Uma das funções da evangelização infantil (e não a única como erroneamente supoem alguns) é ensinar Doutrina Espírita, já que admitimos que a Doutrina é uma ferramenta excelente para ajudar o espírito a vencer em sua atual encarnação.
E como toda instrução, necessitamos de métodos ou recursos que nos ajudem a transmitir o conteúdo de maneira eficiente, atingindo aos objetivos que nos propomos quando iniciamos a preparação de nossa evangelização.
Para nossa própria instrução, vamos colocar aqui alguns dados científicos sobre a maneira que retemos informações ou instruções:
Escuta, não ficou devidamente claro que, quanto mais sentidos usamos da criança e/ou jovens, mais eficiente será a interiorização dos conceitos que estaremos passando?
Os cinco sentidos de nossas crianças são importantes ferramentes que podemos e devemos nos utilizar. Seremos muito mais eficientes se buscarmos sensibilizar o máximo de sentidos da criança durante a evangelização (claro que de maneira coerente e equilibrada, já que a palavra usada aqui é "sensibilizar" e não "agredir"), levando-a a exteriorizar o que foi aprendido através destes mesmos sentidos que foram utilizados para o aprendizado.
Peraí, complicou?
Deixa eu dar um exemplo para ficar mais claro.
Uma aula em que o tema era família, por exemplo, nós mostramos várias frutas (com as cascas) e colocamos suas características gerais, por exemplo: o abacaxi tem a casca grossa e não convidativa, porém o interior é doce e muito apetitoso. Foi importante contrapor pontos positivos e aparentemente negativos.
Então, acrescentamos que somos como as frutas, nós as pessoas.
As crianças devidamente paramentadas com avental, toca de cozinha e crachá (eram crianças de até 5 anos) descascaram e picaram as frutas, com faquinhas de plástico ou, se mais difíceis, com a ajuda do evangelizador ou monitor. Enquanto isso, falávamos sobre como Jesus recomendou o amor ao próximo e que o próximo mais próximo é aquele que faz parte de nossa família. Depois de tudo picadinho, ainda mostramos algumas passagens evangélicas que tratam do assunto, como algumas figuras. Então, as crianças juntaram todas as frutas, e fizeram uma salada de frutas. Nós colocamos que, juntando todas as frutas a salada ficou muito gostosa. Assim é em nossa casa. As características pessoais de cada um faz a família ser a melhor escola, uma "mistura" que nos faz muito bem.
Levamos leite condensado e dissemos que é o amor ensinado por Jesus, que sempre adoça todas as relações.
Comemos alegremente!
Por mais que crianças dessa idade tenham uma certa dificuldade de compreender conceitos não concretos, foi muito bom e as crianças captaram sim, a idéia. Pudemos observar isso quando cada uma contou à mamãe e ao papai o que aconteceu na sala. "Mamãe, você é como a maçã"... Rsrs
Foram usados vários sentidos, certo? E a criança foi colocada para fazer, o que a gratifica imensamente.
Simplesmente amo trabalhar com oficinas, principalmente com os menores. É muito bom e as crianças vão para a evangelização muito satisfeitas. E eu garanto que não é por causa de uma salada de frutas, ou coisas do tipo, mas porque sabe que vai aprender e vai fazer na sala, de maneira divertida.
De vez em quando, vou contar outros exemplos aqui, pra comprovar a tese!
Um comentário:
Janaina,conheci vc em uma palestra no curso para evangelizadoras na Fraternidade Charles Pierre.Desde então sempre visito seu blog.Quando vc escreve parece que está falando diretamente com a gente.Muito legal.Às vezes começo a rir,pois vc cita exatamente as situações que a gente vivencia dentro da sala.
Quero agradecer pois suas dicas estão sendo de grande valor. Um abraço,Rosemaire.
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