Quem me ensinou essa dinâmica foi a muito querida Sônia e eu modifiquei e adaptei à minha aula e aos meus alunos. Façam o mesmo.
Vamos lá:
Levar para a sala de evagelização uma Sacola contendo os seguintes objetos:
• Uma peça de Roupa (de preferência um agasalho)
• Uma tesoura
• Um novelo de Lã ou de linha
• Chave de fenda
• Agulha (Pode a comum ou de tricot ou crochê. Apenas prefira as que não tem ponta, ou seja, as de bordar, e as maiores, para evitar qualquer incidente com as crianças ou jovens. Fique bem atento!)
• Caderno
• Borracha
• CD de música de Evangelização
• Lápis
• O Livro dos Espíritos
• Régua
• Foto onde haja uma família, de preferência.
• Guarda-chuva
• Flor (pode ser artificial)
• Chave ou molho de chaves
• Folha em branco
• Corretivo
• Apontador
• Telefone
Diante dos evangelizandos, coloque os objetos pela sala, espalhados e coloque a sacola em algum canto, dando a entender que a descartou (mas a sacola deve estar dentro da sala).
Previamente, faça fichas com um tamanho de letra que seja bem visível e coloque no quadro com Fita Adesiva, com cada palavra abaixo:
• AFETO, RENÚNCIA, UNIÃO, TRABALHO, RECONCILIAÇÃO, PERSISTÊNCIA, PERDÃO, HARMONIA, ESTUDO, CONHECIMENTO, EQUILÍBRIO, VIDA, PROTEÇÃO, GENTILEZA, PREDISPOSIÇÃO, OPORTUNIDADE, CORAGEM, ESFORÇO, ALEGRIA
Diga aos evangelizandos que um dos objetos na sala representam o Cristo e peça que cada um escolha o objeto que acham que mais representa Jesus.
O objeto que representa Jesus é a sacola que o evangelizador simulou descartar.
Pergunte ao evantelizando porque ele acha que aquele objeto escolhido representa Jesus. Deixe cada um se expressar. Faça, então, uma conexão entre o objeto escolhido e uma das virtudes que estão no quadro, conforme está mais abaixo, pedindo ao evangelizando para dizer com qual virtude aquele objeto se assemelha, explicando que não é aquele objeto que representa Jesus.
Se algum escolheu a sacola, deixe-o por último. Se ninguém escolheu, aí vem a sua parte.
Depois explique que Jesus é representado pela sacola porque ele é o Suporte de Nossas Vidas e traz em si a soma de todos os bons sentimentos e virtudes que estão representados pelos objetos (lembre-os de que todos os objetos foram trazidos dentro da sacola)
Abaixo, a representação de cada objeto:
- Sacola=Jesus
- Afeto=Roupa
- Renúncia=Tesoura
- União=Linha
- Trabalho=Chave de Fenda
- Reconciliação=Agulha
- Persistência=Caderno
- Perdão=Borracha
- Harmonia=CD
- Estudo=Lápis
- Conhecimento=Livro
- Equilíbrio=Régua
- VIDA=Foto
- Proteção=guarda-chuva
- Gentileza=Flor
- Predisposição=Chave
- Oportunidade=Folha em Branco
- Coragem=Corretivo
- Esforço=Apontador
- Alegria=Telefone
Detalhe: com os jovens, eu colei as virtudes em pontos diversos da parede e memorizei. Depois que elas escolheram o objeto, escureci a sala, deixando pouca luminosidade. Coloquei uma música bem suave, instrumental. Eu levei uma lanterna e, fui perguntando a cada uma sobre o objeto que escolheu, apontando a lanterna para o jovem. Pude fazer isso porque não tinha nenhum jovem que tivesse muita inibição ou timidez excessiva e nem que ficasse em pânico a meia luz. Ao contrário, eu sabia que eles iriam gostar da experiência. Então, eu apontava com a lanterna a virtude que estava ligada ao objeto e o jovem lia. Foi muito bom. O clima foi super de reflexão e alguns jovens ficaram emocionados. Mas tudo foi muito preparado para relaxar e deixar os jovens bem tranquilos, desde a prece e a integração. A dinâmica durou o tempo da aula, pois a teoria foi dada no andamento da dinâmica.
2 comentários:
adorei! viu vou pedir ajuda pelo email . bjs Adméa
Adorei a dinâmica!! Salvou minha aula... estava sem inspiração!
Obga. Abs. Luana Mayra
Postar um comentário