Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

quinta-feira, 18 de março de 2010

Trilha "Porta Estreita" e "Porta Larga"

Esse jogo é muito bom! As crianças amam.
Já o fiz em todos os ciclos, do jardim à mocidade. Já fiz até com adultos. Bastou adaptar as questões e as tarefas.
Ele é baseado na passagem:
"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." - Jesus (Mateus 7:13 e 14)
É uma trilha, onde a criança ou o jovem serão levados a fazerem escolhas que levarão a uma pontuação, pois o importante, neste jogo, não é terminar a trilha primeiro, mas acumular um número mínimo de pontuação.
Vou dar um exemplo:
Na casa número 14 do caminho maior está escrito o seguinte: "Uma criança perdida? Opa! É preciso ajudá-la a encontrar seus pais. Se decidir ajudar, vá para a ESCOLA (que fica na casa 7), seus pais estão lá. Se não, avance uma casa." Se a criança decidir voltar à escola, então faz um número de pontos. Se não, avança a casa mas não pontua. Existe a opção de um caminho mais curto, mas nele não há distribuição de pontos. Para fazer o mínimo de pontos, não tem jeito: Tem que entrar pela porta estreita, ou seja, o caminho maior.
Entendeu? Vai parecer desvantagem o caminho mais longo ou as boas escolhas, mas somente eles fazem pontuação. E quem não faz o mínimo de ponto tem que começar de novo para acumular os pontos necessários. Sendo assim, quem acabou primeiro, sem pontuar, perdeu foi tempo, ao invés de ganhá-lo
Já fiz essa trilha muitas vezes. E não repeti a mesma trilha duas vezes. A que tenho guardada, é só um exemplo, para a idéia não se perder.
Já fiz trilha humana com os pequenininhos, ou seja, imprimi as casas em folha A4 e fiz a trilha no chão. Dividi a sala em 4 grupos e eles escolheram a criança que seria o Peão. Fiz um dado com caixa de chuveiro e foi muito bom. Aí, nas casas que não tem tarefas, criei algumas, como por exemplo, perguntas simples sobre o tema da aula. Ou então versinhos sobre o tema onde a criança teria de advinhar a palavra que falta.
Olha um exemplo:

Livre arbítrio!... Livre arbítrio!...
O homem faz o que quer,
Mas sempre responderá
Por aquilo que ....................... (aí a criança é que tem que adivinhar)  FIZER.
Cornélio Pires, no livro: Caminhos da Vida, psicografia de Francisco C. Xavier

Gosto de usar as músicas de evangelização, cantando um pedaço e a criança completando.
Para os maiores, dá pra usar questões do Livro dos Espíritos, passagens do Evangelho, Poesias mais complexas...
Uma vez fiz com mocidade, mas eram jovens mais tímidos, que eu sabia que não iam querer ser peões humanos. Então fiz uma trilha enorme, que coube em uma mesa grande, ocupando-a toda. Os peões enormes também.
Aí, de lembrança, manda a trilha pequena, com peões e regras para a criança brincar em casa. As tarefas podem ser fichas, que podem ser embaralhadas e retiradas quando se cair nas casas marcadas. Faz um dadinho de papel pra ela montar, e pronto! Vai ser sucesso e ela ainda vai lembrar da evangelização em casa!
Aqui está sugerido para o tema Livre Arbítrio, mas já fiz em outros temas, mudando o contexto da trilha. Colocando perguntas e respostas, etc...
Se a gente tiver boa vontade e espírito de serviço, fica tudo muito tranquilo. Nossas crianças merecem, com certeza!
Bem, se quiser o arquivo do Word que é tipo um roteiro para se montar a trilha, deixa um comentário e coloca o email, que eu mando.

80 comentários:

Anônimo disse...

Ei Janaina,tuo bem?
Sempre te admirei pelo seu trabalho,e pensava porque vc/não montava essas suas idéias em um livro,Olha que maravinha ,Papai do Céu ouviu os meus pensamentos.Hoje ele existe,em site tambem.
Que Jesus continue te ilumunando, protejendo Agora e sempre.
Bjus de Edna.

Anônimo disse...

Olha ey ai de novo...quero sim me manda por favor.
sheyla-alves10@hotmail.com

Anônimo disse...

Bom dia, Janaína,
estava exatamente procurando estudos sobre "a porta estreita" para a nossa evangelização. Gostei demais da idéia. Se puder me enviar o arquivo do word, ficarei muito grata. Meu e-mai:cinaralazaro@hotmail.com Abraço! Cinara.

Anônimo disse...

Oi janaina, me manda por favor no e-mail: mandeflorescomamor@bol.com.br o arquivo da trilha para que eu possa utilizá-lo na sexta.

Obrigado. Túlio

Anônimo disse...

Olá Janaina!
Adorei a ideia! Será que vc pode enviar o arquivo da trilha, por favor no e-mail: sissy@uol.com.br Agradeço muitoooo! beijocas

Luciene Matos disse...

Achei essa sua idéia fantástica e estou pensando em fazer uma adaptação para trabalhar o perdão. Você pode por favor me encaminhar o arquivo? E se tiver mais idéias sobre perdão, gostaria muito de recebê-las. Meu e-mail: lumatos@uaigiga.com.br
Que Jesus lhe abençoe.

Anônimo disse...

olá janaina,

Maravilhosa a ideia,
faria a gentileza de me enviar o arquivo.
bjos

Marilucia

marilucianascimento@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho que Deus continue te iluminando, quero sim o arquivo.
Obrigada pela atenção e um enorme abraço.
Gicélia.
gicelia.souza@hotmail.com

Anônimo disse...

Janaína...eu gostaria muito de receber seu arquivo.....abraços e parabens pelo trabalho enceesp@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Janaina. Realmente iniciativas como esta podem provocar a intensificação do processo de unificação. Parabéns!
Tenho muito interesse em receber esse arquivo.
Estarei esperando. Forte abraço.
p.henriquemenezes@hotmail.com

ALICE LIRIO disse...

Olha eu te novo!
Tenho inyeresse no arquivo.
aliceglirio@yahoo.com.br

Ana Cristina A. S. Freitas disse...

Amei a atividade!!! bjs

Anônimo disse...

Boa tarde,Janaína.
Eu gostaria e receber o arquivo com o roteiro da porta estreita.
Parabéns pelo lindo trabalho.
Ficarei aguardando
Muita paz!
Leizimar Santos

JANAINA FARIAS disse...

Leizimar, preciso do seu email para enviar o arquivo! Informa ele que eu envio. Abraços!

Anônimo disse...

Olá companheira, atendi o telefone e postei sem o meu e-mail.
zimarlei@yahoo.com.br
Abraços
Leizimar

Anônimo disse...

Oi Janaina! podes mandar para o meu email o arquivo com o roteiro da porta estreita? estou trabalhando este tema com os Juniores na minha igreja!
Deus abençoe sua vida!

Meu email é - roseli_padilha@terra.com.br

Paz
Roseli

Anônimo disse...

Olá poderia me enviar o arquivo por favor? agradeço de coração.
artandspell@hotmail.com
bjos Rosele.

Anônimo disse...

Oi Janaína,
Tudo Bem ?
Estou montando uma aula sobre responsabilidade e achei a idéia da trilha fantástica.Você pode me enviar o arquivo ? julianasouzaporto@yahoo.com.br.
Mais uma vez obrigada
Juliana

Anônimo disse...

Janaina,

Fui abençoada por ter descoberto o seu blog!!! Você tem mil idéias para nos ajudar !!! Que Jesus e os bons espíritos continuem sempre te iluminando, para que continue fazendo este lindo trabalho !!!

Obrigada !!!
Cristiane - Casa Espírita Amor e Luz

e-mail: cristianeancoli@yahoo.com.br

Unknown disse...

rosecatdf@gmail.com se puder me envie, gostei muito da trilha e serve para muitos assuntos...
obrigada

giceli disse...

oimeunomeegicelia gosteimuitodolivro

Anônimo disse...

Olá, gostei bastante da proposta da atividade e gostaria de receber via email as outras informações.karolina_vs@hotmail.com
Abraço Fraterno,
Karol

Anônimo disse...

Oi, Janaina, gostei demais da atividade, vc pode enviar o arquivo do jogo, por favor? O seu blog é muito bom, parabéns!! Meu nome é Claudia e meu e-mail é clau_rocha64@hotmail.com Obrigada, abraço!

Anônimo disse...

OI Janaína, que legal amei. vc pode postar o arquivo para mim? meu e-mail é: dada.rinaldi@hotmail.com
bj

Anônimo disse...

Oi Janaina, gosto muito de suas atividades, gostaria que me enviasse o arquivo do jogo. Parabéns pelo seu blog e que Deus te ilumine sempre.
Simone Carvalho meu e-mail é simoneolicar@hotmail.com

Anônimo disse...

ola janaina se puder me passar por e-mail a trilha esta o meu e-mail
luana.da@itelefonica.com.br
preciso fazer uma dinamica com meus crismandos e gostei desta

obrigada

Anônimo disse...

noooooooooossaaaaaaaaaa, quanta gente lhe pedindo o arquivo... e pra não ser diferente, me manda tbm??? rsrsrs
meu mail é: nataliagodofreda@yahoo.com.br
obrigada por todas as idéias!
Natália Irene

Anônimo disse...

Oi poderia ma mandar também....
Meu email rosiclersevilha@uol.com.br
agradeço desde já.
muita paz..

Anônimo disse...

Desculpe-me mas sei mexer pouco ainda no coputador.
Ficarei grata se puder me ajudar .
Há! meu nome é Rosicler.

Anônimo disse...

Olá Janaina,

Gostei muito dessa ideia. As aulas com jogo sempre fazem muito sucesso e ajudam a pensar sobre os temas de forma divertida.

Ficaria muito grata se vc pudesse me mandar o roteiro por email. lisianlasmar@uol.com.br.

Um abarço,
Lisian

Anônimo disse...

Oi Janaina, te admiro muuuuuiiiiiito, quero o arquivo sim, será que dá para ser hoje?Beijo
mdbelli@uol.com.br

Anônimo disse...

Olá Janaína, meus parabéns pelo trabalho! farei uma atividade com ele e gostaria que vc enviasse pra mim o arquivo da atividade.
Muito obrigado,
luizmancini@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá, Janaína. Bom dia. Não sei se dará tempo de você ler minha mensagem, mas, gostaria de saber se existe a possibilidade de você me encaminhar ainda hoje o arquivo desta atividade. Darei um estudo amanhã para a minha turma de pré-mocidade(11 a 14 anos) e gostei bastante desta ideia.

Desde já agradeço. Parabéns. ^^

Abraços fraternos,
Ana Elisa Arnold
(anaelisaarnold@gmail.com)

ANDREIA GRIMALDE disse...

Oi Janaína, gostei muito do seu blog, sou evangelizadora do jardim, e gostaria de receber o seu arquivo.
desde já obrigada.
andreiagrimalde@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Janaína, gostei muito do seu blog, a tempos buscava novidades assim para as aulas de evangelização ,gostaria de receber seu arquivo.
Muito obrigada..
ceeld@terra.com.br

Anônimo disse...

Olá Janaina,MEU NOME É MÁRCIA,
parece que esse jogo fez muito sucesso hehehe.
Gostaria de trabalhar esse com as crianças que evangelizo.

meu e-mail é:

msaraivafonseca@gmail.com

Obrigada :D

Anônimo disse...

Janaina, olá!

Adorei a idéia da trilha, você pode me mandar o material que tem.
Meu e-mail é: familia_rufo@terra.com.br

Um beijo grande e muito obrigada

Verônica

Anônimo disse...

Olá Janaína, adorei muito o blog. Muita criatividade para o tema Porta estreita tao importante para nossas vidas. Se for possível, eu gostaria do arquivo do jogo para brincar com as crianças. Elas vao adorar!!! Muito obrigado. Jonathancbv@yahoo.com.br

Andrea disse...

Olá!Janaína.
Estava exatamente procurando estudos sobre "a porta estreita" para a nossa evangelização. Gostei demais da idéia. Se puder me enviar o arquivo do word, ficarei muito grata. andrea.s.falcao@gmail.com

Marli Gabriel disse...

Olá Janaína, estou encantada com seu material que garra hem!! belo trabalho. faço também um trabalho voluntário com crianças em um restaurante para crianças carentes. esta dinâmica vai ser perfeita.
abraços.
marligabriel@gmail.com

Eliana disse...

olá, gostaria do arquivo para montar a trilha.
eli-lobo@uol.com.br
Muito boa sua indicação, obrigada.
Eliana

Anônimo disse...

Olá Janaína,

sou um frequentador assíduo do seu blog e tenho me socorrido dele várias vezes para as minhas aulas. Gostaria de receber o arquivo da trilha e se possível também o do livro. Jesus lhe fortaleça e retribua em bençãos pelo belo trabalho e apoio que você tem nos ofertado (meu email: masp@pib.com.br).

Marcelo ("Obreiros da Vida Eterna")

Anônimo disse...

Que bacana! Mande pra mim, por favor!
vivendoempaz@gmail.com
Obrigada!
Luciana

iara disse...

Gostei muito do seu site, já que como vc gosto de aulas com dinâmicas. Gostaria de receber o modelo da aula sobre o livre arbítrio se vc tiver o modelo da trilha com as perguntas agradeço muito se enviar para o meu e-mail
Iara Carneiro
iarareiscarneiro@gmail.com

Dinha disse...

Adorei esta idéia. Muito criativa e prática. Se puder, me envie o arquivo com as perguntas. Agradeço muito. Que Deus continue abençoando seu trabalho!

Dinha disse...

esqueci de passar meu e-mail: minhacaixinha@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi, poderia me enviar também? As crianças vão adorar!!
Abraços! Muita paz!
solangercamargo@hotmail.com

Marcia disse...

Olá Janaina,
se possível gostaria de receber o arquivo da trilha. Parabéns pelo seu blog e que Jesus te fortaleça nesse seu trabalho abençoado.
Obrigada pela atenção.
Meu email é : marcia.t.araujo@gmail.com

Anônimo disse...

Prezados,

Achei excelente a idéia para usar na evangelização!!
Teria como mandar-me por e-mail?
Obrigado de antemão,
Cleudo
e-mail: cleudosilva@gmail.com

Anônimo disse...

Olá Janaina!
Adorei a ideia! Vou usá-la para a aulinha livre arbítrio para o maternal.Será que vc pode enviar o arquivo da trilha, por favor no e-mail: flaviaalmenara@yahoo.com.br Muito obrigada.

Anônimo disse...

Oi Janaína, amei a sua idéia, vc me envia o arquivo da trilha, meu mail é gilmaracsouza@gmail.com. Obrigada.

Anônimo disse...

Eu Estou Ajudando Na Evangelização Infantil,E Amei Sua Idéia !!!
O Quanto Mais Rápido Vc Puder Me Mandar Melhor...Mas Será Q Vai Dar Pra Eu Fazer Este Jogo Com Crianças D 3 Á 7 Anos??
Aguardo Sua Resposta
gabimvp@uol.com.br
Obrigada!!

Anônimo disse...

Olá Janaína,
Parabéns pelo Blog, super legal! Eu e meu marido estamos preparando uma aula sobre o tema p/ a Pre-Mocidade e descobrimos sua trilha. Pode me enviar este do livre-arbítrio, p.f.? Abraços e que Deus nos auxilie neste trabalho sempre ! mirtestelles@ibest.com.br

Anônimo disse...

Janaína,
Bom dia! Gostaria de receber o esquema desse jogo de trilha. tem como enviá-lo, por favor?
abraços,
Flávia

Anônimo disse...

Desculpe! Esqueci de deixar o email: flaimpressao@hotmail.com
Abraços,
Flávia

Anônimo disse...

JANAINA,
GOSTARIA DE RECEBER O ROTEIRO PARA A TRILHA AULA LIVRE ARBITRIO
GRATA RITA GOUVEIA
E-MAIL:prarq.rita@hotmail.com

Anônimo disse...

BOA TARDE JANAINA, GOSTARIA DE RECEBER O ARQUIVO DO JOGO, SOU PROFESSORA DA CLASSE DE PRÉ ADOLESCENTES EM MINHA IGREJA, ABRAÇOS

e-mail: angelagobbi@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa noite Janaina, gostaria de receber este material para dinâmica com os meus pequenos! Sou evangelizadora, e adoro compartilhar essas boas idéias. Meu e-mail : silvialeopacci@bol.com.br. Grande Abraço

Anônimo disse...

Bom dia, Janaína, gostaria de receber a dinâmica por email. polaquea@yahoo.com.br
Um abraço! Lorena.

Márcia disse...

Oi Janaína,
adorei essa atividade. Se puder mandar pra mim, agradeço muito.
Um grande abraço.
harumischwab@gmail.com

Anônimo disse...

Janaina, os meus evangelizandos adoram jogos. A minha turma é a mocidade. Se puder, por favor, envie para mim. Obrigada!

afc.franco@gmail.com

Anônimo disse...

Olá Janaína,gostaria de fazer esse jogo com os jovens você manda pra mim?
Obrigada.
tiareginamorelli@yahoo.com.br

lenilda disse...

Oi janaina, gostaria de fazer essa atividades com as crianças da evangelização, pode mandar pra mim, se possível. Agradeço desde já, Bjus de luz em seu coração. lenildacristine2014@outlook.com

Anônimo disse...

Olá Janaina, gostaria de fazer essa atividade com as crianças da evangelização
você pode mandar pra mim.Agradeço desde já sua atenção.Um grande abraço!
escolanec@gmail.com.br

Anônimo disse...

Olá Janaina, parabens pelo excelente trabalho, gostaria de fazer esta atividade com as crianças, se possivel me envie o arquivo.Muito obrigada e fraterno abraço. Eliane.
elianelumina@yahoo.com.br

Unknown disse...

eu queroo roteiro...

priscilabranquinhox@gmail.com

Obrigada

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa Janaína adorei a ideia, muito construtiva. poderia me mandar o roteiro da trilha?
malagasilva@yahoo.com.br

Desde já agradeço a atenção e fico no aguardo.

Deus continue te abençoando muito.

Aury Cleide disse...

Olá!!! muito boa essa ideia!!! Se puder me enviar ficarei muita grata! aurycleide@gmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde, pode enviar o roteiro da trilha por favor. ana_a.souza@hotmail.com

Unknown disse...

Boa tarde, me envia o roteiro da trilha por favor! ana_a.souza@hotmail.com

Unknown disse...

Boa tarde, me envia por favor o roteiro da trilha! ana_a.souza@hotmail.com

Saúde e Bem-estar à todos disse...

Muito boa a iniciativa e o trabalho! Parabéns!!!
Agradecido por disponibilizar a atividade.
dr.marceloborges@gmail.com

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho, você tem sempre ótima ideias. Gostaria que fazer esta atividade com adolescentes. Se possível, me envie o arquivo para rbmontes28@hotmail.com
Abs.
Renata

Unknown disse...

Boa noite, Parabéns pelo trabalho, poderia me enviar o arquivo para vera.kasteckas@gmail.com

Anônimo disse...

Parabéns pelo trabalho, adorei a ideia da trilha, seria possivel me enviar o arquivo cathepires@gmail.com. desde já agradeço imensamente.
Abraços
Catherine

Unknown disse...

Bom dia. Adorei a ideia. Sempre me inspiro com o trabalho de vcs. Poderia me enviar o arquivo? jomarasalvador@gmail.com
Abraço fraterno e obrigada,
Jomara

carolcvr disse...

Boa tarde, parabens pelo trabalho. Será que tem como me enviar o arquivo da trilha. carolcvr@gmail.com , muito obrigada

Unknown disse...

Amei a ideia,parabéns. Abraços. Gostaria de receber o arquivo. maria.rosa.aguiar@educacao.mg.gov.br

Anônimo disse...

Oi, boa noite!
Sei que já faz muito tempo da sua publicação, mas gostei muito, parabéns pela criatividade. Se for possível poderia me enviar o arquivo. Fraga.sueli@gmail.com

Anônimo disse...

Boa noite! Sei que já faz muito tempo da sua publicação, mas amei a ideia, parabéns pela criatividade! Se for possível poderia me enviar o arquivo. fraga.sueli@gmail.com.Muito obrigada. Deus te abençoe! Abraços.
Sueli.

Postar um comentário