@gmail.com

Anônimo disse...

JANAINA, COLOQUE OS DOIS POR FAAAAVOR, ESTOU A
MANDO SEU BLOG BEIJOS MARLI
mdbelli@uol.com.br

Anônimo disse...

Bom dia janaina!!
Adorei a ideia de causa e efeito,eu adorao o seu blog
Você poderia me enviar os desenos porfavor,e o livro?
Edna.
obrigada.

Anônimo disse...

Adorei sua idéia pra aula de causa e efeito, por favor, me envie os dois arquivos. jaquelineeloy@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa noite..parabéns, ótima idéia. ...se puderes me enviar o arquivo. Meu e-mail é nandaenf@ig.com.br. abraço

Anônimo disse...

Boa noite Janaína!
Ótima ideia! Poderia por favor me enviar os dois arquivos?
solangercamargo@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Janaína!
Você pode me enviar este arquivo também?
Obrigada!
heloisapalhares@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Oi Janaína, muito bom!
Vc me envia os 02 arquivos? Obrigada, gilmara.souza@localiza.com

Iracilda disse...

Eu gostaria de receber este material para trabalhar na E. B. Dominical. Um abraço.

Anônimo disse...

Olá Janaína, gostaria de receber o arquivo.
Obrigada,
hericagm@ig.com.br

Anônimo disse...

adorei a idéia, gostaria de receber as ilustrações em PowerPoint eas atividades individuais. Desde já agradeço. Que Deus de ilumine sempre com boas idéias....
rogeriaverdan@gmail.com

Daniela disse...

Olá,
Gostaria de receber as ilustrações a as atividades.
Obrigada!
danicoelhopedagoga@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Muito bons todas as suas idéias. Gostaria de receber este arquivo também que seria de muita utilidade em nosso trabalho. Meu e-m: jo.dallari@hotmail.com.br

JANAINA FARIAS disse...

Pessoas, tem email aqui que tá voltando, dando erro. Verifiquem as caixas postais e coloquem novamente o comentário!

Anônimo disse...

Bom dia, Janaina! Gostaria do arquivo com as gravuras da atividade "complete a causa com o efeito", por favor. Obrigada! Abraços, Flávia. Email: flaimpressao@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde, Janaína! Gostaria de receber o arquivo com as gravuras da atividade "complete a causa com o efeito", por favor. Email:
flaimpressao@hotmail.com.
Obrigada!

Anônimo disse...

Olá , evangelizo crianças de 9 e 10 anos , em uma comunidade muito carente, gostaria de receber está aulinha, pois achei muito interressante.
meu email : simoners@sanepar.com.br

Postar um comentário