Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

quinta-feira, 25 de março de 2010

Descubra a Frase

Joguinho muito legal e muito divertido, além de simples. O que vou exemplificar é sobre o tema perdão, mas pode ser feito com qualquer tema. Quanto à idade, crianças alfabetizadas e jovens gostam muito, só tendo o evangleizador que adequar as perguntas ou tarefas à idade da criança.
Funciona como a nossa velha "Forca", porém, aqui tem-se que descobrir uma frase. Mas, porém, todavia, contudo... Ao falar uma letra qualquer, a criança ou jovem tem que responder uma pergunta ou cumprir uma determinada tarefa. Pra ficar mais legal!
Vamos ao exemplo:
A frase "CONCILIA-TE DEPRESSA COM O TEU ADVERSÁRIO, ENQUANTO ESTÁS NO CAMINHO COM ELE", para o tema Perdão.
Algum evangelizando sugere a letra A, por exemplo. Para ganhar o direito de a letra A ser colocada em seus lugares pelo evangelizador (no caso desta frase, são sete letras A), na frase. No caso de meu exemplo, para a letra A, o evangelizando tem que responder com suas palavras a questão nº 661 de O Livro dos Espíritos. A resposta deve aproximar-se em sentido com a resposta dada pelos espíritos.
Mas as tarefas podem ser diversificadas,  como "Complete a rima", ou "Complete a música de evangelização", "Mímica", "Complete a frase de Jesus" ou "Desvende o Enigma", sempre tendo a ver com o tema. A dificuldade vai variar conforme a idade da criança.
Detalhe: Na figura de representação da brincadeira, existe um número embaixo de cada tracinho de espaço da frase: é um mapa para o evangelizador se orientar. No caso do exemplo que dei, as letras "A" estão nos espaços numerados 8, 18, 26, 32, 40, 47 e 52. Assim fica fácil o evangelizador ir completando com as letras pedidas.
O exemplo que tenho é do tema Perdão, feita para crianças de 10 anos em diante. Foi muito legal e as crianças amaram. Não fiz no quadro. Fiz um cartaz enorme, com os espaços definidos e bem decorado com figuras e tudo mais. As letras fiz impressas e recortadas. O jogo foi feito com a sala toda envolvida em um único grupo. Quando acertavam, designavam alguém para ir lá e colar no lugar a letra.
Viu? Simples e fácil de fazer. Mas não esquece o capricho!
Se quizer o que tenho, deixa um comentário com email, ok? Se precisar de ajuda para elaborar para outro tema, deixa isso no comentário e a gente pensa juntas, tudo certo?

4 comentários:

Anônimo disse...

Janaína, mais uma vez adorei como trabalou o tema perdão, se puder me mande a atividade.
Um abraço, que Jesus te ilumine sempre!
Simone
simoneolicar@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Janaina..tem como mandar?
sheyla-alves10@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá janaína, adorei como traballhou o tema, se puder me mandar agradeceria muito.
iarasantana02@yahoo.com.br Fique com deus!

Ivamar disse...

Janaína, minha amiga, você poderia me enviar o material dessa aula com a atividade que citou acima? Entendi o sentido mas me perdi na questão da numeração para o evangelizador...poderia me enviar, pois terei uma semana para preparar o cartaz e as letras. Vou te mandar um email também.Obrigada
ivamar42@gmail.com

Postar um comentário