Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

terça-feira, 29 de junho de 2010

Trocando Email: Tema Ação dos Espíritos na Natureza

Vou abrir um novo marcador: Trocando Email. É que recebo vários emails de evangelizadores que querem ajuda na hora de elaborar certos temas e acho muito útil compartilhar, porque em nossas conversas, acaba saindo idéias muito boas.
Vou evitar identificar os evangelizadores, a não ser que estes queiram, por razões obvias de respeito.
Ah, outra coisa: claro que o mais importante em uma evangelização é a preparação do conteúdo, não a dinâmica ou atividade. Claro que todos estamos muito conscientes disso e somente buscamos os recursos didáticos após um estudo minuncioso do tema.
Bem, vamos a um que recebi hoje de uma evangelizadora muito querida, nossa amiga, que nos enviou a seguinte dúvida:

"Jana,

Bom dia!
Você tem alguma idéia sobre influência dos espíritos na natureza para crianças mais carentes que não tem conhecimento de nada sobre esse assunto.
Eles têm 06 e 07 anos.
muitos beijos

e obrigado"

Que chique! Viu o carinho... Tô me sentindo! Rsrs
Aí, segue a nossa resposta, para servir de inspiração do tema:

Baseada em crianças que nunca ouviram falar do assunto e na idade delas, vou te dar uma idéia para você desenvolver, tá? Alguma coisa que estou pensando agora, mas ainda não imaginei como organizar:

Baseia sua aula naquela passagem de Jesus acalma a tempestade, sabe? Pois é: faz uma aula dinamizada, baseada nesta parábola. Enfeita a sala, faz um teatrinho para contar a história. Peça ajuda a outros evangelizadores ou monitores. Vista-se de lençois (o figurino!), usa papeis, eva... Entendeu? Uma coisa bem participativa o teatro, chamando as crianças para participar...
Usa aquela musiquinha do marinheiro: Chuá, chuá, o meu barco eu vou remando, chuá, chuá, bem tranquilo a navegar... (Sabe qual, né?)
E faz alguma dinâmica onde você pode lugar virtudes ao fato de "acalmar a tempestade". Tipo, um painel bem grande com um mar bonito. Aí a gente faz as ondas altas e perigosas que podem ser apenas pregadas e depois retiradas. Tipo um flanelógrafo... Mas aí, a gente fala que as ondas perigosas são como a raiva, o rancor (sem escrever em lugar nenhum para não ficar enfatizando as atitudes negativas e sem ficar dando muito valor à isso). Então, escrever virtudes como Paciência, Alegria, Renúncia, etc, que acalmam a tempestade. Cada uma delas subistitui uma onda perigosa. A gente retira cada uma das ondas perigosas e fica somente o painel com o mar calminho, entendeu? Faz um barquinho também, claro. As virtudes, você pode fazer um joguinho onde as crianças tenham que ganhá-las, com tarefas que tenham a ver com elas (por exemplo: cantar uma música de evangelização sobre alegria, completar versinhos sobre outra virtude, completar uma frase de Jesus (conhecida dos meninos, claro), montar um quebra cabeças, passar uma bolinha de ping-pong na colher um para o outro até chegar no último para ganhar a virtude fraternidade, ou uma corrida de pés amarrados, ou guiar uma criança vendada por entre obstáculos na sala para encontrar algum objeto para ganhar outra virtude, etc - vai da sua imaginação)
O que tem isso a ver com Influência dos espíritos na natureza? Bem, nosso mundo íntimo atua no mundo exterior. O fluido cósmico universal interliga as criaturas de Deus de um modo geral, sendo, inclusive, veículo de manifestação de nossos pensamentos e sentimentos. Tem gente que está com o pensamento tão tomado por raiva por exemplo, que, ao chegar perto de uma planta, a planta murcha um pouco. Se a gente tentar cuidar de planta quando está muito triste, ela costuma a sentir e é visível (claro que colocar isso de jeito que não haja, por exemplo, "culpa" nas crianças pela morte de alguma planta, ou coisas do tipo. Sem problemas de consciência. Rsrs). Quantas vezes chegamos a um ambiente onde todos estão desequilibrados, por exemplo, e dizemos que o "clima" não está bom. Nos sentimos até mal. As vezes a gente está nervoso, e acaba deixando nervoso todo mundo que está em volta, sejam pessoas e até animais. Do mesmo jeito, nossa alegria melhora o ambiente, as pessoas sentem, as plantas sentem, os animais sentem. Quando a gente acalma a tempestade íntima, nós conseguimos acalmar as "tempestades" exteriores, como evitando uma briga, ou uma discussão. Aí nós nos tornamos aptos a conseguir o que um dia Jesus conseguiu: atuar conscientemente na natureza, com a ação de nossa vontade. Devemos nos empenhar em aprender a influênciar a nossa própria natureza (corpo físico). Nossos pensamentos podem adoecer nossa matéria, por exemplo. Mas também podem nos curar!
Bem, assim por diante!
Entendeu a idéia? Tá meio confuso, mas é que pensei nisso tudo agora e ainda não consegui organizar as idéias, mas acredito que pode pelo menos te inspirar.
Tomara que ajude!

Fiz confusão na sua cabeça? Surgiram dúvidas? Embolei o meio de campo (para aproveitar o clima de copa!)? Tem outras sugestões para auxiliar nossa colega? Deixa um comentário com email que eu respondo ou envio ao evangelizador!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ei Jana, adorei seu blog vou seguir e recomendar,e aproveitar muito.... me dá uma sugestão pra trabalhar o tema juventude e gentileza(dá pra imaginar adolescente gentil??? nem eu) por isso é que não posso perder a oprtunidade de fazer uma aula bem caprichada!!!( há a turma é a mocidade dos assistido da casa). Bjos. Andréa GEAK

Postar um comentário