Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

quarta-feira, 14 de abril de 2010

A Parábola do Joio e do Trigo


Trabalhei esta parábola com o objetivo de demonstrar como é necessário trocarmos nossos valores, para a reforma íntima. Também era meu objetivo mostrar como vícios são confundidos com valores positivos (egoísmo é confundido com amor-próprio, por exemplo), assim como o joio e o trigo são muito parecidos, e da necessidade de detectarmos estes vícios e transmutá-los. Bem, isso para criança de 0 a 4 anos, que ainda não pode compreender linguagem metafórica, subjetiva. Então, era necessário colocar isso no concreto.
Fiz o seguinte, levei milho de pipoca em uma vasilha.

Mas misturei umas pedras decorativas da mesma cor do milho pipoca, porém maiores, nele. Então, já na sala, depois da integração, falei com as crianças que eu tinha uma excelente surpresa para elas: eu havia trago milho de pipoca para que a cozinheira do centro fizesse para nós! Então, peguei a vasilha e simulei tomar o maior susto. As crianças perguntaram o que era. Então eu disse que infelizmente, havia pedras no milho de pipoca e teríamos que cancelar a surpresa. Mostrei para as crianças e disse para elas que não poderíamos fazer nada, apenas jogar o milho fora. Fiquei enrolando um pouco e, claro, uma das crianças me perguntou: Mas tia, e se a gente separar o milho das pedras? Aí a gente joga a pedra fora e faz a pipoca.
Como era exatamente isso que eu queria (se depois de muito tempo a idéia não surgisse eu iria sugerí-la, é claro) eu parabenizei a boa idéia e arrumei outra vasilha (que eu levei, claro) para que as crianças separassem o milho.
Fizeram isso com a maior empolgação. Deu um certo trabalho, demorou uns 20 minutos, mas conseguiram. Como eu já tinha combinado com todo mundo antes, a coordenadora da evangelização levou o milho para ser feito na cozinha, enquanto eu continuava minha evangelização. Estava combinado que trariam a pipoca uns 10 minutos antes da evangelização terminar, junto com o suco.
Então eu disse às crianças que tinha uma história parecida com o que havia acontecido conosco, para contar.
Contei a parábola:

MATEUS, CAP. 13
·A PARÁBOLA DO JOIO
24 Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
25 Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
26 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
27 E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
29 Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.

Mostrei figuras do Joio e do Trigo, para mostrar como são parecidos:
Levei uma criança enorme feita de papeis coloridos, de fisionomia meio triste, roupas não muito coloridas, escrito na boquinha: fazer fofoca, nos bracinhos: ser agressivo, nas pernas: ser preguiçoso, nas orelhas: ouvir mentiras, etc... Entendeu, né? E levei as partes desta mesma criança só com atitudes positivas, separadas para serem coladas por cima. Fui explicando para as crianças como mudar de atitude muda nossa vida, inclusive nosso perispírito. Elas mesmas iam colando as partes positivas, cobrindo as partes negativas. As roupinhas, bem coloridas dessa vez, também tinham atitudes positivas. A colagem tem que ficar bem feita para não cair depois e contradizer a aula. Tem que ficar colado para sempre! Rsrs
Ficou lindo o painel. As crianças amaram.
Fizeram também a colagem com um papel individual, com as partes cortadinhas e preparadas, para cada um.
No final, adivinha?

As crianças gostaram muito. Fizemos um mural com seus trabalhinhos e levaram de lembrança raminhos de trigo enfeitado com fitinhas, com o tema grudado.
Como sempre, buscaram os pais para ver o trabalho que fizeram, bem como o painel maior com a colagem.

15 comentários:

Anônimo disse...

Idéias excelentes! Parabéns!!!
Obrigado tb por tê-las postado. Vou fazer algumas adaptações pequenas para minha realidade aqui e, com sua ajuda, será ótima aula!
Abraço.

verginia disse...

Vc é muito criativa,Deus abençõe esse dom!!!!!Parabens!!!

Cristiane disse...

Muito bacana! Parabéns pelo seu blog.. tem ideias super legais!

Tia Lú disse...

Adorei já estou preparando igualzinho para meus pequenos... bjinhos.

Anônimo disse...

Muito legal!
Adorei!
Muito criativo e eficiente!

Anônimo disse...

janaina
nos espiritas estavamos precisando de um apoio como este para preparar nossa aula para crianças. excelente iniciativa, eu abri ao acaso procurando a parabola do joio e do trigo e vi feliz que te conhecia. beijos leila

Anônimo disse...

como a parabola do senhor pode falar c/ a gente de formas diferentes e mesmo assim no final, tudo é para sua honra e gloria, que Deus contunui de dando sabedoria. tatiana

Anônimo disse...

É MUITO RICA AS PARÁBOLAS,MAS O QUE SERIAM DELAS SE NÃOTIVESSEM PESSOAS COMO VOCE PARA TRABALHAR ESSAS PALAVRAS AINDA MAS COM CRINÇAS,PARABENS QUE DEUS O ABENÇOE.

Anônimo disse...

Obrigado pela ideia, é difícil trabalhar com a linguagem infantil quando não temos pratica, que é o meu caso, mas louvo a Deus por pessoas como você que postou essa dinâmica. Deus te abençoe ricamente.

gigiquinha festas disse...

Parabens,,pela iniciativa temos que trabalhar os valores das crianças oque se aprende quando criança nunca se esquece,desejo usar este método aqui com as crianças da batista central se tiver uma oportunidade,,Deus abençoe

lisia disse...

o joio e do mao

Unknown disse...

obrigado pela dica, gostei emenso desta tipologia feita por ti, que Deus te use muito mais.

Educar é Saber Amar disse...

Parabéns pela aula! Adorei encontrar seu blog. Como você, eu também procuro fazer aulinhas diferentes, divertidas, que envolvam as crianças. Gostei muito!

Unknown disse...

EXCELENTE, VOU USAR AMANHA

Irene disse...

maravilhosa idéia. muito obrigada por compartilhar.

Postar um comentário