Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

terça-feira, 14 de setembro de 2010

DINÂMICA DAS PLAQUINHAS

Eu fiz essa dinâmica em uma Evangelização cujo tema era Pensamento, sendo que, o próximo tema era Mediunidade, então essa dinâmica serviu para fazer um gancho entre os temas.
Entre meus objetivos, eu queria enfatizar que:
  • A mente é o espelho da alma (Emmanuel - Livro Pensamento e Vida)
  • Os espíritos podem conhecer nossos mais secretos pensamentos (Livro dos Espíritos, questão 457)
  • No Plano Espiritual, do mesmo modo, tudo o que encontramos é resultado da mentalização poderosa de Espíritos desencarnados, responsáveis por estas construções.
  • No Evangelho de Jesus encontramos a melhor fórmula para renovação de nossos pensamentos e na exemplificação cristã exercitaremos a nossa mente no Bem, fonte de progresso e porta de libertação para os nossos Espíritos.
  • Cabe, portanto, ao espírita se esforçar continuamente pela sua renovação mental para que, conscientemente, crie uma vida melhor para si e para os que o cercam, pois a existência para nós, em qualquer parte, será invariavelmente segundo o que pensamos.
Eu havia planejado entrar no assunto Sintonia, para servir de introdução à Mediunidade, então fiz o seguinte, como dinâmica para iniciar a Evangelização:

Fiz 5 plaquinhas para cada criança, com papel cartão e palito de picolé, cada uma contendo uma virtude, como a imagem lá em cima. Para crianças pequenas, ao invés de escrever as virtudes, basta selecionar imagens que correspondam a elas.
Fiz 5 placas para mim com as mesmas virtudes, porém em tamanho maior.
Então, eu pegara uma das minhas placas e escondia nas costas. Pedia para a criança pegar uma de suas placas, tentando "adivinhar" a placa que eu havia pegado.
A minha experiência foi a seguinte: nas primeiras 3 vezes que fiz, pouquíssimas crianças acertaram. Elas estavam agitadas. Então, eu parei a dinâmica e pedi que elas cantassem comigo uma canção de evangelização, bem calminha, para que pudéssemos sintonizar uns com os outros. Então fiz de novo. As crianças que acertaram, eu colocava do lado, e continuava com as que não acertaram. Chegou o momento que restou apenas uma criança, então todas estavam torcendo para ela, até que ela acertou a placa que eu havia pegado. Foi ótimo. O resultado foi surpreendente, para uma dinâmica tão simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário