Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Jogo com 15 Princípios e Poesias


Elaborei este jogo para o curso de evangelização, porém, a dengue me pegou e não tive como ir. Então vamos dar serventia para o joguinho, certo, com certas adaptações.
Elaborei para os 15 Princípios Básicos, mas pode ser feito para qualquer tema.
Vamos lá. Pega-se 15 caixas de sapato e decora-se. Só para não parecer a marca, entendeu. Para parecer um bauzinho. Papel craft, papel colorido, tinta... Faz aí de sua maneira, com muito capricho! Então, faz um esquema qualquer para colocar um cadeado nelas. Não é difícil. Arrume 15 cadeados com chaves, para as caixas (Pede emprestado para a equipe). Separe 15 versinhos, um para cada princípio básico (nas obras do Chico Xavier tem um monte, também na obra "Rimas de Amor e Luz" ou "Nas Pétalas da Inspiração", do Sr. Lúcio de Abreu). Faça também 15 "chaveiros", um com cada princípio básico.
Eu fiz em forma de chave mesmo:
Prepare 15 passagens do evangelho, uma para cada princípio básico. Cole uma em cada caixa, como mostra a figura lá em cima.
Os versinhos, a gente coloca em uma folha A4, dividindo o versinho em 2 e recortando a folha de maneira que se encaixe. Uma folha para cada princípio básico, com ilustração. Olha o exemplo aí de baixo. A primeira parte do versinho na folha:

A outra parte da folha, que encaixa nesta, como um quebra cabeças, estará dentro da caixa. Olha aí em baixo:

Então, esta primeira parte do encaixe, estará em um painel, juntamente com os outros, um para cada princípio. Ou seja, um painel com os 15 meio-versinhos, esperando o encaixe.
O que eu fiz: elaborei várias tarefas (em número superior ao dobro, ou seja, mais de 30 tarefas, por preucaução). Tarefas como completar uma música de evangelização ou cantar uma música que tenha uma palavra sugerida, mímica, completar uma frase de Jesus, ou encontrar um objeto escondido na sala a partir de uma pista, etc, etc. Seja criativo. Cada idade comporta atividades diferentes. Executando a tarefa, a criança pode pegar uma das chaves que estão em uma caixa aberta e decorada. Ela vai escolher uma caixa e, a partir dessa escolha, sabendo a qual princípio básico aquela passagem se refere, vai pegar a chave. Se não conseguiu completar a tarefa ou escolheu chave errada, a chave volta à caixa e a criança espera outra oportunidade. Por isso, aliás, que precisamos fazer muitas tarefas! Então, abrindo a caixa, vai pegar o encaixe de poesia e colocar no lugar certo, sabendo que a poesia fala exatamente do principio básico que ela encontrou na chave. Entenderam?
Tenho o arquivo com os encaixes já com versinhos selecionados e ilustrados, bem como com as passagens do evangelho para pregar na caixa. Tenho também as chaves.
Se quiserem, basta deixar um comentário com email que eu envio. Mas sugiro que o evangelizador se dê ao trabalho de adaptar para seus evangelizandos, seja procurando versinhos mais simples ou mais complexos, bem como passagens do evangelho mais obvias ou mais elaboradas, conforme a idade que for trabalhar. Essa brincadeira serve para qualquer criança alfabetizada, desde que adaptada para as idades.

Outra opção:
Se não quiser tabalhar com poesias, pode ser feito com perguntas do Livro dos Espíritos. Em uma parte do encaixe, a pergunta, na outra a resposta. Também fica ótimo. Pode ser feito também com trechos de obras subsidiárias ou do Evangelho Segundo o Espiritismo.

OBJETIVO DESTE JOGO? MOSTRAR QUE A DOUTRINA ESPÍRITA É A CHAVE PARA SE COMPREENDER MELHOR OS ENSINAMENTOS DE JESUS. JESUS A PORTA, KARDEC A CHAVE, LEMBRAM-SE?

Viche! Dá para faer muita coisa, não? Só usar o bom senso e um pouquinhozinho de imaginação!
Bem se quiserem oque tenho com os encaixes e passagens do evangelho (Powerpoint) e o arquivo com as chaves (Word), como eu disse, deixa aí um comentário com email que eu envio.
Bom trabalho a todos!

7 comentários:

ALICE LIRIO disse...

JANAINA,
GOSTARIA DE RECEBER ESSE MATERIAL.
MANDE PARA MIM - aliceglirio@yahoo.com.br
Obrigado!

Anônimo disse...

Janaina admiro seu trablaho, gostaria de poder receber a ideia de sua atividade obrigada Francis: francebelfort@hotmail.com obrigada por tudo e que continue nos auxlliando que Jesus esteja sempre c voce

Jeff disse...

Adorei o seu blog tem me ajudado muito para preparar as aulas,por favor me envie o material desse jogo.Abraço fraterno.
email : fatimalameu@hotmail.com

Edna disse...

Parabéns pelo lindo trabalho. Se possível envie os arquivos de aula pra mim ednreis@uol.com.br

Anônimo disse...

oi. sou evangelizadora infantil. gostei muito do seu trabalho com as parabolas gostaria de receber material para rejcosta@bol.com.br
obrigada

Unknown disse...

Ótima ideia. Gostaria de receber o material. hericagm59@gmail.com

Adriana disse...

Que belas atividades, Janaína.
Parabéns pela criatividade. Adorei.
Se possível, gostaria de receber os arquivos (apoliveira.13@gmail.com).
Gratidão por compartilhar.
Adriana

Postar um comentário