O que necessita o evangelizador para evangelizar?
“Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”. 1 Pedro 4:10
“A educação é a arte de formar homens; isso é, a arte de eclodir nele os germes da virtude e abafar os do vicio; de desenvolver a sua inteligência e de lhes dar instrução próprias às necessidades...
A fonte das qualidades morais se acha nas impressões que a criança recebe desde o seu nascimento, talvez mesmo antes”.
Entre as leis divinas, umas regulam o movimento e as relações da matéria bruta: as leis físicas, cujo estudo pertence ao domínio da ciência.
As outras dizem respeito especialmente ao homem considerando em si mesmo e nas relações com Deus e com seus semelhantes. Contem as regras da vida do corpo, Bem como a vida da alma: são as leis morais.
...Com base no que vem sendo exposto, ficam estabelecidos como objetivos da evangelização infanto-juvenil:
Promover a integração do evangelizando:
- Consigo mesmo;
- Com o próximo;
- Com sua família;
- Com Deus.
Proporcionar ao evangelizando o estudo:
- Da lei natural que rege o universo
- Da “natureza, origem e destino dos Espíritos bem como de suas relações com o mundo corporal”.
- Oferecer ao evangelizando a oportunidade de perceber-se como homem integral, critico, consciente, participativo, herdeiro de si mesmo cidadão do Universo, agente de transformação de seu meio, rumo a toda perfeição de que é suscetível .
O PROCESSO ENSINO-APENDIZAGEM
CARACTERIZAÇÃO
Ao elaborarem as orientações pedagógicas em que se baseia este currículo, buscou-se, nas figuras de Jesus e Kardec, a inspiração e as informações necessárias.
Observa-se que ambos estão identificados com a educação do homem e que suas idéias oferecem um roteiro seguro para a Evangelização Espírita Infanto-Juvenil.
Jesus enviou por meio de exemplo e, durante suas pregações, utilizava situações concretas com historias da vivência do dia a dia do povo.
Kardec utilizou uma pedagogia baseada na liberdade, na observação, na analise dos fenômenos e no amor, lições apreendidas do método Pestalozziano. Imprimiu em seu trabalho objetividade, clareza, lógica, raciocínio reto, linguagem apropriada e inteligível, o que tornou suas obras modelo de bom-senso e de concisão.
O EVANGELIZADOR
É, do mesmo modo, um ser espiritual que traz toda uma bagagem acumulada ao longo da sua trajetória de evolução, vivenciando, ele também, o processo de auto-aperfeicoamento e auxiliando a construção de um mundo melhor.
Como facilitador do conhecimento espírita, oferecido pelo Centro Espírita às novas gerações, o evangelizador deverá reunir determinadas características que favoreçam seu papel de intermediador entre o conhecimento inato do evangelizando e o conhecimento adquirido, de maneira sistemática, na Doutrina.
ASSIM É IMPORTANTE QUE ELE:
- Conheça os conteúdos doutrinários;
- Seja um referencial de comportamento ético, à luz dos ensinamentos de Jesus;
- Esteja convencido de que a Evangelização Espírita irá contribuir para a transformação moral da Humanidade;
- Tenha entusiasmo pela tarefa;
- Seja flexível e receptivo a aquisição de novos conhecimentos;
- Tenha uma visão integrada do currículo de Evangelização e de sua inserção no Movimento Espírita;
- Saiba escolher metodologias que possibilitem ao evangelizando construir, elaborar e expressar seu conhecimento;
- Tenha sensibilidade para se avaliar, considerando seu papel de mediador entre o conhecimento do aluno e de sua realidade.
“Jesus foi um educador de almas, que sempre enfatizou a necessidade do empenho a criatura no sentido de educar-se, e progredir.”
(texto extraído do reformador /abril 2004)
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