Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

quarta-feira, 17 de março de 2010

Jogo: Jesus a Porta, Kardec a Chave

Esse jogo é muito legal para o tema: Os Quinze Princípios Básicos da Doutrina.
Quando eu fiz, montei assim: Em um cartaz grande colei as portinhas com passagens do evangelho selecionadas, sobre cada um dos quinze princípios. No meu caso, fiz duas portinhas para cada princípio, ou seja, 30 portinhas.
Claro que fiz bonitinho, com título: Jesus a porta, Kardec a chave, com figuras ou desenhos de Jesus e Kardec e tudo mais.
Nesse caso, imprimi 30 chaves em papel mais resistente, ou seja, 2 de cada princípio básico. Recortei-as.
Na sala, distribuí as chaves entre os jovens (sim, esqueci de falar: fiz com a pré mocidade) e ia falando cada passagem do evangelho. Os jovens descobriam de qual princípio é a passagem e o jovem que tinha a chavinha, me entregava.
Algumas passagens são bem óbvias, como a descrita acima, mas outras exigiram um pouco dos jovens.
Os jovens adoraram!
De lembrancinha, pode-se fazer um molho com as chaves, impressos os quinze princípios da doutrina.
Devo dizer que, realmente, eu gostaria de fazer de outra maneira: Eu queria era fazer umas caixinhas de madeira com chave (não serve cadeado, entendeu? Eu queria é com fechadura mesmo), sendo que se abrissem apenas com a chave do princípio que representa a passagem do evangelho na porta. E ainda vou fazer assim! Isso com os pequenos deve ficar ótimo.
Mas serviu assim também.
Outra brincadeira parecida que já fiz, mas com adultos em reunião de família, foi a "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos Libertará". Aprendi com a minha querida amiga Soninha, que é muito criativa.
Prendi os participantes com aquelas correntinhas de sabambaias, sabe, que são muito pouco resistentes. Prendi com cadeados daqueles pequenininhos. Então, eu falava uma passagem do evangelho e os participantes tinham que advinhar os princípios para ganharem as chaves que abrem os cadeados.
Quando apliquei, foi muito bom!
Só uma ressalva: essa dinâmica não pode ser aplicada se, entre os participantes existe alguém que tem medo de ser preso ou alguma fobia ligada à área. Existem pessoas que tem muito medo de brincadeiras assim. Com crianças pequenas também não é aconselhável, para não se machucarem de alguma maneira ou se assustarem. Eu fiz com adultos e já fiz com mocidade, mas conhecendo bem os participantes.
Essa é a chave: conhecer os evangelizandos. E é por isso que insistimos em dizer que o melhor não é copiar dinâmicas e atividades de outro evangelizador. Melhor é criar as próprias, baseados na experiência de sala e no conhecimento que devemos ter dos evangelizandos.
E esse blog tem o objetivo de despertar o lado criativo de cada um com idéias e sugestões. Mas tudo aqui vai exigir adaptações para cada caso.
Mudando radicalmente o foco, seguem os Quinze Princípios Básicos da Doutrina Espírita:
1. Deus
2. Jesus
3. Espírito
4. Perispírito
5. Evolução
6. Livre arbítrio
7. Causa e Efeito
8. Reencarnação
9. Pluralidade dos Mundos Habitados
10. Imortalidade da alma
11. Vida Futura
12. Plano Espiritual
13. Mediunidade
14. Influência dos Espíritos na nossa vida
15. Ação dos Espíritos na Natureza

Bem, se alguém quiser o arquivo do Word com as chaves e as portinhas (que já estão com as passagens do evangelho) é só deixar um comentário com email, que eu mando.

62 comentários:

Anônimo disse...

Adorei suas ideias. estou começando com a evangelização e achei tudo muito bacana. Poderia me enviar? Um abraço fraterno, WIlma Vilaça. Meu e-mail: wlma.vilaca@gmail.com

Unknown disse...

Parabéns pelo o trabalho, divulgarei para quem puder pois o que é bom tem que ser repassado.

Meu e-mail: quelcassio@yahoo.com.br

Raquel

Anônimo disse...

Olá Janaina,

Gostaria de receber o arquivo com as portas e as chaves.
meu e-mail. sheyla-alves10@hotmail.com

Obrigaa

Unknown disse...

Olá Janaína! Seu blog é bakana demais. gostaria que vc me mandasse as portinhas e as chavinhas. sou de Ribeirão das Neves- Minas Gerais e quero compartilhar algumas idéias com vc também. meu email é vandareishistoria@yahoo.com.br

ALICE LIRIO disse...

mande para mim
aliceglirio@yahoo.com.br

ALICE LIRIO disse...

Obrigado pelo material enviado.

Anônimo disse...

Muito bom, Alice ! Está de parabéns pela correlação feita para que nossas crianças entendam bem a doutrina. Gostaria que vc me enviasse o jogo completo, se possível...
andreasimreis@click21.com.br

Anônimo disse...

Olá Janaina, parabens pela sua criatividade, desse jeito é gostoso e fa´cil estudar a doutrina espirita, que Jesus a abençoe, ^gostaria de receber o arquivo, pois sou evangelizadora. Abraços
nete2000@m3fitas.com.br

Anônimo disse...

Po favor envie para mim também
Abraços
Giovanna
pafemagi@viamoc.com.br

Anônimo disse...

Estou encantada!!! Parabéns!!! Que "Jesus" a ilumine sempre...

sou evangelizadora e amo evangelizar ( apesar q tenho muito o q aprender)

E gostaria se fosse possível me enviar esse jogo.

Abraços
Sandra Simone
e-mail.: s.simone@hotmail.com

Anônimo disse...

Muito bom mesmo parabens!
Se puder mandar para mim meu e-mail é
acauan.ribeiro@gmail.com
ficarei muito grato.

Unknown disse...

Olá,
gostaria do aquivo das chaves e as portinhas.
Se for possível.
Obrigada.

giselejk@msn.com

Anônimo disse...

Janaina,saiba que você ajuda muito com sua criatividade, pois o trabalho com crianças e jovens requer atividades estimulantes e comprometidas com a verdade.
Adorei o livrinho (você decide!), que me enviou!
Gostaria de receber o arquivo das chaves e portinhas.
Muita Paz!!! luzanyluz@hotmail.com

Anônimo disse...

Bom dia tudo bom, gostaria de usar em uma aula com os pais no proximo domingo vc pode enviar o arquivo por email home.tech@terra.com.br.
Parabéns pela iniciativa.
Abraço Fraterno.

Josemar R. da Silva - SECC Toledo-PR disse...

Bom dia.

Gostaria do arquivo para nsinar os peincípios para meus filhos.

e-mail: josemar-unioeste@bol.com.br

Abraços com votos de muita paz!
Joseamr

Anônimo disse...

Oi Janaína, adorei suas idéias. Estava procurando uma para o tema Jesus a porta, Kardec a chave e encontrei sua sugestão. Achei ótima. Será que você pode me enviar o arquivo do Word com as chaves e as portinhas? Obrigada. Um abraço, Adriane - drikapedagoga@gmail.com

Anônimo disse...

Oi adorei essa dinâmica para a aula. Por favor posta para mim. dada.rinaldi@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi Janaina,amo seu blog, trabalho com crianças de varias idades, e seu blog me inspira muito, por favor você me manda o joguinho completo?beijos no seu coração
mdbelli@uol.com.br

Anônimo disse...

Oi, Janaína, parabéns pelo excelente blog. Manda pra mim o arquivo dessa atividade, por favor.
Um abraço,
Karla
kdonida@yahoo.com.br

Anônimo disse...

adorei manda pra mim

Anônimo disse...

vivi.g@ta19hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde,Janaína
Adorei sua dinâmica, adoraria receber em meu e-mail (cristiane.b.araujo@gmail.com) o word com o material.
Desde já agradeço!
Cristiane Araujo
Viamão / RS

Marli Gabriel disse...

Que legal!!!!!!!! gostaria de realizar esta dinamica com grupo de estudo básico grata querida. Deus te abençoe.
marligabriel@gmail.com

Anônimo disse...

Adorei as suas aulinhas, gostaria muuuuuuiito de poder ministrá-las com a turminha da mocidade espirita. Abraços Fraternos e que o Bom Deus continue te inspirando com idéias maravilhosas!!luzia.oliveira@seduc.mt.gov.br

Anônimo disse...

Oi Janaina!
Vc pode enviar pra mim?
vivendoempaz@gmail.com
Luciana

Anônimo disse...

Oi Janaína,
trabalho lindo o seu, parabéns!! Gostaria de receber o material do jogo "Jesus é a Porta, Kardec é a Chave" e o livrinho interativo sobre Livre Arbítrio. Agradeço, abraços!!
solangercamargo@hotmail.com

dilvana disse...

Parabens Janaina. Fico cada dia mais surpresa com a tua criatividade.Me envia o material extra que vc tem sobre os 15 princípios? Bjs obrigada (dilfantin1@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Gostaria de receber os materiais para o jogo de Jesus a porta Kardec a Chave, meu email é leiladesouza@terra.com.br. Que Jesus te abençõe.

Anônimo disse...

Oi Janaina,gostaria de receber os materiais do jogo. Parabens pela iniciativa. Lorena@lorenabraga.com.br

CíntiaVerbena disse...

Olá, Janaina, tb gostariade receber os materiais desse jogo Jesus a porta, Kardec a chave. Meu email é cintiaverbena@hotmail.com

desejos do corpo ,moda praia. disse...

boa tarde , gostaria de receber sim o material para maior auxilio as minhas aulas.obrigada
Simone

desejos do corpo ,moda praia. disse...

boa tarde , gostaria de receber sim o material para maior auxilio as minhas aulas.obrigada
Simone

Lílian Oliveira disse...

Olá, adoraria receber o material sobre essa aula, pretendo adaptar para um encontrinho de crianças que realizaremos com esse tema. Desde já agradeço e coloco-me à disposição para aulas sobre qualquer tema. Meu e-mail lilian.faria@gmail.com

Anônimo disse...



Maria Regina disse...
Olá, Janaína tb gostaria de receber os materiais desse jogo Jesus a porta, Kardec a chave. Meu email é mreginatinoco@gmail.com
Desde já agradeço. Muita Paz!

03 de outubro de 2012

Gislene disse...

Olá! Seria possível me envia o arquivo?
gislenemiranda@yahoo.com.br
Obrigada!!!

Malu disse...

Ola! Voce poderia me mandar o arquivo?
Mau e-mail e: malu.paulinho@uol.com.br

Eny disse...

Ei, deixei esse comentário em outro lugar rsrsr; gostaria de receber o arquivo das chavinhas; enyrca@hotmail.com; Bjo

Anônimo disse...

Olá, se puderes me enviar o arquivo com as portinha meu e-mail é natharaheloise_3000@hotmail.com

muito obrigada, adorei a atividade :D

Anônimo disse...

Muito legal, voce surpreende com muita criatividade.Poderia me mandar as portinhas? celiamoreno@bb.com.br. Obrigada.

Anônimo disse...

ola gostaria de receber. as chaves elfaria@uol.com.br.
Obrigado! Paz e alegria Sempre....
Edson

Anônimo disse...

Olá Janaína.
Gosto muito de seu blog.
Você poderia me enviar o material dos 15 Princípios da Doutrina Espirita. Meu e-mail é: mcefonseca@yahoo.com.br. Obrigada.

Márcia disse...

Oi Janaína,
conheci seu blog hoje e estou adorando. Sou evangelizadora e pretendo utilizar suas idéias, tão carinhosamente compartilhadas. Se puder me enviar o material das chaves/princípios básicos, agradeço muito. Um grande abraço.
harumischwab@gmail.com

Anônimo disse...

gostaria de receber o arquivo das chaves e das portinhas, adorei a ideia!

Anônimo disse...

martinspatricia50@yahoo.com.br

Anônimo disse...

gostaria de receber o arquivo do Word com as chaves e as portinhas (que já estão com as passagens do evangelho)
martinspatricia50@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Oi boa tarde Tudo bem? Vc poderia mandar para mim?
Email: enf.luizfernando2010@hotmail.com

Patricia Tavares disse...

Gostaria de receber o arquivo com as portas e as chaves.
meu e-mail. Meu email: titatsouza@gmail.com

Anônimo disse...

Janaina, você tem ótimas idéias. Ultimamente, meus evangelizandos estão bastante desinteressados, pois dou aulas para múltiplas idades, e os pequeninos às vezes não deixam fluir minha aula. Favor encaminhar o jogo dominó para os maiores e o Jogo: Jesus, a porta, Kardec a Chave: para: cleofranco1@yahoo.com.br Um grande abraço e obrigada

Anônimo disse...

Olá,
Será que vc poderia me enviar o arquivo com as chaves e as passagens?
Iniciarei a evangelização para a juventude e o primeiro tema será os princípios da doutrina espírita e esta dinâmica caberá oportunamente com o tema.

Att,
Jaque
jaqueb13@hotmail.com

Anônimo disse...

Eu quero. Karinaolimpio@yahoo. Com.br

Brígida Selene Martins disse...

Gostei da ideia
Gostaria de receber os modelos dos desenhos
Abraços
brigidaselene@oi.com.br

Anônimo disse...

Gostaria que você me enviasse o arquivo..
fico grata.
polianaoliveirasouza@gmail.com

Anônimo disse...

Oi, que ideia maravilhosa!
Tem como me enviar?
Desde já, obrigada

gabrielakopp@hotmail.com

Unknown disse...

Jesus a abençoe! Muito obrigada por compartilhar conosco suas idéias, aulas e atividades. Rogo-lhe o envio no meu e-mail:renatavmbf@yahoo.com.br
Felicidades e paz a todos :)

Unknown disse...

Por favor voce poderia me mandar o arquivo, adorei!
marisoldutra01@hotmail.com

Rosana disse...

Oi Janaína...vc pode mandar os arquivos para mim...rf.costa100@yahoo.com.br.
Obg e que Deus a abencoe.

Anônimo disse...

POR FAVOR PODE ME ENVIAR, MINHA AULA E AMANHA 01/10/2016
josi.ceup@yahoo.com.br

Unknown disse...

OLá, boa tarde. Gostaria de receber os arquivos.

Unknown disse...

Boa tarde. Gostaria de receber o arquivo com as chaves e as passagens no email genesiribeiro@gmail.com. Muito grata

Marcelle disse...

Boa tarde. Poderia me mandar, por gentileza, o arquivo do word com as passagens? marcellenardelli@gmail.com Obrigada!

Dany disse...

Pode me enviar?

Karine Lustosa da Cunha disse...

Boa tarde! lustosacunha@hotmail.com
Gostei muito, se puder enviar, ficarei muito feliz! Que Jesus abençoe esse trabalho de amor

Postar um comentário