Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
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sexta-feira, 28 de maio de 2010

Evangelizando Ciclos Misturados

Esta semana, recebi muitos emails sobre evangelizadores cheios de dúvidas porque evangelizam crianças com idades misturadas. De 3 a 7, de 9 a 13, de 5 a 10... Foram várias as configurações e por motivos diversos: falta de trabalhadores, falta de espaço físico para dividir sala, falta de crianças (alguns casos tem uma criança de cada idade), principalmente quando se trata de evangelização de filhos de trabalhadores da casa. Que vergonha para nós!
Ah, não! Preciso colocar aqui alguns textos de conscientização aos Espíritas! Em algumas casas em que frequentemente vou, os EVANGELIZADORES NÃO LEVAM OS PRÓPRIOS FILHOS! É como uma pessoa que se candidata e nem ela vota nela! Completamente contraproducente.
Vamos lá:
"Os espíritos que se reencarnam em famílias espíritas já vêm para esse meio para receberem desde cedo o auxílio de que necessitam"
"Querer, pois, restringir a educação aos pais seria negar a existência da vida social, do progresso de relações em que os homens se completam uns aos outros pelo auxílio mutuo (...), negar a lei de justiça, amor e caridade."
"Não seria deixando a criança entrege a si mesma, a título de respeitar o seu livre-arbítrio, que a poderíamos conduzir à liberdade de consciência e à responsabilidade pessoa sustentadas pelo Espiritismo"
HERCULANO PIRES – LIVRO PEDAGOGIA ESPÍRITA
Vamos ao nosso assunto principal então: como evangelizar ciclos misturados?
Muito simples: evangelizando cada ciclo e cada criança dentro de cada ciclo. Como? Por exemplo, tenho crianças de 3, 5 e 10 anos. Ciclos muito diferentes. Preparo para os de 3, levando em conta as características da idade (Os de 3 por exemplo, normalmente são crianças muito ativas, não conseguem para muito tempo quietas no mesmo lugar, são muito sensórias, ou seja, utilizam bastante o tato e o paladar para aprenderem, têm certa dificuldade de compreender conceitos abstratos.).
Os de 3 e 5 exigem um tempo de teoria menor que os de 10. Então levo a evangelização preparada para mantê-los trabalhando todo o tempo, enquanto levo a teoria adequada aos de 10. Manter a criança trabalhando não é colocá-la colorindo o tempo todo. Excelente usar atividades artísticas, mas dê preferência a tantas outras artes que existem, como colagem, montagem, etc. Atividades onde expressem o que compreenderam ou atividades onde possam aprender ou apreender mais sobre o tema. Enquanto isso, a aula se desenvolve aos maiores, na necessidade deles.
Devo, ainda, buscar integrar todas as crianças em algum momento da evangelização, com alguma atividade coletiva ou dinâmica. Principalmente aquelas onde os maiores irão ajudar os menores.
Em outras palavras: evangelizar ciclos separados vai exigir de mim um preparo muito maior do tema. Um estudo bem mais amplo, já que tenho que atender a várias necessidades, um bom conhecimento de minhas crianças, uma antecedência maior na hora de começar a preparar as atividades, dinâmicas, etc. O evangelizador deve buscar incessantemente conhecer melhor cada faixa etária, conversando com pessoas mais experientes, buscando conhecimentos básicos de psicologia e pedagogia (não disse que é preciso se formar não. Mas procurar conversar com amigos, profissionais, ler livros ou artigos...)
Dá trabalho! Mas tudo o que vale a pena dá trabalho. Tudo o que é realmente importante, dá trabalho. E com certeza, a alegria do dever cumprido, a paz que adquirimos, apesar de nossas dificuldades íntimas, quando sabemos que estamos fazendo tudo ao nosso alcance para desempenhar nossa tarefa, NÃO TEM PREÇO!

Um comentário:

Anônimo disse...

tema veio a calhar com que preciso antes de mais nada Obrigada!

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