Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

sexta-feira, 9 de março de 2012

Atividades Tema: As 3 Revelações

É o tema da evangelização deste sábado.
Vou te contar, a gente tem que ser bem flexível para dar estes 3 temas juntos! Eita, dureza, rsrsrs.

Base Evangélica:
“E ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso, ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz. Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz.”

Lucas 8:16-17

Idéias Básicas:


• Até o presente, a Lei de Deus foi revelada à Humanidade sob três aspectos essenciais: Justiça, Amor e Verdade.

• Moisés, particularmente no Decálogo, revela ao homem a Lei sob o aspecto da Justiça a que todos se submetem, e lança as bases do Direito, estabelecendo obrigações inalienáveis a cada um.

• A idéia do Deus único, popularizada por Moisés, estabelece os fundamentos da Lei de causa e efeito, conduzindo o raciocínio humano à necessidade de substituir a noção do “direito da força” pela “força do Direito”.

• Expressando se insuperável, a Revelação do Amor exemplificada por Jesus, induz o homem a agir pelo seu próprio íntimo, bafejado pelo sentimento de bondade, compreensão, tolerância e caridade.

• Se, com Moisés aprendemos a respeitar o semelhante, fazendo o por temor à lei, com Jesus aprendemos a amar incondicionalmente ao nosso próximo como a nós mesmos.

• O “Deus da força” de Moisés se nos apresenta como um Pai de amor e misericórdia, com o Cristo, nosso irmão e Mestre.

• Hoje o Espiritismo nos traz a III Revelação, no aspecto da “Verdade”, esclarecendo nos quanto à realidade da Vida Espiritual.

• Consciente da ascendência do Espírito sobre a matéria, o Espírita busca raciocinar e viver segundo as realidades da Vida Imortal e as necessidades evolutivas de sua Alma.

• Berço e túmulo, dois estágios da vida que a III Revelação nos conclama valorizar, através da vivência cristã para nossa própria melhoria e felicidade futura



Conclusão Evangélico-Doutrinária:• Até o presente, a Lei de Deus foi revelada aos homens sob três aspectos: Justiça, Amor e Verdade.

• Esclarecendo nos que Deus é único, Senhor de toda a Humanidade, Moisés revela à Humanidade que a Lei Divina é Justiça.

• Com os Dez Mandamentos, temos a base das Leis que conduzem socialmente a Humanidade.

• Vendo que os homens não entenderam completamente as Leis de Moisés, Jesus revela aos homens que Deus, além de Senhor é Pai, e que, sendo assim, todos fazemos parte de uma grande família e que o amor deve ser a base sob a qual alicerçamos nossas atitudes e pensamentos.

• Tendo que se expressar através de Parábolas, devido à nossa ignorância espiritual, Jesus promete enviar um consolador, o Espírito da Verdade, que revelaria aos homens, a existência do mundo dos espíritos, a mediunidade, e que nos daria maiores recursos para entender sua Missão de Amor.

• Tal como uma árvore que precisa de raiz, tronco e folhas para se completar e frutificar, também nós precisamos das 3 Revelações: Justiça, Amor e Verdade, que, juntas, nos mostram que Deus é Senhor, Pai e Criador do Universo e que desta forma, como filhos e co criadores, importa fazermos com que se cumpra em nós a Sua Vontade antes que a nossa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR


1. Bases Evangélicas Mateus: 11:12 e 13 11:25 a 27 13:35 Cap.1 5:17. Marcos: 4:21 e 22. Lucas: 8:16 e 17 10:21 12:2 24:26 e 27. João: 5:39 16:7 a 11 14:16 a 26 16:7 a 15. Miquéias: 5:2 a 5.

2. Bases Doutrinárias Livro dos Espíritos: Introdução (itens I II VI) Prolegômenos: 614, 628, 648, 798 a 802, 873 a 892, 982 Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap.1 (todo) Cap.2, itens 2 e 3 Cap.6 (todo) A Gênese: Cap.1, itens 1 a 30.

3. Obras Subsidiárias Caminho Espírita: Cap.52 Caminho da Luz: Caps.7, 12 e 23 Chico Xavier Pede Licença: Cap.3 Entrevista: Cap.92 Jesus no Lar: Cap.3 - Livro da Esperanças: Cap.1 Messe de Amor: “A Guisa de apresentação” - Opinião Espírita: Caps.2 e 12 52 Lições de Catecismo Espírita: 6ª, 40ª e 41ª - Pérolas do Além: “Allan Kardec” Pontos e Contos: Cap.45 Roteiro: Caps.12 e 38 Segue me: Cap.23 Sol nas Almas: Caps. 58 e 70.

As atividades, elaborei para minha turma, de crianças de 9 a 12 anos. Clica na imagem que aumenta.




Na verdade, me inspirei em algumas atividades que o Evangelizando-BH me enviou e adaptei à minha realidade. Bom né?
Quer estas para servir de inspiração para você? (SERVIR DE INSPIRAÇÃO!!!!! ISSO NÃO É AULA PRONTA. PRECISAMOS ESTUDAR, ESTUDAR E ESTUDAR!!!!)
Deixa um coment com email que eu envio, inclusive as respostas da cruzadinha.

7 comentários:

Milton Kennedy disse...

Oi Janaína, fico feliz quando venho aqui e vejo você divulgando seu trabalho com a garotada. Que o Plano Espiritual a ampare sempre nesta atividade, que a inspirem e dêem muita força e luz!

Abraços, saúde e paz!

Milton Kennedy disse...

Olá Janaína, tenha um bom dia,
vim aqui para desejar um feliz Dia do Blogueiro, celebrado neste 20 de março.
Muitas coisas boas nesta data! Afinal hoje também é o Dia Internacional dos Contadores de Histórias.

Abraços, saúde e paz!

Anônimo disse...

Bom dia! que terei que aplicar a aula sobre as tres revelações, e achei otima a sua, sou evangelizadora do CentroEspirita Casas Andre Luiz, vc podeira passar para mim ?

Grata e parabens pelo BLOG

Dil disse...

Parabens pelo blog. Também sou evangelizadora no Paraná e gostei muito das atividades sobre as três revelações. Seria possível me enviar por email? dilfantin1@yahoo.com.br
obrigada

Anônimo disse...

Oi! Poderia enviar para mim, por favor, essas atividades sobre as três revelações? Agradeço.
solangercamargo@hotmail.com
Parabéns pelo seu trabalho!

lodoviko disse...

Olá achei muito bom!! Parabe´ns pelo trabalho.
Gostaria se possível vc enviar as atividades para meu email lisnei_brejao@hotmail.com
Grata

Aninha disse...

Oi, estou estudando, estudando e estudando para apresentar esse tema para minha turminha, vc me ajudou muito!!!

Postar um comentário