Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Trabalhando a Parábola dos Talentos

Antes de começar o assunto, deixa eu pedir:
PESSOAS QUERIDAS QUE DEIXAM COMENTÁRIOS PEDINDO AUXÍLIO PARA A EVANGELIZAÇÃO: ALGUNS ESTÃO SE ESQUECENDO DE DEIXAR O EMAIL, SENDO ASSIM, FICO IMPOSSIBILITADA DE RESPONDER OU COLHER DADOS PARA PENSARMOS JUNTOS NA SOLUÇÃO. POR FAVOR, QUEM NÃO RECEBEU RESPOSTA, VOLTE AO BLOG E DEIXE O EMAIL NOVAMENTE, POIS EU RESPONDO TODOS, TODOS E TODOS OS COMENTS E EMAILS (EU AGARANTHO, RSRS). SE VOCÊ NÃO RECEBEU RESPOSTA, É PORQUE OU NÃO DEIXOU O EMAIL, OU O EMAIL ESTÁ INVÁLIDO, OU A RESPOSTA, POR ALGUM DESSES ENIGMAS DA INTERNET, NÃO CHEGOU! ENTÃO, DEIXA UM COMENT NOVAMENTE, COM EMAIL, E EU RESPONDO COM TODO CARINHO!
Pronto!
Voltando ao assunto, trabalhei este sábado esta parábola com os evangelizandos.
Ei-la:

Mateus 25:14-30



Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.
E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.
Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.
Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.
Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.
E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos.
Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.
Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Pois bem, trabalhei a parábola baseada na seguinte lição, do livro Luz Acima - Espírito Irmão X, psicografia de Chico Xavier:

LEMBRANDO A PARÁBOLA

Irmão X



Ao enviar três servos de confiança para servi-Lo em propriedade distante, onde outros milhares de trabalhadores, em diversos degraus da virtude e da sabedoria, lavravam a terra em louvor de, tua grandeza divina, o Supremo Senhor chamou-os à sua presença e distribuiu com eles preciosos dons.


Afagado o primeiro, entregou-lhe cinco “talentos”, notificando:


– Conduze contigo estes tesouros da alegria e da prosperidade. São eles a Saúde, a Riqueza, a Habilidade, o Discernimento e a Autoridade. Multiplica-os, aonde fores, em benefício dos pneus filhos e teus irmãos que, em situação inferior à tua, avergados ao solo do planeta a quem levarás minhas bênçãos, se esforçam mais intensamente.


Ao segundo servidor passou dois “talentos”, acentuando:


– Transporta contigo esta duas preciosidades, que se destinam ao esclarecimento e auxílio do mundo a que te diriges. São ambas, a inteligência e o Poder. Estende estes patrimônios respeitáveis às minhas construções eternas.


Ao terceiro, confiou apenas um “talento”, aclarando, cuidadoso :


– Apossa-te desta lâmpada sublime e segue. É a Dor, o dom celeste da iluminação espiritual, Acende-a em teu campo de trabalho, em favor de ti mesmo e dos semelhantes. Seus raios abrem acesso aos tabernáculos divinos.


Em seguida fixou os três colaboradores que partiam e explicou:


– Aguardá-los-ei de regresso, para as contas.


O tempo correu, célere, e veio o dia em coque os mensageiros voltaram ao pátrio lar.


O Soberano esperava-os no pórtico, esperançoso e feliz.


Findas as saudações usuais, o primeiro enviado adiantou-se e entregou-lhe dez “talentos”, relacionando :


– Senhor, eis tuas dádivas multiplicada. Deste-me cinco e restituo-as em dobro. Respeitando a Saúde, adquiri o Tempo ; espalhando a Riqueza, aliciei a Gratidão ; usando a Habilidade, recebi a Estima; movimentando o Discernimento, conquistei o Equilíbrio, e distribuindo a Autoridade em teu nome, ganhei a Ordem. O teu plano de júbilo e evolução foi executado.


O Senhor o abençoou-o e explicou :


– Já que foste fiel nestes negócios de pouca monta, conceder-te-ei a intendência de importantes interesses de minha casa.


Aproximou-se o segundo e depositou-lhe nas mãos quatro “talentos”, informando:


– Senhor, recebe teus haveres multiplicados. Elevando a Inteligência obtive o Trabalho e, submetendo o Poder à tua vontade sábia, atraí o Progresso. A tua expectativa de instrução e ajuda no meu setor de atividade foi atendida.


O Pai louvou-lhe a conduta e falou, contente:


– Já que revelaste lealdade no “pouco”, ser-te-á conferido o “muito” das grandes tarefas.


Logo após, acercou-se o terceiro e último servo da expedição e, devolvendo, intacto, o patrimônio que recebera, notificou:


– Senhor, recolhe de volta a indesejável herança que me deste... Sei que és austero e exigente, que colhes o que não semeias e que ordenas por toda parte... Experimentando enorme dificuldade para agüentar a carga que me puseste nos ombros temendo-te o juízo, escondi-a na terra e reponho-a, agora, em tuas mãos... Esta dádiva é um fardo difícil de carregar... Constituiu-se desagradável recordação por onde passei, estorvou-me os desejos e, de modo algum, desejaria possuí-la, outra vez.


É impossível obter lucros ou vantagens com semelhante obstáculo. Retoma, pois, teu estranho e insuportável depósito!...


O Poderoso contemplou-o, triste, e falou, enérgico:


– Servo mau e infiel, como poderias multiplicar minha benção se nem ao menos te deste ao esforço de examiná-la? Como iluminar o caminho se mantiveste a lâmpada apagada? Tua ociosidade transformou alguns gramas de serviço benéfico em várias toneladas de angústia que doravante pesarão sobre ti. Criaste fantasmas que nunca existiram, multiplicaste preocupações e receios que te levaram a gritar e espernear como simples tolo, no avançado círculo de minhas obras... Por fim, atiraste-me o tesouro ao pântano do desespero e da revolta e vens comentar o temor e o zelo que minha presença, te infunde, quando foste tão somente preguiçoso e insensato! A Dor era a tua oportunidade sagrada e única de iluminação ao próprio caminho, para que a tua claridade amparasse os companheiros de luta regenerativa e salutar. Repeliste o dom que te confiei... Volta, portanto, à sombra e à desesperação que abraçaste!...


E o servo, que se perdera pela imprevidência e pela inconformação, somente entendeu o sublime valor da lâmpada do sofrimento quando se viu sozinho e desamparado, nas trevas exteriores.

Livro “Luz Acima”. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Então, fiz o seguinte cartaz:

 Tá vendo o espaço para colocar os talentos? Os cinco da Alegria e Prosperidade, um embaixo do outro e as setinhas porque cada um virou mais um. Os dois do Esclarescimento e Auxílio e as setinhas. E o da Iluminação Espiritual, que não virou nada porque foi enterrado.
Fiz os talentos em forma de fichinhas. Peguei na Net a imagem do Talento daquela época e usei de fundo. Na imagem, por causa do flash, não tá dando pra ver.
Mas fiz muitos talentos. Os da história e muitos outros.
Então, as crianças tinham que descobrir quais eram os da parábola, com algumas dicas que eu dava.
 Ao completarem, o cartaz ficou assim:
 Depois a gente refletiu sobre o talento da Dor, em que poderia se transformar se bem aproveitado. Como o subtema foi O Corpo, rendeu vários comentários interessantes.
As crianças, que são pré-adolescentes, entraram um pouco no tema DROGAS. Esclarescemos os malefícios para o corpo, para o perispírito, o comprometimento moral, mas de maneira rápida e clara, fazendo apologia à Saúde, e não deixamos o tema ocupar a evangelização. Devemos esclarescer e conversar com os nossos jovens sim, mas a Evangelização é momento de valorização da vida. Sendo assim, não deixamos as perguntas sem respostas, claro que não, mas sempre guiamos o tema para o positivo.
Aí, a gente avisa ao departamento da evangelização da família sobre a curiosidade dos jovens, para que se incentive o diálogo no lar.
Pra finalizar, brincamos de JÁ ACHEI.
Fiz um tabuleiro, cheio de virtudes, veja bem:
 Olha o detalhe:
 Cada virtude do tabuleiro tem uma fichinha correspondente:
Cada criança ganha três fichinhas de cabeça para baixo. Quando eu falo JÁ, elas procuram os correspondentes. Se encontram, ficam com as fichinhas. Depois contam quantas virtudes ou talentos conseguiram.
Brincamos com 3 ou 4 crianças ao mesmo tempo no tabuleiro. Aí, elas vão revesando.
Eles adoraram! Foi bastante proveitoso.

37 comentários:

RB disse...

Olá, muito bom o seu material!
Você teria este arquivo colorido para enviar para eu imprimir? Gostaria de utilizá-lo de forma parecida, meu e-mail é rodzeppelin@hotmail.com.
Valew!
Rodrigo

Anônimo disse...

Oi Janaina, muito boa a aula, vc pode me mandar o tabuleiro com os talentos?

Anônimo disse...

esqueci o meu e- mail que é: gilmara.souza@localiza.com, obrigada

Anônimo disse...

Boa noite. Adorei a brincadeira do tabuleiro. Você poderia me enviar por e-mail? Meu e-mail é jacquelinearaujocosta@bol.com.br. Obrigada.

Anônimo disse...

Olá Janaína,
Adorei as dinâmicas que vc fez. Você tem o tabuleiro e as fichinas em arquivos para me enviar? Te agradeço. Beijos, Bruna
brunatarga152@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostei muito dessa atividade. Eu trabalho com crianças do 2º ciclo de infância.
Você pode me mandar o arquivo dessa aula?
meu email:ivia.silva@bol.com.br

Pollymsf disse...

Adorei a aulinha, a brincadeira. Vc pode me enviar o arquivo, por favor?! Obrigada, desde já.
meu e-mail: pollymsf@hotmail.com

Unknown disse...

