Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

terça-feira, 27 de julho de 2010

Primeira Revelação - Justiça

Essa é uma boa atividade para se fazer durante a exposição, com crianças pequenas. Para que elas participem da exposição.
Eis os ingredientes: uma caixa com areia. O tamanho tem que ser razoavelmente grande, para que a coisa seja legal. Posso dar uma sugestão: sabe aquelas piscinas de bebê? Pois é... Bem, continuando, "pazinhas" que podem ser aquelas colherzinhas, uma para cada criança. Canudinhos.
Material que você vai preparar: Os 10 mandamentos ilustrados. Vamos apenas fazer uma ressalva: tenha bastante discernimento ao ilustrar os 10 mandamentos. Evite atitudes desagradáveis como ilustração e não se prenda apenas ao sentido direto do mandamento. Quer ver: já vi em um livro infantil espírita (ai que tristeza, meu Deus) o mandamento de "Não adulterarás" ilustrado com um casal de crianças, tipo namorados, e o menino estava olhando outra menininha passando... Foi assim sem noção. Não adulterarás, certamente, tem outros sentidos sem ser este! Adultério não é só traição, mas qualquer força de falsificação de uma verdade, etc. Quando você não adultera, mostra a verdade, mesmo que ela pareça que vai te encrencar, por exemplo, uma criança que mostra a nota ruim para os pais, mesmo sabendo que vai tomar bronca, está cumprindo este mandamento. Quando conta um fato sem modificá-lo, também está. Etc. Então, na hora de ilustrar, busque o sentido profundo do mandamento e ilustre com imagens positivas, que passem a mensagem positiva do mandamento.
Então, você coloca os 10 mandamentos, um por um, enroladinho dentro de cada meio canudo (o canudo vai proteger o papel da areia) e enterra os canudinhos na caixa de areia.
Ao falar sobre a primeira revelação, você pode enfatizar como que os missionários desta época tiveram que preparar o terreno para a segunda revelação, que é o amor. Mostra a caixa de areia e diz que, para "plantar" o amor, aquele terreno não servia, teria que ser preparado adequadamente. Então, falando um pouco da missão de Moisés, você pode falar dos 10 mandamentos.
Aí, cada criança pega sua pá, para arar o terreno, para encontrar cada um dos 10 mandamentos.
Você já terá um painel preparado e decorado, onde os colará na ordem certa.
Acredito que as crianças vão gostar muito de participar da exposição dessa maneira.
Olha que isso dá asa para já preparar as outras revelações de uma maneira bem dinâmica para as crianças...

Nenhum comentário:

Postar um comentário