Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

terça-feira, 16 de março de 2010

Livrinho Inteirativo "Você Decide"

Um belo dia, trabalhando com mocidade, eu fiquei pensando em como fazer que minha turma entendesse de uma maneira mais inteirativa a questão do Livre Arbítrio e da Lei de Causa e Efeito, já que esse era um dos temas do ano. Então, me lembrei daquele programa da Globo, chamado "Você decide", onde podíamos escolher o final da história.
Matutei e matutei até lembrar-me que, em minha adolescência (o que não tem muito tempo, claro) haviam uns livrinhos chamados "Você Decide", onde em várias etapas, poderíamos escolher o rumo da história, e que eram uma febre entre meus amigos. Aí eu pensei com meus botões (engraçado, não seria mais coerente pensar com o cérebro?): "Gente, bem que podeia ter um livrinho destes com temática espírita, não? Assim eu poderia dar para a mocidade..."
Não tem esse tipo de livrinho com temática espírita.
Então, o que me restou? Fazer um, claro:
Escolhi uma história de Humberto de Campos, pois amo trabalhá-las na evangelização (de qualquer ciclo, digo assim de passagem), e adaptei um pouco a história, omitindo fatos mais chocantes ou contando-os de forma mais amena, pois não existe a necessidade de se abordar certas temáticas entre crianças e jovens.
Aí, em certas etapas, pedia a inteiração do evangelizando, cuja resposta o levaria a determinada página para continuar a história. Mas, em determinados trechos, após várias escolhas (Livre Arbítrio), não é mais permitido escolher e as decisões tomadas levam a determinados resultados positivos ou não (Causa e Efeito), criando assim, vários finais possíveis.
Então, em vários pontos, uma decisão do início interfere em um resultado lá na frente, e assim vai.
Arrumei umas figuras que ilustram a história e sejam condizentes com nossa Doutrina e montei. (Hum, essa história de figuras merece um post. O que já vi de evangelizador colocando desenho animado e anjinho com asas em atividades ou enfeitando a sala, não dá pra contar. Vamos elaborar um...)
Ficou bom.
Os meus jovens da época adoraram. Já fiz com Pré mocidade e crianças de 9 e 10 anos e também gostaram muito.
Claro que, antes de empregar essa atividade com minhas crianças ou jovens submeti o livrinho a análise da coordenadora da tarefa, bem como a de outros amigos espíritas mais esperientes que nós, já que foi necessário adaptar a história. E aconselhamos que façam o mesmo! É uma maneira de obter mais segurança no trabalho.
Quer o livrinho para adaptar, tirar idéia, ou usar? Deixa um comentário com o email para eu mandar. O livrinho está em formato Word.

108 comentários:

Anônimo disse...

para mim este tem sido o mais material mais autentico dentro da evangelização, estimulador e muito dentro da área que estamos necessitando, queria muito este material para levarem sala de aula
beijo
eterna admiradora da tua luta evangelizadora
sonia

Anônimo disse...

Ei janaina tambem quero um livrinho no mue imail
ednamarrocos2@yahoo.com.br.
bjus

Anônimo disse...

janaina por favor me encaminhe o livro via e-mail
mandeflorescomamor@bol.com.br

Forte abraço.

Túlio

Anônimo disse...

Ola Janaina, gostaria muito de receber o livrinho no meu e-mail
luiza_almeida00@hotmail.com
um abração

Anônimo disse...

Oi, Janaína! Achei muito interessante a ideia do livrinho. Parabéns! Poderia me enviar por email? Muita paz e luz para sua vida! Kelly
professorakelly@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Oi, Janaína!
Parabéns pelas idéias!
Você pode ria me mandar o livrinho por e-mail.
Obrigada
angelasakeus@hotmail.com

Anônimo disse...

eu tambem gostaria muito, parabens pelo seu trabalho
katyrosane@gmail.com

JANAINA FARIAS disse...

Cara Evangelizadora,
O email katyrosane@gmail.com, que você informou está retornando. Gentileza verificar e deixar outro para eu enviar os arquivos!
Abraços,
Janaina Farias

Anônimo disse...

Oi Janaina,gostaria muito de receber o livrinho!
Meu e-mail;
marcia_tran@yahoo.com.br
paz e alegria sempre...

Anônimo disse...

Oi Janaina tudo bem?
Gostaria muito de receber o livrinho!

sheyla-alves10@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi Janaina!
Que alegria poder contar com uma evangelizadora
tão comprometida com o trabalho do bem!!!
Gostaria de receber o livrinho!
Parabéns pelo Trabalho!
luzanyluz@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi Janaina!
Td bom?

Estou adorando o seu blog!!!
Estamos com projeto de iniciar evangelização infantil e juvenil no proximo ano. Vc tem idéias e dicas ótimas que com toda a certeza iremos utilizar!!

Gostaria de receber o livrinho tb!rs

bru_ec@hotmail.com

Obrigada,

Bruna

Anônimo disse...

Oi Janaina!!!
Por favor, poderia me mandar o livrinho para o e-mail m_marcela03@hotmail.com
Amei o seu blog! Estou começando agora na evangelização de crianças e ele tem sido de grande valia para os meus estudos. Obrigada!

Anônimo disse...

O power point da causa e efeito tb! Please!!!
m_marcela03@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi Janaina!!

Gostei muito da sua ideia e gostaria que você me enviasse o livrinho. meu e-mail simoneolicar@hotmail.com
Parabéns pelo seu trabalho. Obrigada

Simone

Anônimo disse...

Ola Janaina, td bem!!?
Parabéns por esse trabalho na Seara do Cristo. Que amigos de luz, espíritos benevolentes amparem, sempre os seus propósitos!
Caso seja possível, remeta para o meu e-mail(gracemfmoreira@gmail.com) o livrinho que você confeccionou!?? Será de grande utilidade para o meu trabalho no Centro Espírita!
Beijinhos!!
Fique com Deus!
Grace

Anônimo disse...

Oi Janaina, tudo bem?
Parabens pelo trabalho, adorei o seu blog.
Se for possível, gostaria de receber o livrinho que você fez. Irá me ajudar muito. Meu e-mail é mcefonseca@bol.com.br
Abraço.
Cristina

Unknown disse...

Oi Janaina adorei esta idéia;vc pode mandar no meu E-mail,por gentileza?
jane.florescampos@hotmail.com
Fica na paz de Jesus.
BJUS

Carolina Lima disse...

Olá Janaína!
Estava procurando algo sobre o tema e me deparei com sua postagem!
Você poderia enviar no meu e-mail: carolinalima86@gmail.com?
Desde já agradeço a atenção!

Carol

Anônimo disse...

Oi Janaina, tb gostaria do livrinho!

bruninha_seabra@yahoo.com.br

Obrigada!

Anônimo disse...

Oi Janaina !
Gostaria de pedir para enviar o livro. Meu
nome é Silvana.

Sjversiani@gmail.com
Obrigada!

Anônimo disse...

Olá Janaína!!!
Parabéns pelas ideias,amei.
Você poderia me enviar o livrinho livre arbítrio,causa e efeito?
Obrigada
tiareginamorelli@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Oi Janaina, tudo bem?
eu gostaria de receber o livrinho

Grata e parabéns pelo site,

Juliana - juliesouzaf@gmail.com

Anônimo disse...

Gostaria muito de receber o Livrinho Interativo "Você Decide" Livre arbítrio e causa e efeito
meu e-mail
lucinda_pn55@hotmail.com

muito grata
Lucinda

Anônimo disse...

Olá Janaína, meus parabéns pelo trabalho! farei uma atividade com ele e gostaria que vc enviasse pra mim o arquivo da atividade.
Muito obrigado,
luizmancini@yahoo.com.br

Silviaff disse...

Janaina! isto era tudo que eu estava buscando.... por favor, podes me enviar o livrinho? Beijokas!
Silvia Figueiredo

Silviaff disse...

silviaff@gmail.com

Anônimo disse...

Olá Janaína, adoraria receber o livro interativo sobre Livre Arbítrio. Meu email é:
diana_rio@hotmail.com. Bjs e obrigada.

penha faglioni disse...

Estou imensamente grata pelo auxílio. Sou evangelizadora do Grupo Fraternal Eurípedes Barsanulfo de Santo André.
Maria da Penha
meu e-mail: penhafaglioni@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Como sempre suas idéias são ótimas!! Por favor, me mande o livrinho no formato Word. Obrigada. jaquelineeloy@hotmail.com

Anônimo disse...

Janaina por favor me made o livrinho
sheyla-alves10@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi Janaína!
Amo, amo, amo o seu blog! Sua energia, sua alegria e suas atividades são inspiradoras! Já divulguei para todas as colegas da evangelização.
E adorei a ideia do livrinho! Pode me mandar o modelo?
Desde já obrigada e mais uma vez parabéns!

Anônimo disse...

Ah! esqueci de mandar o email... é ana3112@bol.com.br
Bjão!

Ana

Flavinha disse...

oi.. eu quero sim...

é flavitcha75@hotmail.com
valeu!!

ALICE LIRIO disse...

Olá Janaina,
gostaria de receber esse material.
aliceglirio@yahoo.com.br
Parabéns pelo belo trabalho!!!!
Alice Lirio

Andrea disse...

Olá Janaína, adoraria receber o livro interativo sobre Livre Arbítrio. Meu email é:andrea.s.falcao@gmail.com

Andrea disse...

Ps.:obrigada!

Anônimo disse...

Ola Janaina, gostária de receber o livrinho, pois estou ajudando uma amiga a iniciar a evengelização no centro que ela frequenta. Se puder nos envie dicas e materiais( aulas) para trabalhar com alunos de 07 a 12 anos. Desde já agradeço. Abraços fraternos.
Marines
meu mail : marinesstefaneli@hotmail.com

Marcia Araujo disse...

Oi Janaina,
estou encantada com seu trabalho, sua didática e facilidade de nos passar seu conhecimento, parabéns e continue com esse trabalho. Como todos que deixam um comentário, também gostaria de receber o livrinho.
Desde já agradeço sua atenção. Abraços fraternos.
Meu email é : marcia.t.araujo@gmail.com

Anônimo disse...

Também gostaria de receber este arquivo. Parabéns pela criatividade.
Obrigada. e-mail: flaviaalmenara@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá Janaína!
Adorei sua ideia. PARABÉNS pelo trabalho. Vira e mexe me inspiro aqui e já divulguei a vários amigos que vem fazendo o mesmo com outros. Bem, tenho uma aula nesse tema e bostaria, se possível de obter esse modelo de livrinho, poderia me enviar por favor? paulasilvapinto@yahoo.com.br
Desde já, muito obrigada!

Anônimo disse...

Ei Janaína, tudo bem?
Adoro suas ideias! Gostei muito deste livrinho, você poderia me enviar o arquivo por email?
heloisapalhares@yahoo.com.br
Obrigada!

Anônimo disse...

Oi Janaína, adorei a idéia. Gostaria muito que você me enviasse o seu livro para que eu possa me guiar pelo modelo do seu livro com outras histórias.
Email: mparaisorocha@yahoo.com.br
Agradeço desde já.
Maria Cláudia.

Anônimo disse...

Oi Janaina,gostei muito da sua idéia e adoraria receber o arquivo.
Meu email:nancysenaaa@gmail.com

Obrigada
Nancy Sena

08/08/2012

Anônimo disse...

Olá Janaína, a idéia é ótima. Gostaria de receber o livrinho e daptá-lo a nossa turminha de 4 a 6 anos.
contato: hericagm@ig.com.br

Anônimo disse...

Oi Janaína , gostei muito da sua idéia e desejo receber o arquivo para adaptáço a crianças do maternal I.
conato: conceicruz1@yahoo.com.br
14 de setembro de 2012


Anônimo disse...

Janaína,
Gostei dessa aula! Tem como enviar pra mim o arquivo do livrinho? Abraços, Flávia
email: flaimpressao@hotmail.com

Ivamar disse...

Janaína, obrigada pela postagem. Semana que vem será esse tema na nossa Casa Grei Germano. Voce poderia me mandar o arquivo desse libro "você decide", por favor? IVAMAR.
ivamar42@gmail.com

Anônimo disse...

Olá, sou evangelizadora da Comunidade Espírita Paz e Amor a Deus em Vila Velha/ES (http://cepadcomunidade.blogspot.com.br/)
adorei a ideia, se puder me enviar por email agradeço!!!
priscilexx@gmail.com
Abraços e parabéns pela iniciativa.

Anônimo disse...

Janaina,parabens,que Deus continue te iluminando.Amei sua ideia,se puder mandar para mim agradeço desde já agradeço.

Sou evangelizadora(aprendiz) no Centro Amor e Caridade em Rio Verde GO.
email; marilenefg3@gmail.com

Anônimo disse...

Oi Janaina,

Conheci hoje o seu blog e estou encantada com o seu trabalho. Parabéns.

Gostaria de receber o arquivo do livrinho.
raniapeixoto@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Olá, suas dinâmicas e ideias sao maravilhosas. Gostaria de receber o livrinho para adapata-lo.Obrigada.
meu email: aureliaaparecida@netsite.com.br

Anônimo disse...

Boa tarde, sou evangelizadora em Goiatuba-GO, trabalho com turmas de 10 a 12 anos e ficaria muito grata se recebesse o arquivo do livrinho Você Decide. marijorceci@hotmail.com.br

Anônimo disse...

oi, Janaina. sou evangelizadora em Teresina-PI, gostaria de receber o livrinho você decide através do email rejcosta@bol.com.br

obrigada. muita luz para ti!!!!!!!!

Anônimo disse...

ola

Anônimo disse...

Olá, Janaína, gostaria que me mandasse o arquivo do livrinho Você decide, Este ano, estamos trabalhando com os evangelizandos o tema geral REFORMA ÍNTIMA e nos meses deste segundo semestre estudaremos o livre-arbítrio, escolhas, causa e efeito. /este livrinho seria ideal para fazê-los compreender como as coisas funcionam.
obrigada Eliana (eli-lobo@uol.com.br)

Unknown disse...

OLÁ VC DÁ UM SHOW SUAS AULAS SÃO INSPIRADORAS. eU QUERO O LIVRO DE CAUSA E EFEITO.
karen-salles@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá Janaina, adorei seu blog, tem muitas ideias legais. Gostaria de pedir o livrinho do voce decide por email."celiamoreno@bb.com.br", seria muito util na evangelizaçao. Estou no Grupo espirita Francisco de Assis-GEFA, em Nitroi/RJ.

Anônimo disse...

nossa adorei essa ideia. Estamos na nossa casa espírita trabalhando, neste semestre, esse tema, poderia me encaminhar? meu e-mail é andreasterzeck@gmail.com. Faço parte da evangelização do Centro Espírita Paulo de Tarso, na Cidade de Vinhedo, em SP. Muito Obrigada e que Deus continue lhe iluminando com essas ideias....

Anônimo disse...

Boa noite! Adorei suas postagens e gostaria de receber o arquivo do livrinho interativo para poder trabalhar com as crianças da evangelização infantil. O meu e-m é jo.dallari@hotmail.com.br.
Um grande abraço e que Deus continue te iluminando sempre!

Anônimo disse...

Olá Janaína.
No próximo sábado (7/Set/13) vou apresentar o tema Livre arbítrio no Centro Espírita onde trabalho como evangelizadora infantil. Você poderia me enviar o livrinho para meu e. mail? martin.baum3@gmail.com
Muito obrigada!
Bjs

soniavanderlei disse...

Olá Janaína.
Seu trabalho é maravilhoso, amei gostaria de receber o livro sim, pois estou montando uma aula de Liberdade para minha turma.
Obrigada
soniavanderlei.alves@gmail.com

Anônimo disse...

Nossa que legal. Estava a procura de algo parecido, onde as crianças pudessem vivenciar esses conceito. Se puder me encaminhar ficarei muito grata. deasoarespereira@gmail.com

LARISSA CARDOSO disse...

Ola, gostaria de receber esse livrinho..! Darei aula para uma turminha de 8 a 12 anos sobre o tema Livre Aribitrio e Causa e Efeito, e seria perfeito essa aulinha para eles! Obrigada! meu email é: larissacardoso.to@gmail.com

LARISSA CARDOSO disse...

Obrigada!

Anônimo disse...

Olá Janaina, Gostaria muito de receber o livrinho "Você decide" e os cartões da atividade Causa e efeito. Parabens pelo trabalho! Desde já agradeço sua atenção.

JANAINA FARIAS disse...

Cara Lis, cadê o email pra eu mandar? Beijos!

Anônimo disse...

ADOREI A IDEIA E GOSTARIA MUITO DE RECEBER O LIVRINHO. ABRAÇOS

email: dada.rinaldi@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde!
Janaína, gostaria muito de receber o livrinho "VOCÊ DECIDE", CARTÕES DE ATIVIDADE CAUSA E EFEITO E MAIS ALGUM MATERIAL QUE NOS AUXILIE EM NOSSA EVANGELIZAÇÃO.
Muito obrigada pela oportunidade de apredizado.
Luzinete
lubelkael@ig.com.br

Priscila Gobbi disse...

Querida Janaína!

Gostaria que você me enviasse o Livrinho VOCÊ DECIDE por favor! ;)
Meu email é priscila_gobbi@hotmail.com
Também sou evangelizadora e trabalho com crianças de 9 e 10 anos.
Fico no aguardo.

Obrigada.
Att.,

Unknown disse...

Meu nome é Maluza Gonçalves sou evangelizadora. Muito criativa sua ideia, gostaria, se possível, que enviasse a meu e-mail: uza72@hotmail.com. Obrigada!!

Anônimo disse...

Olá Janaina!

Você poderia encaminhar o arquivo. deasoarespereira@gmail.com
Agradecida

Anônimo disse...

Bom dia. Pode me enviar o livrinho Você decide?
obrigada.
katissilene@yahoo.com.br

Unknown disse...

Olá, adorei suas ideias e gostaria de usar o livro com minha turma do quarto ciclo. Obrigada,
Jacqueline

Anônimo disse...

Olá Janaína,
Tudo bem??

Encaminha o livro para o meu e_mail, por favor??
michelleluizatorres@gmail.com
Muito Obrigada.

Lilian Gato disse...

Bom dia, tudo bem?!
Sou evangelizadora, e gostaria de utilizar esse material também.
Poderia encaminhar para esse endereço: liah.gatto@gmail.com

Agradeço de coração.

Isabel Demétrio disse...

Olá, boa noite!
Gostei muito da sua preparação para esse tema. Gostaria de receber o livrinho para trabalhar com minha turma.
Desde já agradeço.
isabeldemetrio@globomail.com

Anônimo disse...

Olá adorei a proposta...pode me enviar por email?
ingridmattos@gmail.com
obrigada!!!

Anônimo disse...

Bom dia! Você pode me enviar este material:
VOCÊ DECIDE", CARTÕES DE ATIVIDADE CAUSA E EFEITO e o que mais tiver sobre o tema? Email katissilene@yahoo.com.br
obrigada

Unknown disse...

Olá Janaína! Gostaria muito de ter o livrinho. Achei a ideia ótima. Você poderia me enviar? meu e-mail é remoraes.torres@gmail.com
muito obrigada desde já

Anônimo disse...

Oi, adoreia a ideia, uma ótima iniciativa. Parabéns.
Peço a gentileza de enviar para rbmontes28@hotmail.com

Andréa Diniz disse...

Olá Janaína,
Obrigada por compartilhar conosco o livro interativo. Parabéns :D
Poderia me enviar o arquivo em word?
andrea.siqueira.diniz@gmail.com
Um grande abraço fraterno

Marga disse...

Adorei a idéia. Podes me mandar o livro? Gratidão. Email margadpf@hotmail.com.

Anônimo disse...

Ei, meu nome é Catherine e gostaria de primeiro te agradecer por ajudar a nós evangelizadores no preparo das aulas e por torná-las mais atrativas para as crianças e os jovens em segundo lugar gostaria se for possível pedir que me enviasse o livrinho.
Obrigada.
Meu e-mail: cathepires@gmail.com

Unknown disse...

Olá Janaína! gostei muito da idéia, parabéns pela criatividade. você pode me enviar por gentileza para julianapereiradecarvalho@yahoo.com.br
obrigada.

Anônimo disse...

Olá, Janaína!
Sua proposta é sensacional!
Você poderia me enviar por gentileza?
O email é tecristsilva@gmail.com
Muito obrigada,
Teresa

Unknown disse...

Tem como me enviar o livrinho?

luisafajardo13@gmail.com

Unknown disse...

Ei, Janaína,
Adorei a ideia do Livrinho interativo "Você Decide". Você poderia me enviar por email, por favor: deboramscastro@gmail.com
Muito obrigada e muitas bênçãos pra você!
Um abraço,
Débora.

Cynthia disse...

Excelente ideia! Parabéns! Gentileza enviar para o email: cynthiammartins@yahoo.com.br
Muito obrigada!

Anônimo disse...

Ei Janaína, adorei a ideia muito obrigada por nos ajudar nessa tarefa. Gostaria de receber o livrinho se possível. cathepires@gmail.com

Alegra disse...

Oi Janaína, amei sua ideia, podes me passar o livrinho? Beacosta@hotmail.com. Obrigada

lindalva disse...

Adorei o livrinho. Por favor peço que me envie. grata.
dada.rinaldi@hotmail.com

IldeteMinas disse...

Olá gostaria de receber o livrinho interativo. Gratidão. ildeteminas@hotmail.com

Unknown disse...

Boa tarde!
Gostaria tb de receber o livro interativo!
Muito obrigada!
anacarolinabns@gmail.com

Anônimo disse...

Boa Tarde

Adorei a ideia! Você poderia enviar o livrinho por e-mail. adrianexha.ufpr@gmail.com.
Obrigado!

Dulcila disse...

Janaína adorei a ideia. Você pode me enviar o arquivo? du_pascoal@yahoo.com.br

Unknown disse...

carolcadamuro@hotmail.com
Eu gostaria de receber o Livro. Grata 🙏🏻

Unknown disse...

Gostaria de receber o livro Você Decide. Meu email é denisesilveirar@gmail.com

Unknown disse...

tb gostaria do livrinho, poderia me enviar tb? lageariella@gmail.com

Unknown disse...

Olá, Janaina! Tudo bem?

Poderia fornecer esse material para o e-mail: telitasant@hotmail.com, por favor?

Fico no aguardo!

Obrigada!

Estela disse...

Olá, Janaina! Tudo bem?

Poderia me enviar o livrinho por favor? telitasant@hotmail.com

Fábio Bahia disse...

Parabens pelo trabalho Janaina! Por favor solicito o favor de me mandar o livro por email fabiobahia@hotmail.com

Família BiPe disse...

Bom dia Janaina! Agradeceria muito se pudesse me mandar o livro: anabitten@gmail.com
Desde já agradeço a atenção e as ideias maravilhosas!

Anônimo disse...

Oi Janaina, você pode me enviar o livro ? Meu email é denilore@hotmail.com. Obrigada

Anônimo disse...

Não sei se ainda está valendo, mas gostaria de receber o livro, uma colega da evangelização que me falou do livro e parece muito interessante. Me chamo Danielle e meu e-mail é danielleggmartins@gmail.com

Ana Santos arte biscuit disse...

Bom dia. Gostaria de receber o livrinho para trabalhar aqui em minha cidade. apcsv1979@gmail.com. Gratidão

Anônimo disse...

Janaina, você poderia me encaminhar o livrinho para monicargm@hotmail.com ? Te agradeço desde já

Anônimo disse...

oi boa tarde. amei seu desenvolvimento na aplicação do livro . Poderia mandar para mim? meu imail é : elizetemf@terra.com.br. Desde já obrigada.

Postar um comentário