Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

sábado, 7 de agosto de 2010

Parábola do Fermento


Para trabalhar a parábola do fermento com crianças de até 4 anos, decidi fazer um bolo, da seguinte maneira:
Mt 13.33: "Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou com três medidas de farinha, até ficar tudo levedado."


Arrumei umas toucas daquelas descartáveis e uns aventaizinhos feitos com TNT. Esse modelinho aí de cima é fácil de fazer, veja só. Serve de inspiração.
Isso é para caracterizar as crianças.
Arrumei uma receita fácil de bolo e substituí os ingredientes por virtudes, sendo que o fermento era o AMOR, no contexto da evangelização que preparei. A receita está aí em baixo. Os ingredientes estão entre parênteses.
Levei os ingredientes, mas na embalagem de cada um, preguei uma etiqueta com a virtude correspondente, com um desenho representando. A receita que dei para as crianças, por elas não saberem ler, na maioria, foi feita com desenhos caracterizando as medidas e os ingredientes. Por exemplo: 2 xícaras de COMPROMISSO (farinha de trigo), foi caracterizado com o desenho de 2 xícaras e o desenho da virtude, que será o mesmo que estará no ingrediente. Então, as crianças poderão entender o que é para fazer.

Bolo do AMOR
Massa:
• 2 xícaras de COMPROMISSO (farinha de trigo)
• 2 xícaras de PROTEÇÃO (Nescau)
• 1 xícara de COMPREENSÃO (açúcar)
• 1 colher de sopa cheia de AMOR (fermento)
• 1 xícara de RESPEITO (óleo de soja)
• 3 CONFIANÇA (ovos)
• 1 xícara de AMIZADE (leite quente)

Modo de Preparo
1. Peneire o COMPROMISSO, a PROTEÇÃO, a COMPREENSÃO, O AMOR em uma vasilha e os misture bem
2. Em seguida adicione o RESPEITO, a CONFIANÇA e, por último, AMIZADE, batendo a mão até ficar uma massa homogênea
3. Coloque em forma untada e enfarinhada, no forno com temperatura de 180º graus por 40 minutos ou até o palito sair limpo

Contei a parábola, fiz as comparações necessárias e as crianças e eu fizemos o bolo. Levei batedeira e tudo o mais. O forno, tinha no centro espírita.
Mas já fiz com mocidade, na temática família, e arrumei um forno elétrico emprestado, para fazer a oficina.
Depois de fazer o bolo, que deu super certo, cresceu e ficou muito gostoso, ainda comemos ele.
Foi muito, mas muito, mas muito, mas muito... BOM!
Andarei meio sumidinha por aqui. Arrumei novo emprego e como é bastante longe, ainda tenho que me acostumar com os horários para conseguir postar no blog. Por enquanto, vamos devagarinho, para a coisa não perder qualidade, certo.
E é por isso que às vezes estou demorando um pouco a responder os pedidos de atividades. Mas eu respondo todos, prometo. Só tenham um pouco de paciência comigo, tá bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário