Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Perispírito e Corpo, Parábola do Festim das Bodas!

Este domingo, no abrigo em que evangelizamos 1 vez por mês, em São José de Almeida, o tema foi este.
Minha turma é de crianças de 7 a 9 anos. São crianças muitíssimo carentes. Nosso objetivo é o consolo, aproximar a criança (às vezes até apresentar, porque algumas mal o conhecem) de Jesus, o Consolador de nossos corações. Todas as crianças tem uma certa dificuldade de entender que Jesus e Deus são dois conceitos diferentes, e normalmente trabalhamos esta questão na evangelização.
Para iniciar nossos trabalhos, primeiro, por causa da necessidade de nossas crianças, antes do horário da evangelização e aproveitando que todos os pais chegam mais cedo, passamos um filminho muito legal sobre cuidado dos dentes.

Fomos para as salas e fizemos a escovação com as crianças, ainda antes do horário da evangelização. Todas ganharam pasta de dente e escova.
Ao iniciar a evangelização, trabalhamos da seguinte maneira: Inicialmente, contamos a parábola do Festim das Bodas.

Mt 22.1 Então Jesus tornou a falar-lhes por parábolas, dizendo:
Mt 22.2 O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho.
Mt 22.3 Enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir.
Mt 22.4 Depois enviou outros servos, ordenando: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado; os meus bois e cevados já estão mortos, e tudo está pronto; vinde às bodas.
Mt 22.5 Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio;
Mt 22.6 e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram.
Mt 22.7 Mas o rei encolerizou-se; e enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade.
Mt 22.8 Então disse aos seus servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.
Mt 22.9 Ide, pois, pelas encruzilhadas dos caminhos, e a quantos encontrardes, convidai-os para as bodas.
Mt 22.10 E saíram aqueles servos pelos caminhos, e ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e encheu-se de convivas a sala nupcial.
Mt 22.11 Mas, quando o rei entrou para ver os convivas, viu ali um homem que não trajava veste nupcial;
Mt 22.12 e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu.
Mt 22.13 Ordenou então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.
Mt 22.14 Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

Então, refletindo na questão das vestes nupciais, falamos do corpo, que é nossa veste no mundo e do perispírito, que é a veste espiritual, destacando a importância das boas obras e dos bons pensamentos para se ter uma "veste resplandescente".
Falamos que maus sentimentos acabam "marcando" o perispírito, e que boas obras o sutilizam (usando a linguagem que as crianças entendem, claro). Falamos do momento do sono, em que o corpo descansa e o espírito (revestido pelo perispírito) está mais livre. Falamos do cordão fluídico, cujo rompimento significa a morte orgânica. Falamos sobre aqueles que desencarnam, nossos sonhos com eles, suas visitas...
Durante a exposição, usamos o seguinte recurso, para ilustrar as idéias:
 
Facim de fazer o corpo e o perispírito, com copinho leitoso, copinho transparente, rostinho impresso no computador, restinho de lã para os cabelos e pedaço de lã para ser o cordão de prata, que liga o perispírito ao corpo.

Fizemos dois bonecos, aumentados para ocuparem 3 folhas A4:

Tá vendo que a menina tá com raiva e o menino tá triste? Pois é. No corpinho deles estava escrito algumas dificuldades (não muitas, claro) como tristeza, desânimo, desobediência, etc. Nada muito chocante e nem em letras muito grandes, claro. Então, levamos em papel adesivo as roupinhas para que as crianças os vestissem. Também parte do rostinho, como os olhos e um sorriso, para retirar deles a expressão ruim.
Também levamos algumas palavras, como disciplina, bondade, alegria, para que colocassem nos bonecos. Ficou assim:
As crianças gostaram muito. Enquanto iam colando as vestes, iam fazendo analogia com boas obras, boas atitudes e bons pensamentos.
Então, vimos que os bonecos ficaram "arrumadinhos", com vestes para as núpcias, por assim dizer. Uma das crianças colocou a palavra alegria na boca do boneco, estão vendo? Ela me disse: tem que mostrar alegria na boca, sorrindo, né tia? Eu amei o conceito.
Então, fizemos a última atividade: levei lã amarradinha, o novelo azul clarinho, copinhos, rostinhos para eles colorirem, durex e cola, para que cada um fizesse seu corpinho e perispírito. As crianças amaram e fizeram histórias, e colocaram nome no boneco, fizeram viagens ao mundo espiritual, etc.
Este domingo também colocamos o painel dos peixinhos, lembra?
Depois eu mostro.
Também tô devendo as fotos do Meimei, do encontro de diretrizes, certo? Vou postar, preocupa não. Mas adianto que o teatro foi uma choradeira só. Muito bonito!
Boa evangelização a todos!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sobre os livros e materiais do Instituto Meimei

Caras pessoas, ando recebendo emails e coments a respeito dos livros Parábolas de Jesus em Rimas e outros materiais como CD, por exemplo, que estão à venda no Instituto Meimei. Bem, os emails é fácil, que eu respondo, mas os coments, alguns estão sem email. Então vamos responder aqui:
Para os livros ou qualquer outro material, bem como informações sobre os eventos, ligue no

INSTITUTO MEIMEI
Instituição Espírita de Amparo à Criança
031 3474-9338 - Parte da Tarde
ou 031 8864-5299 (Cláudia)
E só para lembrar aos amigos:
Por favor, deixem o email no comentário se querem algum material. Eu respondo todos, todos, todos os comentários, todos os dias.
Caso você pediu algum material e não chegou, dá uma olhada se deixou email. Se deixou, olha se a caixa postal não está cheia ou se o endereço está válido ainda, ou se está digitado corretamente, porque alguns emails que envio voltam por esses motivos. Só deixar de novo que eu respondo, ok? Prometo!
Ah, e não esquece não. Vai ser lançado o número 3 da série de Parábolas de Jesus em Rimas. Dá uma olhada no post anterior! Nos prestigie com sua presença!
Bjs!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Olha o Evento!!! Não perca de jeito nenhum!

Mais uma vitória do Instituto Meimei: A Editora Semeador.
Estamos bastante felizes e cheios de boas idéias, como por exemplo O Clube do Livro Semeador.
Quer saber mais sobre isso, conhecer o novo livro de Parábolas em Rimas do espírito Lúcio de Abreu e ainda participar de uma feira de recursos didáticos? Hum? Quer?
Então clica na imagem para ela aumentar e você ver como...
Não perca!!!!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Andei lendo, estou lendo e Lerei!

Esqueci de publicar alguns livros que li e estou lendo ou relendo este ano.
Vamos a eles:

  • Parábolas de Jesus Texto e Contexto - Haroldo Dutra Dias. Gente, é livro de evangelizador. É livro de quem ama evangelho de Jesus. Li e vou reler algumas vezes. Excelente. Parece que limpa o parabrisas de nossa mente. Nunca mais olhei para as parábolas do mesmo jeito. Aliás, todas as passagens do evangelho agora tem um novo colorido. Mas não aguardem interpretação das parábolas aqui. Só uma, na verdade. O livro faz melhor: ensina a pescar. Leiam, leiam e leiam.

  • Ave Cristo - Emmanuem / Chico Xavier - Reli ainda esses dias. (Sim, eu o reli antes de reler 50 Anos Depois...). A gente não tem muito o que comentar sobre os Romances Históricos de Emmanuel. É leitura indispensável para a evolução do espírito. O evangelizador tem obrigação moral de ler, por ele, pelas crianças, pela doutrina. Ave Cristo!

  • Cinquenta Anos Depois - Emmanuel / Chico Xavier - Já li algumas vezes e estou lendo novamente. MARAVILHOSO!!! Se alguém aí não leu... Corre e lê! Acredita que o meu é o dessa capa aí de baixo? Velhinho, tadinho!

  • Transição Planetária - Manoel Philomeno de Miranda, psicografia do Divaldo - Vou começar hoje, porque não se achava esse livro para comprar...

  • Uma Carta de Bezerra de Menezes - Acabei de ler. Um resumo extraordinário da Doutrina Espírita, esta carta que nosso Médico dos Pobres escreveu enquanto encarnado em resposta a um de seus irmãos. Muito, mas muito, mas muito bom.

  • Dramas da Obsessão - Bezerra de Menezes / Yvone do Amaral Pereira. Não preciso nem comentar dos livros da Yvone, esta missionária silenciosa. Acabei de reler e sempre acho alguma coisa que não tinha visto antes. Aliás, este ano, quero reler todas as obras de Yvone. Nunca leram? Corre e lê! Está perdendo.

  • Ave Luz - Shaolin / João Maia. Bem, este estou lendo e relendo por causa dos eventos do Meimei. Leitura obrigatória para evangelizador.

Sim, eu leio mais de um livro de uma vez... Não, eu não embolo o conteúdo não...
Esse ano fiz o compromisso comigo mesma de melhorar a leitura, porque ano passado foi uma vergonha. Foram pouco mais de 10 livros. Claro que não estou contando com livros para as aulas de evangelização. Mesmo porque estes a gente lê, normalmente, dentro do tema da aula e apenas uma parte deles. Então não conta. Também não vale contar os livros do Culto no Lar, não é verdade?! Por mais que, durante o ano, alguns são lidos in totum... Também não está valendo aqui os livros em reuniões de estudo, mesmo os que são lidos sistematicamente todas as semanas. Evidentemente não estou contando também com as obras básicas, que são lidas o ano todo, devagarinho, todos os anos.
Estou me preparando psicologicamente para ler Paulo e Estévão de novo (já li umas 10 vezes). É o livro da minha vida, digo de passagem. Mas nunca li sem encontrar um monte de coisa novinha em folha. Toda vez que eu leio, eu vejo alguma coisa e digo pra mim: Como eu não percebi isso? Incrível. Quero ler com muita calma e anotando tudo.
Esse ano, como eu disse, quero ler a coleção Yvone de novo. Todinha, menos Memórias de Um Suicida, que eu leio muito lentamente. Esse ano não está na minha lista...
Ah, pra finalisar, já que o tema da evangelização da semana que vem é A Missão de Allan Kardec, quero recomendar uma obra que, apesar de ser pequenininha, é grandiosa. Esse ano ainda não reli, mas está na minha listinha:
Não conhece? Não leu? Gente de Deus! Indispensável para evangelizadores.
Preocupa não que é pequeno e fininho, rsrsrs.
E você, tem alguma ótima sugestão de leitura espírita? Me passa...