Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

terça-feira, 30 de março de 2010

Curso Rápido de Evangelização: 5. O Coordenador



O coordenador é um líder e todo líder se destaca pela ciência de observação com que desenvolve seu dia a dia. É naturalmente um elemento que auxilia o coordenador apreender em linhas gerais o que gastamos longo tempo em áreas pessoais.
Igualmente é alguém que e sente comprometido diretamente com o projeto que o envolve, capaz de opinar sem retirar o direito do grupo, demonstra maturidade naquilo que desenrola, tem firmeza de caráter e é capaz de conduzir harmonicamente um numero muito grande de pessoas.
O Maior líder que a terra conheceu foi Jesus Cristo. Com essência Mestria falava com autoridade, assustando até mesmo catedráticos, que acabavam por compreender que a informação com que Ele direcionava sua vida só podia vir de um superior maior.
Faz-se necessário reconhecer o limite de um líder, daí só enfrentamos uma situação constrangedora ou agradável, que nos pede esforço, se observamos o líder realizando. Neste espírito de lutas Jesus propõe algumas técnicas para que o fundamento de uma liderança não seja caótico.
Perseverança, vigilância, observação, cautela, desprendimento, disposição, boa vontade, conhecimento, expressões que vamos utilizando ao longo deste desenrolar de informação.

Vejamos:
 
► Perseverança
 
“Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” Jesus (Mateus 24:13)
 
“Porque nós somos cooperadores de Deus.” Paulo (1 Coríntios 3:9)
 
“Ao que nos parece, portanto, segundo os conhecimentos que possuímos, por “acrescimento de misericórdia”, já é tempo de cooperarmos fielmente com Deus no desempenho de nossa tarefa humilde.” (Vinha de luz cap. 48)
 
“Verdadeiros líderes podem mudar o rumo da história” (livro monge o executivo)
 
“Quem não deseje servir, procure outros gêneros de tarefas. A comunicação não comporta perda de tempo nem experimentação doentia, sem grave prejuízo dos cooperadores em cauto.”
Livro os mensageiros cap.5 pág.40

 
► Vigilância

 
“Também digo que és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja” (Mt 16: 17)

 
- Convicção Espírita.
- Autoridade Moral.
- Comprometimento com a Tarefa.
- Conhecimento.
- Programação.
- Vivencia Evangélica.
- Ter habilidade de motivar e influenciar...
 
• Nele encontrarás sempre as respostas às tuas inquietações, afim de que não te alarmes, não te atormentes, mas para que possa seguir caminho a fora, superando as deficiências em torno de ti, cumprindo a parte que te cabe cumprir na cooperação com a obra de Deus sob a claridade do consolador.” Guilherme March - texto extraído do reformador / maio 2005
 
► Observação:
 Atributos da liderança:
  • Disposição para tentar aquilo que ainda não foi tentado.
  • Auto motivação: O líder auto motivado consegue motivar os outros.
  • Percepção aguda: Com esta qualidade o líder eficaz adquire respeito da equipe, torna-se sensível ao que é direito e justo.
  • Planos definidos: O líder motivado sempre tem objetivos claros e definidos e planejou a realização de seus objetivos. Ele planeja o trabalho e depois trabalha o seu plano com a participação de seus subordinados.
  • Perseveranças nas decisões: Desenvolver humildade suficiente para estar certo nas decisões, um líder eficaz decide depois de ter feito suficientes considerações sobre o problema,considerando a possibilidade de a sua decisão estar errada.
  • Ter hábito de fazer mais do que lhe é exigido: Uma das verdadeiras condições do líder é a disposição para fazer mais do que é exigido do pessoal. Presença antecipada do líder e a sua participação mesmo depois dos instantes finais na equipe, assegura bem seus dirigidos.
  • Personalidade positiva: As pessoas respeitam tal qualidade. Ela inspira confiança e também constrói e mantém uma equipe com entusiasmo.
  • Empatia: O líder de sucesso deve possuir a capacidade de colocar-se no lugar de seu liderado, de ser capaz de ver o mundo pelo lado das outras pessoas. Ele não precisa concordar com essa visão, mas deve ser capaz de entender como as pessoas se sentem e compreender seus pontos de vista.
  • Domínios no detalhes: O líder bem sucedido entende e executa cada detalhe do seu trabalho e, é evidente, dispõe de conhecimento e habilidade para dominar as responsabilidades inerentes à sua posição.
  • Disposição para assumir responsabilidade: Uma liderança convida a dividir responsabilidade, erros cometidos devem ser analisados pelo conjunto, a falha de um pode ser causado pela inexperiência de outro, e isso não é erro. Se o líder tentar mudar a direção dessa responsabilidade, não continuará liderando e dará insegurança a seus seguidores. O clichê do líder é: "A responsabilidade é nossa”. 
  • Duplicação: Outro atributo de um líder: ser capaz de desenvolver outros lideres. Pode-se julgar um líder pelo número de pessoas em que ele refletiu os seus talentos e fez evoluir.
  • Determinação: A expressão "A menos que batalhemos por alguma causa, nos deixaremos levar por qualquer causa" resume bem a importância de ter-se uma causa pela qual valha a pena viver e trabalhar. Nada cuja aquisição tenha valor é muito fácil. O líder de sucesso tem a determinação de atingir objetivos não importando os obstáculos que surjam pelo caminho. Ele acredita no que está fazendo com a determinação de batalhar por sua realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário