NECESSIDADES ESPECÍFICAS DA CRIANÇA EM RELAÇÃO A EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTIL - IDADE: 3 A 4 ANOS
A criança precisa sentir-se amada e que este relacionamento seja demonstrado constantemente através da postura corporal do evangelizador em relação a ela.
Necessita de histórias elaboradas com criatividade e situações vivenciadas de acordo com seu cotidiano, que a iniciem nas verdades eternas e a evolvam num clima afetuoso de vonvivência sadia, risonha e terna.
O Evangelizador precisa, sobretudo, exemplificar o que ensina, pois suas atitudes são observadas e imitadas pelas crianças.
As aulas deverão ser com pouco enredo e mais atividades, material didático farto, alegre, envolvente, atrativo: deixar e incentivar a criança a manusear, perceber o ensino, através dos sentidos, levando-a a participar ao máximo
CARACTERÍSTICAS E REAÇÕES PREDOMINANTES EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO MOTOR E PERCEPTIVO
3 ANOS:
Nesta idade, a criança salta com os dois pés juntos, come sozinha, segura, corretamente o lápis e a colher. É capaz de construir torres com 9 cubos de 2,5 cm.
Nesta época, ocorre a maturação psíquica e intelectual e, em consequência a criança começa a ter maior possibilidade de comandar seus atos motores.
Inicia-se o aperfeiçoamento de conduta motora, com a mecanização da marcha.
Ao caminhar, não bamboleia, corre bem, sobe e desce escadas facilmente, caminha sobre uma liunha, agarra bola grande com os dedos abertos e bola pequena, com as mãos em concha.
É capaz de se vestir parcialmente, sabe usar botões grandes, reconhece coisas pelo tato sem vê-las.
Monólogos longos. Diz nome de muitas partes do corpo.
Na percepção que tem do espaço, ela compreende conceitos como: ao redor da mesa, ao redor de si própria.
Vai ao banheiro sozinha, mas ainda precisa de ajuda.
4 ANOS:
Apresenta atividade motora global: corre, trepa, salta sobre um pé e para frente com as duas pernas, caminha com rotação.
Coordena simultaneamente os membros inferiores e superiores: usa triciclo.
Nesta época é muito comum quando a criança executa alguma tarefa motora, apresentar outro movimento simultâneo. Por exemplo: colore e morde a língua.
Inicia-se o controle da coordenação motora fina. A criança pinta, recorta e cola com resultados satisfatórios.
A criança agarra bola pequena com as duas mãos.
É capaz de dizer o nome de todas as cores.
Na percepção do espaço, compreende conceitos como: atrás, diante.
Na percepção tátil, consegue dizer onde dói.
Diz frases longas, faz perguntas constantemente.
2 comentários:
É muito importante conhecermos um pouco sobre o universo da criança, assim ficamos cada vez mias próximos delas!!!
Janaína,
Boa Noite!
Estamos iniciando um trabalho de Evangelização Infantil em uma comunidade com crianças vivendo em situação de alto risco aqui em Alfenas - MG.
Começamos a um mês. Se possível me envie todo o material que Você puder para este grupo de alunos. Te Agradeço Muito.
Meu e-mail: eumarden@yahoo.com.br
Muita Paz!.
Marden.
Postar um comentário