Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

segunda-feira, 15 de março de 2010

Albinho de Figurinhas para o Ano Inteiro


Este ano, na evangelização de Domingo, elaboramos um albinho, baseado no Temário do ano de nossa Casa Espírita (Núcleo Espírita Maria de Nazaré, Rua Castigliano, 711 - Padre Eustáquio - BH/MG).
Ele funciona assim: Tem todos os temas do ano (que estão à esquerda do alginho em "lapelas" para facilitar a consulta) e, em cada tema tem uma ou mais figurinhas que serão dadas pelo evangelizador à criança em cada uma das Evangelizações. Todos os temas possuem, ou idéias básicas da Pasta Azul (A apostila da UEM, sabe qual?), ou alguma história ou parábola também sugerida pela Pasta Azul, trechos das Obras Básicas ou Obras Subsidiárias seguras, poesias, e ainda músicas de evangelização. Então, as figurinhas são ilustrações de histórias, de poesias ou músicas, ou figuras referentes às idéias básicas ou parábolas, algumas figuras formam quebra-cabeças, outras são para colorir, etc.
Existem atividades para colorir, mas muitas das figurinhas e páginas são coloridas.
O Albinho NÃO é uma atividade de sala. Não foi elaborado com esta finalidade. É dado para a criança levar pra casa e ela não tem obrigação de trazer na evangelização. Serve apenas para que a criança esteja "ligada" à evangelização enquanto não está no ambiente do Centro Espírita. Como um incentivo "Extra-Classe".
For falar em elaboração, devo deixar muito claro que esta idéia não é minha. Há uns seis anos atrás vi a idéia em uma feira de recursos didáticos que nossa casa promoveu e fiquei com a idéia na cabeça, doida pra fazer, mas só fiz agora. Então, por não me lembrar, não posso fazer justiça à pessoa que teve essa idéia genial.
Em nossa casa, combinamos que, caso a criança falte a alguma evangelização, ela receberá ainda assim as figurinhas. E que, se perder o album, dentro de nossas possibilidades, nós vamos repor para a criança.
Bem, a idéia tá aí e pode ser adaptada, por exemplo, para crianças ainda muito pequeninas, aumentando-se as figuras, mas não sem texto, pois assim pode integrar pais e filhos na atividade. Também pode ser adaptado para mocidade, colocando-se mais atividades.
Particularmente, amei a idéia e vamos tentar fazer todos os anos, em nossa evangelização.
Se alguém quiser o albinho para, a partir dele elaborar o próprio, é só deixar um comentário aqui com o endereço de email que eu mando os arquivos, que estão em Powerpoint.

46 comentários:

Tânia Iole disse...

Jana, que maravilha!
Parabéns pela iniciativa.
É muito bom ter você conosco!
Com carinho, Tânia Iole.

ANDRÉ LUIZ disse...

eu gostaria muito que voce me enviasse o album. Para eu ver como faz e que sabe faz~e-lo para nossas crianças. Katy - Campo Grande/MS

ANDRÉ LUIZ disse...

pode mandar no andreluizcgms@gmail.com

ALICE LIRIO disse...

GOSTARIA DE RECEBER.
o SEU MATERIAL É MUITO BOM
E TEM AJUDADO MUITO NA EVANGELIZAÇÃO.
aliceglirio@yahoo.com.br

bruna disse...

gostaria de receber, achei bem interessante. meu e-mail é bruninha_seabra@yahoo.com.br. obrigada

Wanda disse...

Ah...
Eu gostaria muito de receber este albinho.
Por favor, envie para wandacrs@gmail.com
Obrigadíssima.

Frederica disse...

Olá, Janaína, tenho interesse em receber esta idéia, pois também sempre acalentei essa vontade de ter, ao final do ano, um material para entregar às crianças para que elas mantivessem o contato com a programação dada no ano e como incentivo para ela voltar no próximo ano, já que temos um recesso entre um ano e outro. Adorei! E fico no aguardo. Seu site me deu excelentes idéias, assim que der envio algumas também para você.Abraços.

Frederica disse...

Segue meu email: icafrida@hotmail.com

Rosana disse...

Oi Janaina

Muita obrigada por partilhar conosco esse material
tão bom! A nossa tarefa é sublime, mas o que seria de nós evangelizadores se não tivéssemos ajuda dos companheiros de caminhada? Gostaria de receber esse albinho, que com certeza me ajudará muito no preparo dos temas para o próximo ano. meu email é rf.costa100@yahoo.com.br
A casa onde colaboro também chama-se Maria de Nazaré, aqui em Itapetininga - SP.
Obrigada
Rosana

Unknown disse...

Olá,
gostei muito dessa idéia,
se puderes me enviar o arquivo do albinho ficarei muito grata.
Estou começando a preparar as aulas para 2011.
Obrigada pelas idéias maravilhosas.
giselejk@msn.com

Anônimo disse...

Oi!!
fiquei com uma dúvida, você entrega o álbinho pronto ou em cada aula entrega a figura correspondente? Se for a segunda opção, você entrega alguma pastinha ou algo do tipo, para a criança guardar as figuras?
Estou em um projeto para iniciar evangelização infantil no próximo ano. Não tenho experiencia e se vc puder me dar dicas ficarei muito agradecida!!
bru_ec@hotmail.com
obrigada,
Bruna

Anônimo disse...

Olá Janaina! Feliz 2011!!!

Poderia me enviar o albinho? Quero usar essa atividade com as crianças neste novo ano!!!
Obrigada
m_marcela03@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de receber o albinho.
Obrigada pela dica (mesmo não sendo sua!!!)
Abraço
Eliana
eliana.farnese@yahoo.com.br

Flavinha Lira disse...

Olá Janaina! Poderia me repassar este albinho por e-mail? flavials.adv@gmail.com

Obrigada, fique com Deus. Bjs, Flávia.

Unknown disse...

ADOREI A IDÉIA , VC PODE ENVIAR PARA MEU EMAIL?
TRABALHO COM EVANGELIZAÇÃO E NOVIDADES É SEMPRE BOM.
GRATA
admeaxavier@yahoo.com.br

PEDRO LEOPOLDO, 20 DE ABRIL DE 2011

Anônimo disse...

Boa Tarde,

gostaria de receber o material..
olhosnoespelho@hotmail.com

Muito obrigada,

Janaina

Anônimo disse...

adoraria receber.
Grata
Adriana
adrianarbastos@uol.com.br

Anônimo disse...

Oi Janaina!

Parabens pelo trabalho.
Adorei a ideia, desejao faze-lo, mande para mim quando puder.
Ps. Abraços de Estevão, Renata,Thais, Lucas, Guilherme... Todos.

Abraços

Carol
caroltema@yahoo.com.br

Anônimo disse...

OI, adorei a idéia. Gostaria de receber o material do albinho.
Desde já agradeço a idéia e atenção.
Que Jesus te ilumine sempre.
Marília
mande para marilia@brando.com.br

Carolina Lima disse...

Olá Janaína!
Sou uma admiradora do seu trabalho e ideias. Se vc puder enviar o material, ficarei muito agradecida.
Abraços,
Carolina
carolinalima86@gmail.com

Anônimo disse...

Amei essa idéia. Gostaria de fazer também um. Trabalho com Evangleização Infantil. Você pode me enviar.

Meu e-mail- fnbento2@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Oi Janaina, adorei a idéia, gostaria de receber o albinho para trabalhar na evangelização.
Desde já agradeço.

marlene.lm60@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Janaina, adorei esta ideia, trabalho com ensino regular e fiz um modelo parecido, com figurinhas dos livros literarios que os alunos liam durante o ano. Nâo havia pensado em adapata-la a evangelização. Por isso precisamos sempre trocar ideias. Gostaria de receber o seu modelo.
Seu blog é simplesmente maravilhoso. Parabéns pelo trabalho e que Jesus a proteja sempre.
meu email: aureliaaparecida@netsite.com.br

Anônimo disse...

Olá Janaina, sou eu novamente, você gentilmente me enviou o albinho mas esta faltando algumas gravuras, será que você poderia me envia-las, são elas 1,26,27,28,32,33,34,35,55,56,71,76,85,86,. Agradeço novamente a gentileza de compartilhar materiais tão ricos. Que Jesus continue abençoando seu trabalho.
meu email: aureliaaparecida@netsite.com.br

Anônimo disse...

Olá Janaína sou coordenadora de evangelização infanto juvenil e adorei esta ideia do album, e olhando seu blog achei fantastica,maravilhosa suas idéias e gostaria de receber o seu modelo.
Parabéns pelo trabalho e que Jesus te ilumine sempre para novas idéias.
meu email:rikajr@gmail.com

Vera

Anônimo disse...

Olá Janaína.
Será que poderia me enviar o Albinho por favor?
Muito obrigada.
Sonia
clinicasonialuna@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi janaína.
Eu gostaria de muito de falar com voce para que me ajudasse com o inmício da evangelização e da mocidade aqui nmo Japão. Vc. tem skype?
Meu email é ss@spiritism.jp, mas para envio de arquivos voce pode utilizar meu email pessoal : clinicasonialuna@hotmail.com.
Queria tanto poder receber um albinho já pronto aqui para eu ter uma ideia melhor, ja que não tenho exeriencia com evanbgelização infantil e mocidade..
Muito obrigada
sonia sumi - www.spiritism.jp

Anônimo disse...

Oi Janaína, queria muito o Albinho tb.
Se puder me enviar ainda, o e-mail é andrea_bukzem@hotmail.com
Muito obrigada.

Andrea

Anônimo disse...

Oi Janaína
Gostaria de saber sobre cursos de iniciação de evangelizar.Conhecer didáticas e outros.
Adorei a ideia do albinho, se puder me enviar o arquivo meu email é :ivanab_16@htmail.com
Meu nome é Ivana Borges Uberaba MG
Abraços Fraternos.

Anônimo disse...

Oi Janaína,

Parabéns pelo trabalho.

Gostaria de receber este albinho.
O e-mail é raniapeixoto@yahoo.com.br

Abraços,
Rania

Anônimo disse...

Bom dia Janaina, obrigada pelo lindo trabalho que você tem realizado....gostaria de receber esse material das figurinhas para usar junto as crianças de nossa casa espírita...meu e-mail é katiaval.ribeiro@hotmail.com....obrigada....

Anônimo disse...

MUITO BOA A SUGESTÃO DO ALBUM GOSTARIA DE RECEBER

sonia_peixoto_@hotmail.com

Anônimo disse...

Achei muito útil a ideia, poderia me encaminhar o arquivo. Agradeço!
deasoarespereira@gmail.com

Vanessa Moraes disse...

Ótima idéia, sou evangelizadora e gostaria de receber o power point. Grata.
Seu blog é perfeito, não consigo sair dele ...
Vanessa

Vanessa Moraes disse...

Por favor, encaminhe para vanessa.marc@ig.com.br

Vanessa Moraes disse...

Ótima idéia, sou evangelizadora e gostaria de receber o power point. Grata.
Seu blog é perfeito, não consigo sair dele ...
Vanessa

Vanessa Moraes disse...

Ótima idéia, sou evangelizadora e gostaria de receber o power point. Grata.
Seu blog é perfeito, não consigo sair dele ...
Vanessa

Anônimo disse...

adorei. Vc poderia me enviar o arquivo?
lilian.mozelli@gmail.com
Obrigada

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, tem sugestões maravilhosas. Poderia me enviar o arquivo do álbum de figurinhas? E-mail ad.sa@hotmail.com, muito obrigada, Adriana

Unknown disse...

Oi Vanessa
Gostaria que enviasse o arquivo da evangelização infantil.
Grata, Renata
renataantunes754@gmail.com

Unknown disse...

Oi Vanessa
Gostaria que enviasse o arquivo da evangelização infantil.
Grata, Renata
renataantunes754@gmail.com

Anônimo disse...

Olá! Gostaria muito de receber esse albinho. A ideia é mesmo sensacional.
endereço: dessa_passos@msn.com
Obrigada por sempres postar suas aulas que nos ajudam muito na prática da evangelização.
Obrigada.bj

Anônimo disse...

Boa tarde.
Gostei da ideia do albinho, gostaria de receber esse material.
cristiane_b_brandao@hotmail.com

Rosana disse...

Boa noite, gostei mto do material, poderia manda-lo em meu email?
rf.costa100@yahoo.com.br

graciana lopes disse...

Bom dia, amando todas as dicas. Gostaria sim de receber o material. Gracianalopes13@gmail.com

lucibiscaia@gmail.com disse...

Tenho interesse em receber o albinho lucieandre@uol.com.br
Sou Evangelizadora no Centro de Estudos e Educação Espiritual Maria Dolores em Ponta Grossa - PR. Obrigada!

Postar um comentário