Olá!
Adorei seu blog. Vou iniciar minha jornada na evangelização infantil e preciso de ajudaa!!
Meu e-mail : nandajua7@hotmail.com

Unknown disse...

Parabéns.... excelente ideia!!!

Unknown disse...

Parabéns.... excelente ideia!!!

Unknown disse...

Parabéns.... excelente ideia!!!

Anônimo disse...

Adorei a aula. Vcs estao de parabens! Gostaria de pedir a gentileza do envio da mesma pro meu email neidemeneses89@gmail.com. Desde ja agradeço pela atenção. Neidja

Anônimo disse...

Pode me mandar o tabuleiro com os talentos? Obrigada!
taisaraphael@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Foi fantástica a sua abordagem da parábola pelo tabuleiro e pela escolha da mensagem do Irmão X. Parabéns, Jesus te abençoe! PoderIa enviar-me o arquivo da aula, trabalho com crianças e jovens. Meu e-mail WILSONLCARV@HOTMAIL.COM.BR

Unknown disse...

Adorei!! Pode me mandar por email?
adassa.apuque@gmail.com

Unknown disse...

Olá Janaina...você poderia me enviar o tabuleiro...meu e-mail é: katiaval.ribeiro@hotmail.com....obrigada

Unknown disse...

Oi Janaina, tudo bem...você poderia me envair o tabuleiro pois gostaria de utilizá-lo na próxima aula que será a parabola dos talentos...meu e-mail é:
katiaval.ribeiro@hotmail.com...obrigada..

Unknown disse...

Oi, Janaína! Vou trabalhar esta parabola no sábado. Eu introduzo ja a lição do Irmão X? Ou conto a parabola primeiro?

JANAINA FARIAS disse...

Luciana Isabel, eu gosto de ler a parábola na integra, como está no evangelho, antes. Dependendo da idade dos evangelizandos, se forem mais velhos, por exemplo, dá pra fazer um paralelo entre os dois textos, para trabalharmos.

Anônimo disse...

Muito bom, gostei demais a forma de fazer a atividade, só que com crianças menores, vou colocar desenhos, fica mais fácil. Obrigada.

Unknown disse...

Muito legal adorei a aula sera se possível você mim enviar este material colorido para imprir no meu email leilaa.azevedo@Hotmail. Com

Unknown disse...

Muito legal adorei a aula sera se possível você mim enviar no meu email leilaa.azevedo@hotmail. Com

Anônimo disse...

Seria possível por favor você me enviar este material colorido para eu imprimir? meu email cheiladantas@yahoo.com.br obrigada

Mônica disse...

Olá gostei muito da ideia, pode me passar por email?
monica.apolar@gmail.com

Obrigada e Deus abençoe.

Unknown disse...

Oi amei a ideia voce pode mandar para meu email inenunes@hotmail.com

Unknown disse...

oie, adorei...se possível mandar para meu e-mail...jaquejosi98@gmail.com...obrigada

Unknown disse...

Olá,
Gostei muito de suas ideias.
Teria como me enviar o material para: jamillymichelly@hotmail.com
Obrigada.

Grupo da Fraternidade Julio Forain disse...

QUE ACHADO LEGAL...GOSTEI MUITO....ESSE É O SEGUNDO ANO QUE ESTOU COM A MOCIDADE, COMECEI A EVANGELIZAR ANO PASSADO, E LOGO A MOCIDADE...KK..MAS GOSTARIA DE SABER SE POSSO PASSAR ESSE ESTUDO... MEU EMAIL..SANDRASILVA306@GMAIL.COM...GRATA.

Anônimo disse...

Amei!! quero fazer, vc poderia me enviar ?
Agradeço. Abraços.
betecoelho1@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Ola.gostei muito da ideia. Pode enviar por email? mjesus.mj@hotmail.com

Unknown disse...

Maravilhoso! Amei vou utilizar com meus catequisandos. Só fiquei em dúvida em como montar o tabuleiro. Parabéns pela idéia. E-mail maria.neide.ferreira@hotmail. com

Unknown disse...

Maravilhoso! Amei vou utilizar com meus catequisandos. Só fiquei em dúvida em como montar o tabuleiro. Parabéns pela idéia. E-mail maria.neide.ferreira@hotmail. com

Unknown disse...

Me mana eu quero fazer com os pequenos da nossa igreja

Unknown disse...

Boa noite! Estou maravilhada com a sua criatividade e simplicidade, parabéns!!
Vc poderia me mandar esse material por email?
f.berlandi@yahoo.com..br
Muito obrigada e parabéns mais uma vez

Unknown disse...

Oi gostei muito do tabuleiro, você pode enviar no meu e-mail jandiralucia1@outlook.com.

Unknown disse...

olá , que linda e bem explícita essa aula, gostei muito. Poderias me enviar no e-mail o tabuleiro de virtudes? desde já agradeço a atenção.

Anônimo disse...

Gostaria de receber o arquivo do tabuleiro por favor. jac.kardec@gmail.com
Muito obrigada!

Postar um comentário