Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Enchendo as Garrafas

Já usei esta dinâmica com vários temas além do Colaboração, como Fraternidade, Esforço e Perseverança, Evolução, Espírito Protetor, Boas Obras, etc, etc, etc. Claro que, com turmas diferentes.
Já usei para todos os ciclos, incluindo os pequeninos e adultos.
Diferenciei com pequenos detalhes e adaptações, e já troquei a água por areia ou outro material.

Vamos lá:

Material: 2 garrafas pet vazias, balde de água, cartaz com o objetivo do jogo: “Encher as garrafas e, de volta ao seu lugar, colocá-las aos seus pés”


Divide-se a turma em duas ou mais equipes (no caso de ser mais, aumentar o número de garrafas, 1 para cada equipe. Aumentar também a água). Ler o cartaz com o objetivo e perguntar aos evangelizandos se compreenderam. Marque o tempo e indique o início da brincadeira.
É bem provável que os evangelizandos ajam como se a dinâmica fosse de competição, e tentem uma turma encher a garrafa primeiro que a outra.
Caso alguma turma chegue ao lugar primeiro que a outra, pare o jogo e leia o objetivo novamente.
“Encher AS GARRAFAS e, de volta ao seu lugar, colocá-LAS aos seus pés”
Ou seja, a dinâmica deve ser feita em conjunto, cooperativa; as garrafas devem chegar ao lugar juntas, no final. Sendo assim, as equipes tem que se ajudarem.
Entendeu? Pode falar: até você achou que seria uma competição, não é verdade? Rsrs
Para deixar a coisa mais interessante, você pode fazer obstáculos para que os evangelizandos passem por eles, adaptando a idade.
Para os pequenos, fiz uma vez um túnel, usando dois bambolês e TNT. Foi muito bom! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário