Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Uma linda evangelização com o tema: A Parábola da Ovelha Perdida


Minha Amiga Michelle deu uma evangelização muito linda, que vou compartilhar para inspirar os evangelizadores!

A Parábola conforme está no Evangelho de Mateus:

"Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou? E, se porventura achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram. Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca."

  
Mateus 18:12-14



A História:


"Na terra onde Jesus nasceu, nos campos da Palestina, havia um pastor que tinha 100 ovelhas. 


O bom pastor cuidava de sua ovelhas com desvelado carinho, dava lhes de comer e beber. Um dia, uma ovelha fugiu do rebanho.


Pobre ovelha! Por escolher não obedecer ao Pastor e desgarrar-se do Rebanho a ovelha viveu momentos difíceis. Imaginem se algum lobo atacasse a ovelha? 
O que fez, então, o bondoso pastor? 
  
O pastor deixou as noventa e nove ovelhinhas bem guardadas e partiu em busca da ovelhinha. Quando a encontrou ,ela estava triste e sozinha. Ele a carregou em seus braços e a conduziu novamente para junto do rebanho.
Chamou todos os amigos e disse: 
- Alegrem-se comigo! Encontrei a minha ovelha perdida. 

E eu declaro: haverá mais alegria no céu por um só pecador que se arrependa, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão!" 

SEGUE O ROTEIRO:
CICLO 3 (7, 8 e 9 anos)
Parábola da ovelha perdida

Objetivo: Apresentar a parábola da Ovelha perdida expressa em Mateus 18:12, relacionando o fato da ovelha que se perder de seu pastor e do rebanho, com nossas atitudes equivocadas, que acabam por nos desviar do caminho com Jesus.Trabalhar o conceito de obediência mostrando que ser obediente é ser resignado, ou seja, aceitar a vontade de Deus frente a tudo que não podemos mudar.Levar o evangelizando a compreender a obediência como uma importante virtude a ser desenvolvida por nós.

DESENVOLVIMENTO
Abertura da aula - Prece
1º MOMENTO(20mint) – jogo Minhas escolhas me afastam ou aproximam de Jesus?
(Esse exemplo de ovelha de EVA achei na Net. Tem um milhão de modelos fáceis. Só procurar e usar o que mais gostar)

Dar uma ovelha de EVA para cada evangelizando, pedir que escrevam seu nome nela e Perguntar:
A ovelha é um animal manso ou selvagem?
Ela é tão mansa que até  se deixa tosquiar ou cortar a lã de seu corpo para que façamos roupas : agasalhos e blusas.
A pessoa que cuida de ovelhas é chamada de Pastor.
Vamos fazer uma brincadeira agora : essa ovelha representa  vocês , e aqui  tem uma caixa com algumas situações pra vocês escolherem como irão  proceder. Mas tem que ser sincero. Falar o que realmente pensa porque Deus conhece o nosso coração.  Dependendo da resposta você vai receber fichas diferentes e no final vai receber algo de acordo com cada escolha. Ok?
Levar  situações nas quais o evangelizando deverá escolher bem ou mal agir.



TEXTO PARA FICHAS DE SITUAÇÕES: EU ESCOLHO

  
1)VOCÊ DURMIU MUITO TARDE NO DIA ANTERIOR E É HORA DE ACORDAR PRA IR PRA ESCOLA SUA MÃE TE CHAMA, VÁRIAS VEZES E VOCÊ  ESTÁ MUITO CANSADO. O QUE VOCÊ FAZ? 
 LEVANTA APESAR DO CANÇASO E VAI ESTUDAR  E SE COMPROMETE
A DORMIR MAIS CEDO, OU FICA DORMINDO MESMO, POIS, NÃO ESTÁ A FIM DE IR À AULA?


2) SUA MÃE COMPROU  PRA VOCÊ UM JOGO MUITO LEGAL, VOCÊ MOSTRA O JOGO E BRINCA COM SEUS IRMÃOS  OU VOCÊ GUARDA, ESCONDE PRA NÃO PRECISAR DE EMPRESTAR PROS SEUS IRMÃOS?


