Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

segunda-feira, 29 de março de 2010

Curso Rápido de Evangelização: 4. Quando e Como Evangelizar



► QUANDO EVANGELIZAR?

“Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso tempo sempre está pronto.” Jesus (Jo 7:6)

À medida que estamos abraçando a tarefa, vamos compreendendo que a maturidade acontece pelo exercício constante.
Nossa época é agora, e Jesus vem contanto com o esforço pessoal de cada um na tentativa de, vencendo a si mesmo, perseveraremos até o fim.
Sem nos acomodarmos na expectativa vacilante, temendo encontrar obstáculos que poderão nos transformar em operários temerosos, abracemos o compromisso enquanto a caminho, com almas que se fazem abertas, a receber o Cristo de Deus, a benefício de si mesmo e da humanidade.
Nos sentindo na condição de trabalhadores não operantes, busquemos o Senhor da vinha que terá sempre uma oportunidade a mais a nos oferecer.

► COMO EVANGELIZAR?

“Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.” Jesus (Mt 7:29)

Evangeliza-se utilizando métodos suficientes, afim de que a criança entenda dentro do seu limite de entendimento. Para isso é necessário se preparar com embasamento solidificado no Cristo, o maior e mais nobre educador que o planeta já conheceu.
A autoridade com que o evangelizador ensina é baseada na exemplificação diária e toda certeza se convence pelo exercício habitual de boas maneiras.
Fundamental ter noções de pedagogia e de psicologia, mas acima de tudo o conhecimento do Evangelho é essencial, visto que a referência da evangelização é o Cristo. As obras básicas são complemento deste evangelho levando o evangelizador a criar convicção da Doutrina que professa e as obras subsidiárias vem complementando tudo quanto Jesus nos ensinou enquanto homem no mundo. O conhecimento da vida infanto–juvenil madurece a condição do evangelizador porque o forma no seu objetivo. É dever de o evangelizador manter-se sempre atualizado daí ser fundamental acompanhar cursos e orientações na área que atua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário