Este blog tem por objetivo compartilhar idéias e experiências nas lides benditas da Evangelização, amor de nossa atual encarnação.
RSS

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A Pesca Maravilhosa - Oficina

Quando eu evangelizava crianças de 3 a 6 anos, um dos temas propostos era a Pesca Maravilhosa:
Evangelho de Lucas, Cap. 5
4 E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
5 E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
6 E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.
7 E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.

Então trabalhei com as crianças da seguinte maneira: com bastante antecedência, pedi a um grande amigo que tinha habilidades em trabalhar madeira para me ajudar a fazer um barco. Mas um barco onde as crianças pudessem entrar. Como um barquinho de pesca da época de Jesus. Como este grande amigo era motorista e fazia entregas, foi procurando pela rua pedaços de madeira e, não só os trouxe, como fez um barquinho lindo, que tinha até lugar para sentar. Cabiam umas 2 crianças, confortavelmente e sentadas no barco. E, apesar de não ser tão pequeno e ser bastante resistente, era leve. Pena eu não ter fotos. Também não sei que madeira era, mas as laterais, por exemplo, eram uma chapa de madeira maleável, que invergáva-se.
Comprei, em uma loja de artigos para festa, uns peixinhos daqueles de festa junina.



Na época o pacote com 10 custava menos uns 2,50 a 3,00 reais. Hoje em dia, deve custar ainda nesta base. Comprei duas varinhas de pescar de festa junina, e cada uma ainda hoje custa em torno de R$ 1,10 ou R$ 1,20. Quando a gente não tem o recurso financeiro, podemos propor a todos os evangelizadores e a coordenação uma vaquinha, porque aí o material fica para o departamento.
Arrumei plástico azul celofane, para fazer o lago. Bastante plástico, para fazer um lago razoável.
Levei a história ilustrada.
Pedi a ajuda a um evangelizador mais talentoso que eu com desenhos e fiz um painel de quase toda a parede, com Jesus e os apóstolos dentro de um barco, no mar. Fiz a rede com aqueles sacos de linhagem, sabe? Uns que vem batatas dentro, nos varejões. Colei no painel. Fiz também uns peixinhos de Papel mais resistente, com o nome das crianças, e ganchinhos para pendurar na rede.
Esta idéia deste painel não fiz de minha cabeça. É que vi uma vez em uma sala de evangelização de uma evangelizadora muitíssimo caprichosa do Centro Espírita Paz e Amor, e nunca mais me esqueci. Copiei!
No dia do tema, cheguei bem mais cedo, para que as crianças não vissem o barco.
Decorei a sala. Arrumei umas pedras para fazer a borda do lago, fiz umas árvores para pregar na parede perto do lago, com papel crepon e papel craft, arrumei uns passarinhos de EVA, etc. Fiz um pequeno cenário em um canto da sala. Coloquei o barco e os peixes, que estavam preparados com virtudes coladas na parte de baixo de cada um.
O objetivo da evangelização era mostrar que Jesus nos ensina a "pescar" em nós e nos outros aquilo que temos de melhor e seguir o seu Evangelho faz com que esta pesca seja farta, maravilhosa.
Arrumei as varinhas, os peixes e tudo o mais.
As crianças chegaram alvoroçadas, deixei que vissem tudo primeiro, tocassem e pedi que se assentassem. Cantamos aquela música:
"Toda noite foi só tristeza
Nem um peixe se viu
Mas quando o sol nasceu
Na areia Jesus surgiu

Upa, upa, upa, Alegria
Upa, upa, o Nazareno
Encheu o barco de peixes
Encheu de amor nossas vidas"

Contei a história, fiz as analogias conforme a idade delas permitia usando gravuras e tudo o mais e cada uma delas ia até o barco, subia e pescava o peixe. Aí, eu lia a virtude e a criança achava em uma caixa que eu havia levado, a figura que representava aquela virtude. Então fizemos, ao mesmo tempo, um painel, onde colavam as figuras.
Depois, cada uma pegou o peixinho de papel com seu nome e colocou na rede de Jesus.
Ainda sobrou tempo de cada criança fazer um trabalho de colagem em uma figura de Jesus na Pesca Maravilhosa e peixinhos feitos de papeis coloridos (também serve EVA).
Bem, nossa evangelização era apenas de uma hora e meia e o tempo deu direitinho.
Resultado: no final da evangelização, não tinha esta criança que queria sair da sala.
As figuras ilustrativas estão pequenas, mas basta clicar para que se ampliem. Qualquer problema, deixa um comentário com email que eu as envio.

11 comentários:

Anônimo disse...

Achei sua ideia fantastica. Quem não tem sabedoria peça a Deus que ele dá gratuitamente. Você é sábia Deus abençoe.

Bruna disse...

Oi Janaína, adorei a idéia!
Você poderia me enviar o material? Obrigada!
bruninha_seabra@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Oi, Janaína!
Sou Luciana, de MG Nova Lima, adorei esta idéia, pois estou no começo de evangelizadora no centro que frequento André Luís se possível gostaria de receber o material.
Obrigada! lubibiel@yahoo.com.br

Anônimo disse...

e bem criativo bem inteligente e ajuda o meio ambiente.

by:katy alice almeida

Anônimo disse...

voces poderiam criar uma pagina que encinasse brincadeiras comopescaria e outros tipos de se divertir

Anônimo disse...

e bem criativo bem inteligente e ajuda o meio ambiente.

by:katy alice almeida

Anônimo disse...

e bem criativo bem inteligente e ajuda o meio ambiente.

by:katy alice almeida

Anônimo disse...

e bem criativo bem inteligente e ajuda o meio ambiente.

by:katy alice almeida

Véra Beatrís disse...

Adorei a ideia se puder me enviar material agradeço Bjs

Unknown disse...

ola vera,como vai?
<Muito legal a proposta da aula, parabéns!
Agora, sou evangelizadora aqui em Florianópolis - SC e gostaria de cantar a musica que você sitou, de Franklin Heilbuth, mas não sei a melodia. Poderia me ajudar? Não a encontro na internet. Obrigada

Unknown disse...

Excelente aula! Sou evangelizadora em Belo Horizonte.
Obrigada pela ajuda.

Postar um comentário