3) SUA MÃE LHE PEDE PRA VOCÊ TODOS OS DIAS APÓS O BANHO COLOCAR SUA ROUPA SUJA NO CESTO E ESTENDER A SUA TOALHA MOLHADA. VOCÊ NÃO FALA NADA MAS TAMBÉM NÃO FAZ O QUE SUA MÃE LHE PEDIU. DIZ À ELA QUE NÃO VAI AJUDAR QUE ESSE SERVIÇO É MUITO CHATO. OU  ATENDE O PEDIDO DE SUA MÃE AFINAL FOI VOCÊ QUE SUJOU A ROUPA E MOLHOU A TOALHA?



4) NA ESCOLA, NA HORA DE ENTRAR PRA SALA VOCÊ E SEUS COLEGAS ESTÃO CORRENDO E UM AMIGO TROPEÇA E CAI EM CIMA DE VOCÊ. OQUE VOCÊ FAZ? DESCULPA IMEDIATAMENTE, POIS, TODOS ESTAVAM CORRENDO E O GAROTO NÃO TEVE CULPA. OU XINGA E BRIGA COM O GAROTO?

5) NA HORA DO LANCHE TEM UM COLEGA QUE NÃO LEVOU LANCHE. VOCÊ O OBSERVA E NÃO FAZ NADA, VOCÊ DIVIDI SEU LANCHE COM ELE, OU VOCÊ RI DELE PORQUE ELE NÃO TEM DINHEIRO?

6)NA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA VOCÊ  E SEU AMIGO JOGARAM MUITA BOLA, ESTÁ COM MUITA SEDE , A AGUA DA ESCOLA ACABOU E  SÓ TEM UM COPO COM AGUA PRA VOCÊS DOIS, VOCE CORRE  E CHEGA NA FRENTE. O QUE FAZ? VOCÊ BEBE TODA ÁGUA OU DIVIDI IGUALMENTE COM SEU AMIGO?

7) É DOMINGO, ESTÃO TODOS DA SUA FAMÍLIA REUNIDOS E VOCÊ NÃO ESTÁ AFIM DE FICAR NA SUA CASA, SUA MÃE LHE PEDE QUEN ÃO VÁ PARA RUA. VOCÊ IGNORA O QUE SUA MÃE DISSE E SAI ESCONDIDO, OU VOCÊ ATENDE O PEDIDO DE SUA MÃE E ACABA SE DIVERTINDO MUITO COM SEUS PRIMOS?

8) VOCÊ VAI NO PARQUE COM SEU PAIS, QUANDO CHEGAM NO BRINQUEDO QUE VOCÊ MAIS QUER O DINHEIRO DE SEUS PAIS ACABA. OQUE VOCÊ VAI FAZER? Brigar E xingar, POIS VOCÊ QUERIA MUITO IR NAQUELE BRINQUEDO OU VOCÊ ESPERA OUTRA OCASIÃO EM SEUS PAIS POSSAM LEVÁ-LO NOVAMENTE NO PARQUE ?

9) É DIA DO CULTO NO LAR, TODOS ESTÃO LHE ESPERANDO PARA COMEÇAR E VOCÊ ESTÁ JOGANDO AQUELE JOGO QUE MAIS GOSTA E ESTÁ QUASE PASSANDO DE FASE. O QUE VOCÊ VAI FAZER? ENROLAR ATÉ TODOS ESQUECEREM E COMEÇAREM O CULTO SEM VOCÊ, OU PAUSA O JOGO E DEPOIS TERMINA AFINAL É O DIA DO ENCONTRO COM JESUS.   


 10) VOCÊ ESTÁ NA EVANGELIZAÇÃO E OS EVANGELIZADORES LHE PEDIRAM PARA VOCÊ NÃO CORRER NO AMBIENTE DA CASA ESPÍRITA, O QUE VOCÊ FAZ? ASSIM QUE NINGUÉM ESTÁ OLHANDO VOCÊ COMEÇA A BRINCAR DE CORRER COM SEUS AMIGOS, OU VOCÊ SE CONTÉM, POIS, JÁ APRENDEU QUE A CASA ESPÍRITA É UM LOCAL DE ORAÇÃO, ONDE HÁ DOENTES EM TRATAMENTO NOS DOIS PLANOS DA VIDA?


11) VOCÊ ESTÁ NA CASA ESPÍRITA E UM AMIGO SEU COMEÇA A CANTAR FUNK O QUE FAZ?  O LEMBRA QUE A CASA ESPÍRITA É UM HOSPITAL E LOCAL DE ENCONTRO COM JESUS OU OCÊ CANTA JUNTO ELE?


12) DURANTE A AULA DE EVANGELIZAÇÃO VOCÊ BRINCA, CONVERSA, FAZ GRACINHAS, OU VOCÊ PRESTA ATENÇÃO E PARTICIPA DA AULA, JÁ QUE A EVANGELIZAÇÃO  É A OPORTUNIDADE DE APRENDER MAIS SOBRE NOSSO AMIGO, IRMÃO E MESTRE JESUS?





Ao final o evangelizando irá ganhar o nº de balas  referente a quantas boas escolhas tiver e sumo de limão referente ao nº de escolhas de  mal proceder.
Contabilizar o nº de bem e mal proceder, se o nº de bem for maior o evangelizando irá colocar sua ovelha próxima a imagem de Jesus ( escrito eu sou o bom pastor) e o nº de mal proceder for maior vai colocar sua ovelha perto dos dizeres ( Dor e sofrimento) .
Ao final enfatizar que todas as nossas escolhas tem uma conseguencia de acordo com a escolha boa ou má.
E que agora irão conhecer uma história que Jesus contou para ensinar as pessoas.

2º MOMENTO ( 10mint):  Conhecendo a Parábola Da Ovelha Desgarrada
Apresentar a Parábola da Ovelha Desgarrada e fazer a analogia da atitude da ovelha conosco e com a brincadeira.
SÓ CLICAR NAS IMAGENS PARA VER MAIOR:








3º MOMENTO ( 15mint):    Atividade : Entendendo a  Parábola

Nesta atividade, a Michelle colocou uma imagem da Parábola para os meninos colorirem, e as seguintes perguntas:

Entendendo a Parábola

QUEM É O BOM PASTOR DA PARÁBOLA?    


QUEM SÃO AS OVELHAS DA HISTÓRIA?


POR QUE UMA OVELHA SE AFASTOU DO REBANHO?  _


SE JESUS É O BOM PASTOR E NÓS AS OVELHAS, O QUE DEVEMOS FAZER PARA FICARMOS SEMPRE PERTO DE JESUS?



4º MOMENTO ( 5 mint):  Dar um abraço , Lembrança e Prece final
Materiais : uma imagem de Jesus com a ovelha no colo , Fichas com siglas Mal (MP) e Bem proceder (BP), Bíblia, O Livro dos Espíritos, Lembranças, que podem ser as ovelhinhas.

6 comentários:

Milton Kennedy disse...

Oi Janaína, quanto tempo heim?
Como tem passado?
Brigadão pela passagem lá no blog e pelo gentil comentário.
Abraços, saúde e paz.

Priscila Gobbi disse...

Eu fiz essa aula ontem, lá na Evangelização do Centro Espírita que participo e foi D+! Muito boa! :)
Obrigada pelas dicas e por compartilhar!

Abraços Fraternos!

Para acessar a nossa fanpage vá em www.fb.com/ceapfpolis

Andrea Souza disse...

Parabéns pelo belo trabalho. No Centro Espírita que frequento e sou evangelizadora da Família, resolvemos abordar a parábola da "Ovelha Perdida" com foco na conduta espírita assim como você fez. Então seu blog ratificou a nossa escolha e nos fortaleceu com as sugestões. Obrigada.

maria aparecidal nessias disse...

Adorei a aula e vou usá-la com as crianças que vão palestra a noite no CEEL.

maria aparecidal nessias disse...

Adorei a aula e vou usá-la a noite, com as crianças que vão com os pais à palestra do CEEL

maria aparecidal nessias disse...

adorei a aula e vou usá-la anoite com as crianças que vem com os pais para a palestra.

Postar um comentário