Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

domingo, 28 de março de 2010

Tempo: Questão de Administração

O assunto de tempo me persegue. Até hoje, só conheci um único evangelizador, depois de mim mesma, que não reclama de falta de tempo.
Não tem desculpa mais usada para a não preparação caprichosa da evangelização.
Ah, não gente. Fica triste comigo não, mas a "falta de tempo" é somente o que meu sapientíssimo ex-patrão chamava de "Desculpa verdadeira". Sabe o que é isso? Vou contar: Eu não estou assim muito animada para ir em algum lugar e começa a chover. Então digo de mim para comigo: Não vou porque está chovendo. Está chovendo mesmo (é verdade), mas não é por isso que não vou. Não vou porque não quero (a chuva é só a desculpa). Se fosse alguma outra coisa de seu maior interesse, eu iria mesmo chovendo fogo. Entendeu?
A coisa do tempo é só uma desculpa verdadeira, porque realmente o nosso tempo é muito corrido mesmo. Mas daria para fazermos tudo bem feito sim!
"Ah, Janaina fala isso porque não está na minha pele. Se ela fizesse tudo o que eu faço, queria ver."
Então tá! Não sirvo de exemplo pra ninguém não, mas quero apenas atestar que sei do que estou falando: Sou mãe de 3 filhos (4 com o marido. Rsrs), com 4, 7 e 9 anos, dou conta de todo o dia a dia deles, e sou eu quem cuido da casa (lavo, passo, cozinho, porque não tenho empregada). Trabalho as horas diárias normais de trabalho (sou fichada, gente!) em uma transportadora, como gerente! Tenho um outro serviço extra, por causa dessa corrida material em que a gente se encaixa na vida, que também me toma algumas horas por dia, todos os dias. Tenho 2 reuniões mediúnicas por semana, faço o "Miudinho" do Evangelho em uma casa Espírita às quartas, dou palestras durante a semana, alguns cursos em BH e região metropolitana, sábado e domingo pelas manhãs estou na casa espírita, por causa dos trabalhos na evangelização infantil. Mantenho este blog sobre evangelização, e mais outro, sobre outros assuntos, e os atualizo todos os dias úteis. Atendo de quando em vez pessoas que me procuram para trocar experiência sobre evangelização ou outros assuntos desenvolvidos em palestras, seja por email (não os deixo sem resposta) ou por telefone. Leio ou releio cerca de 1 ou 3 livros por mês e ainda estudo várias outras obras para manter o Miudinho, as palestras e as evangelizações.
Claro que tenho outras pequenas tarefas nesse meio termo que têm a ver com evangelização ou com a casa espírita, que não descrevi aqui.
Ah, tenho os lazeres comuns com as crianças, como parque, zoológico, cinema, etc. Faço culto no lar e tudo o mais.
E, lógico, tenho alguns projetos que pretendo realizar, no que diz respeito a evangelização ou doutrina de um modo geral. Estão sendo elaborados...
Achou muito? Ainda tenho tempo sobrando, viu?
Agora, se pensarmos em Jesus, por exemplo, aí a coisa toma uma dimensão interessante, porque ele não dedicou as horas de laser ou horas mortas para Deus. Dedicou-se 24 horas por dia e fez coisas inimagináveis em um tempo muito, mas muito curto!
Ele mudou o mundo em apenas 3 anos! Mudou todo o contesto social de um mundo inteiro. Três anos é muito pouco para séculos de tradições enraizadas!
Ele pegou 12 homens sem especializações aparentes, pescadores, trabalhadores braçais ou comprometidos com questões meramente materiais e os tornou especialistas em evangelização, em espiritualidade. Em apenas 3 anos!
É mole?
O tempo é um tesouro que nos foi dado por Deus para administrarmos! Estamos aí às voltas com 24 horas por dia, imagine quando formos falar sobre eternidade, hum?
Temos que aprender a ser fiéis no pouco para podermos administrar o muito!
Ora, vamos priorizar nossas horas, fazer uma planilha, um esquema... qualquer coisa que nos ajude. Sem nos tornarmos escravos das horas!
Fazer uma lista de tarefas é uma boa coisa. Listar por prioridade, ordenar pela lógica, por exemplo: as coisas urgentes, programo de fazer em um horário que sei que serei menos interrompida.
E o pulo do gato, a fórmula mágica, a grande cartada! Delegar tarefas! Trabalhar em equipe! Pedir ajuda (humildade) quando necessário! Aprender a contar com os outros!
Por que nosso tempo não dá? Porque estamos trabalhando sozinhos quando temos companheiros que nos auxiliam! Quanto evangelizador não se dá o trabalho de ligar para o colega de sala, ou mandar um email... Com o coordenador então, nem se fala... Sabe aquele papo de "Não quero incomodar"? O nome bonito disso é orgulho!
Oras, Jesus contou com uma equipe (e grande, viu?) para fazer sua tarefa. O tempo deu, apesar de muito curto!
O que estamos esperando?
Vamos colocar no papel o que fazemos e vamos descobrir que estamos mais envolvidos com a ansiedade de fazer alguma coisa que com o trabalho em si, propriamente dito. Experimenta aí e me fala.
Como eu tenho certeza de que, ao pensar direitinho no assunto e se organizar, todo mundo vai descobrir que tem muitas horas para preencher, já, de antemão, deixo as dicas de nosso André Luiz, no que se refere às horas vazias. Anota aí:

A HORA VAZIA
André Luiz

Quando as mãos repousam, a mente é defrontada pelo problema da hora vazia.

Se você procura a integração com o Divino Mestre, aprenda a utilizá-la.

Pense no irmão enfermo que reclama Socorro espiritual e auxilie-o com as suas vibrações de carinho, se as circunstâncias lhe não favorecem a visita pessoal.

Plante uma árvore benfeitora.

Busque a companhia do livro edificante e tente fixar-lhe as lições.

Tome um lápis e faça anotações que lhe sirvam à memória ou escreva alguma frase consoladora que possa contribuir na sementeira de reconforto e bom ânimo.

Aproveite o ensejo para uma palestra em que você coopere na ressurreição do companheiro que caiu em desalento.

Comente a grandeza do bem, evitando, no entanto, o diapasão do discurso solene, a fim de que você alcance a intimidade dos ouvintes e consiga renová-los.

Medite, à frente da Natureza que oferece espetáculos prodigiosos da Sabedoria Divina, desde a casa minúscula da formiga até o firmamento cravejado de estrelas, recolhendo no imo do ser a essência imperceptível da instrução celestial.

Fixe a atenção em tudo o que seja útil e nobre, bom e belo, e não se desvie, porque no repouso dos braços, quando chega o problema da hora vazia, os semeadores do mal encontram larga oportunidade ao plantio da discórdia e da incompreensão, junto do qual, você, imperceptivelmente, começará perdendo o tempo, complicando as próprias lutas e sombreando o caminho terrestre, para depois perder inutilmente a própria vida.

Fonte: Do Livro “Irmãos Unidas” Francisco Cândido Xavier

2 comentários:

Anônimo disse...

Ei, Janaína. Me chamo Adriana e frequento o Paz e Amor. Vendo a sua foto, lembrei de vc em algumas reuniões. Estou fazendo um curso com a Stelinha e curiosamente seu nome foi citado no último sábado, mas pode ficar calma foi só elogios. Foi falado do seu belo trabalho com a criação do blog e justamente a questão do tempo,ou melhor a falta dele que muitas vezes reclamamos e a pergunta que foi lançada e curiosamente vc respondeu neste post- como vc casada, mãe de 3 filhos, que trabalha fora, e etc, etc consegue tempo para fazer um trabalho de evangelização tão lindo? Parabéns e que Jesus continue te iluminando com essas idéias tão criativas que engradecem o trabalho. Um grande abraço e-mail adrifps36@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Parabéns. Suas palavras serviram de puxaõ de orelha....belo trabalho e exemplo.

Postar um comentário